Terceirização de TI: 7 motivos para fazer na sua empresa

O mercado de outsourcing ou terceirização de TI tem se consolidado em todo o mundo. Entre 2024 e 2029, espera-se que os ganhos desse segmento cresçam 8,48% em média. Cumpridas as expectativas, a receita global desse segmento atingirá US$ 812 bilhões.
O crescimento da procura por esse tipo de serviço se justifica pelas vantagens associadas à terceirização. Afinal, com a contratação externa de profissionais e empresas de tecnologia, é possível superar desafios e aproveitar oportunidades de consolidação.
A seguir, você descobre quais são 7 motivos para investir na terceirização de TI!
Maiores vantagens de recorrer à terceirização de TI
Desde que realizada com estratégia, a terceirização de serviços de TI pode ajudar a empresa a superar desafios e se projetar em relação aos concorrentes. Quer saber como acontece? Veja 7 benefícios para considerar o outsourcing de TI!
1. Redução de custos
Uma pesquisa da Deloitte revelou que cerca de 57% dos gestores recorrem à terceirização de serviços para reduzir os custos. Essa é uma das maiores vantagens da terceirização — e um dos motivos tem a ver com os encargos trabalhistas.
Ao contratar serviços terceirizados de TI não é preciso lidar com os gastos associados ao pagamento de salários e impostos sobre a contratação. Em vez disso, você só precisa pagar pelos serviços contratados, conforme o acordo.
De acordo com o tipo de serviço de TI terceirizado, não é necessário gastar com a construção, manutenção ou expansão de uma infraestrutura de tecnologia.
Ao contratar um serviço de cloud computing, por exemplo, não é preciso se preocupar com a infraestrutura de data centers ou com a atualização dos softwares. Como consequência, gasta-se menos.
2. Acesso à tecnologia de ponta
Outro ponto para considerar é que a terceirização de TI para empresas é uma forma de acessar tecnologia de ponta com mais facilidade. O motivo é que um negócio especializado em oferecer esses serviços tende a investir mais em novidades e ferramentas robustas.
Com a contratação dos serviços terceirizados, é possível acessar essas soluções a uma fração do custo e sem precisar lidar com eventuais dificuldades de implementação.
Se a ideia é automatizar o suporte, por exemplo, uma empresa especializada pode oferecer recursos inovadores que cumpram essa tarefa — e que poderiam não estar disponíveis para o seu negócio.
3. Foco no core business
O core business — ou atividade-fim — corresponde à atividade estratégica na qual um empreendimento se especializa.
Para os negócios que não são da área de TI, os serviços de tecnologia são importantes para o funcionamento operacional. Porém, essas atividades não são entregues ao cliente final.
Pense no caso de uma grande rede de varejo que deseja investir em automação comercial. O foco dessa marca é vender os produtos certos para os clientes de interesse — não construir um sistema automatizado.
Ao contratar um time especializado e terceirizado, a empresa pode focar na sua atividade-fim. No exemplo, significa que a varejista pode priorizar o treinamento dos vendedores ou cuidar melhor do estoque para gerar mais vendas.
Dessa forma, não é preciso dedicar tantos esforços a uma atividade que não se relaciona ao modelo de negócio.
4. Escalabilidade e flexibilidade
Outro motivo para recorrer às empresas de terceirização de TI é a oferta de escalabilidade e flexibilidade. Se o empreendimento estiver em fase de crescimento, pode ser necessário aumentar a infraestrutura de TI ou ter novos serviços.
Com a terceirização, é possível se adaptar a essa realidade com mais facilidade. Em vez de ter que contratar mais pessoas para o time ou expandir a estrutura física, basta aumentar a contratação de serviços.
Desse modo, é possível expandir a capacidade de atuação sem precisar gastar na mesma medida. Ainda, tal questão é importante para gerenciar adequadamente períodos de alta demanda ou necessidades pontuais específicas, como o desenvolvimento de um software para as operações.
Do ponto de vista da flexibilidade, a personalização de serviços é bastante comum. Cada negócio contrata o serviço e a infraestrutura adequada à sua realidade ou necessidade.
Além disso, é mais fácil se adaptar às mudanças do mercado, como o surgimento de tecnologias emergentes. A terceirização também se destaca por diminuir o tempo necessário de implementação das soluções ou eventuais mudanças e adaptações.
5. Melhoria na qualidade dos serviços
A terceirização de TI para empresas tem como um dos benefícios a otimização na qualidade dos serviços prestados, de forma geral. Uma das razões é o foco no core business.
Com menos distrações, é possível priorizar o desenvolvimento e a aplicação das competências relevantes do negócio. Esse também é um meio de manter o foco nas necessidade e expectativas do próprio cliente, o que favorece a entrega.
