Canal de denúncia para empresas de pequeno porte: Como implementar com baixo custo

Entender como funciona um canal para denúncias permite que as empresas e órgãos públicos implementem um meio seguro, para os seus colaboradores e o público em geral denunciarem irregularidades.
O funcionamento de um canal de denúncia geralmente envolve as etapas de captação, triagem (análise inicial dos fatos), investigação e adoção de medidas corretivas. Este é um elemento essencial para empresas que possuem um programa de Compliance e Governança Corporativa.
Qual a função de um canal de denúncias?
A função de um canal de denúncias é servir como um mecanismo confidencial para receber denúncias de irregularidades. Em outras palavras, um colaborador realiza a denúncia de uma conduta ilícita, a empresa identifica e trata o problema relatado. Os objetivos principais são:
- Permitir que a empresa faça a detecção e prevenção: Um canal de denúncias permite que a empresa detecte irregularidades e evite problemas futuros, como, ações na justiça;
- Permitir que a empresa ande em conformidade: Quando uma empresa adota um canal de denúncia, ela se torna capaz de andar em conformidade com o programa de Compliance, cumprindo Leis e Normas;
- Garantir confidencialidade: Colaboradores podem relatar várias situações sem expor sua identidade, de forma que não sofra nenhum tipo de perseguição;
- Reforçar a ética: Todos se tornam responsáveis por zelar pela ética da empresa;
- Melhorar a gestão de riscos: A empresa pode proteger sua reputação ao tratar problemas internos.
Um canal de denúncia para empresas é muito importante, porque esse meio é a ‘voz’ dos colaboradores, além de representar uma oportunidade da empresa melhorar o seu ambiente laboral.
A organização deve divulgar o seu canal de denúncia para todos os colaboradores e fornecedores. Esta é uma ferramenta que deve ser conhecida por todos os envolvidos com o sucesso da empresa.
Por que uma empresa de pequeno porte precisa de um canal de denúncia?
Uma empresa de pequeno porte (PME) precisa de um canal de denúncia para prevenir irregularidades e evitar problemas jurídicos, que possam acarretar em perdas financeiras. Além disso, uma PME ao adotar tal mecanismo, fortalece a sua cultura ética e garante o cumprimento de leis.
Entender como funciona um canal para denúncias é importante para várias empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte. É fundamental acompanhar as condutas internas da organização, para evitar problemas maiores.
Como implementar um canal de denúncia com custo baixo?
Para implementar um canal de denúncia com baixo custo é necessário buscar o equilíbrio entre custo-benefício e confidencialidade e segurança. Uma boa ferramenta, além de encaixar no orçamento, deve garantir o anonimato para o colaborador.
O Canal da Ética integra em um só mecanismo a confidencialidade, segurança e preço. Sua empresa pode fortalecer o compromisso com seus colaboradores por meio de um canal personalizável, simples e completo. Entre em contato com um consultor do Canal da Ética para saber mais.
Como garantir a segurança e o anonimato do denunciante em um canal simples?
Entender como funciona um canal para denúncias é crucial para uma empresa que busca proteger sua reputação, reforçar a ética e garantir a Lei. Com esta ferramenta é possível identificar e combater fraudes, assédios e outros tipos de condutas.
Uma empresa deve sempre estar a um passo à frente. Ela deve manter-se atualizada sobre as Leis e programas que beneficiam a integridade dos seus funcionários.
Na hora de implementar um canal de denúncia eficiente, o Canal da Ética (empresa líder no mercado) é o seu grande aliado. Você conta com um serviço completo e 100% disponível para a realização de denúncias. Entre em contato e descubra como a sua empresa pode andar em conformidade e garantir a boa reputação.
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