Do Ninho do Urubu para a Toca da Raposa: o poder midiático de Gabigol

Foto: Paulo Ti/Gazeta Press

Gabigol trocou a camisa Rubro-Negra do Flamengo pela celeste do Cruzeiro. O destino do jogador foi amplamente discutido nas redes sociais e por diversos comentaristas esportivos.

Criado no Santos, o atacante construiu uma imagem muito clara: vencedor, debochado, provocativo, decisivo, marrento e dono de comemorações marcantes. Para a mídia, o personagem Gabigol é um marketing estrondoso.

O poder midiático de Gabigol: desde 2019, quando ele foi decisivo para o segundo título da Copa Libertadores do Flamengo, a sua história no futebol atingiu o suprassumo. A narrativa de herói ganhou força e a plaquinha “Hoje tem gol do Gabigol” se espalhou pelas arquibancadas.

Gabigol é um dos jogadores mais populares que temos no futebol brasileiro. Quem não acompanha esporte sabe reconhecer na hora o atacante, pois o alcance da marca Gabigol é muito poderoso, afetando principalmente as crianças, que repetem comemorações e querem ter o mesmo visual.

Foto: Divulgação/TV Globo

Em 2020, Gabigol até lançou um boneco que faz o seu “muque” característico. A ação de marketing tornou o atleta ainda mais influente. As redes sociais do camisa 9 seguem crescendo de forma acelerada, são mais de 12 milhões de seguidores no Instagram.

Tudo o que Gabriel Barbosa faz pode virar notícia. Usando o nome artístico “Lil Gabi”, o jogador lançou músicas trapper, o que movimentou bastante a imprensa esportiva.

Claro que Gabigol tem uma carreira extremamente vitoriosa, com Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil no currículo,  porém o que chama mais a atenção dos torcedores e da mídia é a identidade que o jogador gosta de aderir. Confira como foi a chegada dele ao Cruzeiro:

Anúncio e apresentação

O último feito de Gabigol com a camisa do Flamengo foi conquistar o primeiro título dentro da Arena MRV, na final da Copa do Brasil diante do Atlético Mineiro. No dia 1 de janeiro de 2025, o artilheiro foi anunciado como novo reforço da Raposa. 

A confirmação de Gabigol no Cruzeiro bombou nas redes sociais. Na apresentação oficial, 44 mil pessoas foram para o Mineirão receber o jogador. Os noticiários mais importantes do Brasil, como o Jornal Nacional, deram destaque ao evento.

O Diário Olé, um dos jornais mais relevantes da Argentina, repercutiu o novo destino de Gabigol e denominou o atacante como “carrasco” do River Plate em 2019.

Foto: Fred Magno

Engajamento poderoso

“Desde o dia que começou a ventilar a contratação, as redes do Cruzeiro subiram e valorizaram muito a nossa marca. Isso é muito importante”, disse o dono da SAF do Cruzeiro, Pedrinho BH.

No meio digital, Gabigol tem mais fãs do que o próprio Cruzeiro. Contando com todas as redes, o atacante tem cerca de 23 milhões de seguidores. Ele tem mais poder de engajamento que todos os outros jogadores cruzeirenses juntos.

Uma simples publicação que envolva Gabigol e Cruzeiro é capaz de aumentar consideravelmente o número de sócios do clube. Esse é o tamanho da influência de Gabriel Barbosa.

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