O acesso a profissionais altamente qualificados e a tecnologias de ponta também é essencial para a qualidade dos processos e serviços. No geral, essa escolha significa ter um suporte técnico mais eficiente e menos tempo de inatividade, por exemplo.
6. Gerenciamento de riscos e conformidade
Recorrer à terceirização de TI é uma estratégia eficaz para mitigar riscos com mais eficiência e obter conformidade. No geral, empresas especializadas na área dispõem de conhecimento, capital humano, recursos e processos necessários para garantir proteção e atender às regras vigentes.
Inclusive, é possível aproveitar a terceirização de serviços de TI com companhias certificadas na área. Especialistas chancelados por boas práticas internacionais são fundamentais para criar e implementar políticas de segurança.
A terceirização também permite elaborar e adotar planos para a recuperação de desastres, como criar backups redundantes e regulares. Em geral, as empresas se mantêm atualizadas tanto em relação às ameaças quanto à legislação, o que contribui para a conformidade.
Já que o Brasil foi o alvo preferencial de ataques cibernéticos na América Latina em 2023, esse tipo de proteção é indispensável. Afinal, problemas como vazamento de dados geram diversas consequências negativas
Entre os pontos de atenção, estão a aplicação de multas e, principalmente, a perda de confiabilidade por parte dos clientes.
7. Inovação e competitividade
Ao recorrer à terceirização de serviços de TI, a empresa acessa uma grande alavanca de crescimento e inovação. Esse é um efeito de contar com o apoio de especialistas e tecnologias diferenciadas e atualizadas.
Outro aspecto que pesa a favor da inovação é a constante atualização por parte da provedora dos serviços. Como consequência, o empreendimento contratante consegue aproveitar as principais novidades do mercado sem ter que gastar muito mais.
Ainda, a terceirização fomenta o ganho de competitividade, especialmente em um mercado tão dinâmico e disputado. Com soluções customizadas, escaláveis e flexíveis, a empresa se torna mais ágil, comete menos erros e tem a chance de se destacar, o que a torna mais competitiva.
E quais as desvantagens da terceirização de TI?
Como você viu, terceirizar os serviços de tecnologia envolve diversos aspectos positivos estratégicos, operacionais e competitivos. Porém, convém ponderar que, apesar dos aspectos positivos, há desvantagens na terceirização de TI.
Um dos pontos negativos é a perda de controle sobre toda a execução e a qualidade dos processos. No geral, a questão envolve algum grau de dependência de times externos.
Outro ponto a observar é a necessidade de criar um fluxo eficiente de informações. Sem a comunicação alinhada, a terceirização pode não ser o melhor caminho, já que não atenderá plenamente as necessidades do negócio.
No geral, setores com necessidades muito específicas podem não aproveitar todas as vantagens da terceirização. Se o compartilhamento de dados não for possível — seja por questões legais ou de comunicação —, a internalização dos serviços tende a ser o melhor caminho.
Como escolher bons fornecedores para a terceirização de serviços de TI?
Para os negócios que podem se beneficiar da terceirização de TI, é essencial acertar na escolha de fornecedores. A decisão precisa ter base em informações e parâmetros como os serviços oferecidos, a infraestrutura disponibilizada e a qualidade dos profissionais.
Na contratação de serviços, é necessário definir parâmetros mínimos de qualidade, como tempo médio de operação ou espera máxima para a resposta. Com os chamados service level agreement (SLAs) — ou acordos de níveis de serviço —, é possível ter mais previsibilidade sobre as entregas.
Uma das formas de encontrar os melhores fornecedores é por meio de um hub de serviços terceirizados. Ter uma plataforma que conecta diretamente a empresa a especialistas de TI qualificados e confiáveis torna a contratação mais simples.
Esse tipo de plataforma também ajuda a encontrar parceiros bem avaliados, o que é essencial para obter mais qualidade com os serviços terceirizados. Assim, fica mais fácil alcançar os objetivos organizacionais.
Ao chegar até aqui, você conheceu 7 vantagens da terceirização de TI e como esses benefícios impactam os negócios. Com o apoio de parceiros qualificados e confiáveis, é possível aproveitar o potencial de bons serviços e infraestruturas de tecnologia.
* Este post foi escrito pela plataforma oHub, marketplace que conecta empresas com prestadores de serviços no formato B2B e que oferece serviços para todas as etapas de vida do seu negócio, inclusive na contratação de empresas de desenvolvimento de software.
Espero que o conteúdo sobre Terceirização de TI: 7 motivos para fazer na sua empresa tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Negócios
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