Como a tecnologia da informação pode impulsionar os negócios

tecnologia

A tecnologia transformou o modo como vivemos, quem imaginaria a dez anos atrás que faríamos tudo através de uma tela do celular, desde assistir a programas até realizar transações bancárias, não é mesmo?

Graças ao advento da transformação digital, as empresas de todos os tamanhos e segmentos precisaram se adaptar a essa nova realidade e modernizar os seus negócios para se manterem competitivos no mercado.

Só para você entender como essa realidade é importante, de acordo com um levantamento da TNS Research divulgado em 2019, foi mostrado que as empresas que investem em inteligência de dados tendem a faturar até 53% a mais, um número muito promissor.

Portanto, se tem uma empresa de consultoria empresarial, um pet shop ou uma loja de velas, é preciso que se invista em tecnologia, só dessa forma será possível crescer no mercado.

Essa prática permite uma série de benefícios para uma empresa. Sendo assim, quando você adota soluções de TI, faz com que o seu negócio:

  • Seja capaz de ganhar performance operacional;
  • Otimizar processos internos;
  • Direcionar seus serviços de acordo com as demandas do mercado;
  • Destacar-se da concorrência.

Inúmeras tendências estão surgindo graças a essa valorização da área, mostrando como esse negócio tem um potencial gigantesco para transformar os negócios. Para saber mais sobre o tema, continue lendo esse artigo.

Aqui, vamos falar como a tecnologia é essencial para a sobrevivência de um empreendimento, além de todas as vantagens que as empresas que contam com essas práticas se beneficiam. Boa leitura!

Clique e saiba mais +

Como a tecnologia impulsiona os negócios? 

A tecnologia é, sem dúvidas, responsável por grandes transformações na nossa sociedade. Graças a ela, podemos otimizar os processos, nos comunicar, realizar transações, seja através de sistemas ou software de ged que nos permite armazenar dados, entre outros.

Essa tecnologia fez com que as empresas se adaptassem a essa nova realidade, e hoje mais do que nunca, é preciso investir em mecanismos tecnológicos para que o negócio consiga sobreviver a todas essas transformações. Veja a seguir como ela consegue impulsionar o seu negócio.

Otimiza tempo e dinheiro 

Uma empresa que não está aberta para as transformações tecnológicas acaba perdendo tempo e dinheiro.

Isso acontece pois vários processos que podem ser feitos de forma automática como a prestação de serviço de digitalização de documentos, por exemplo, são feitas de forma manual levando mais tempo e com isso, gerando mais custos.

Outro ponto é a infraestrutura da empresa, seja através de maquinário ou softwares, que 

podem ser ultrapassados gerando assim, uma performance inferior e uma velocidade baixa, fazendo com que as funções demorem mais.

Isso acaba gerando sérios transtornos, além um retrabalho, desgastando os seus funcionários. Dessa forma, compromete a produtividade e os ganhos do negócio. Para que isso não aconteça, é preciso investir em tecnologia.

Melhora o controle e a segurança operacional 

A tecnologia permite com que inúmeros dados sejam registrados e armazenados em um ambiente seguro. Saiba que além de comprar licença antivirus, você precisa de um sistema que cuide dessas informações.

Isso permite que nenhum dado sensível do seu cliente fique exposto ou corra o risco de acabar sendo perdido de alguma forma.

A tecnologia, além de ajudar no armazenamento, permite com que as informações sejam acessadas de maneira rápida e fácil pelos profissionais responsáveis por cada setor, isso dá mais autonomia e praticidade ao trabalho.

Sem contar que as aplicações são rastreadas e qualquer modificação mínima que seja, pode ser facilmente acompanhada pelos responsáveis, evitando fraudes ou vazamento de dados.

Importância da inovação tecnológica

A importância da inovação tecnológica está relacionada aos crescentes níveis de competitividade, agilidade e transformação que são impostas pelos consumidores, além de claro pelas próprias tendências do mercado.

Saiba que quando um negócio opta por um suporte de uma empresa de ti e as transformações digitais fazem parte da sua cultura, além de pautar os seus processos nas possibilidades que a tecnologia propõe, também consegue se beneficiar de diversas formas.

Estar preparado para tudo

Quando a empresa já possui uma cultura de tecnologia, fica muito mais fácil se adaptar aos processos que surgem com o passar dos anos, além de claro aderir às inovações mais recentes do mercado.

Sem contar que os empreendimentos que utilizam a tecnologia contam com uma consultoria informática para empresas, sabendo lidar com momentos de crises, que são necessárias respostas rápidas para que se consiga tomar decisões necessárias.

Ter controle sobre as atividades e os resultados

A tecnologia auxilia no monitoramento dos negócios, pois a digitalização dos processos, aliada a bons sistemas de gestão permite com que a empresa consiga acompanhar as informações internamente em tempo real. Essa coleta permite:

  • Centralização;
  • Segmentação;
  • Análise inteligente de dados; 
  • Entre outras informações. 

Com isso, é possível determinar e prever todas as transformações do mercado, além de compreender as condições e realidade do mercado, garantindo a segurança e confiança para definir os rumos do negócio.

Reduzir custos

Como já citado acima, a tecnologia permite uma maior eficiência nas operações o que reduz o retrabalho e o custo com mão de obra excessiva, afinal grande parte do trabalho é otimizado graças às práticas tecnológicas. 

Isso permite uma redução dos custos, fazendo com que o valor que seria gasto referente a este processo, seja usado em outras melhorias da empresa, seja em estratégias de marketing, expansão, capacitações dos profissionais ou análise ergonômica do trabalho.

Manter-se produtivo

A tecnologia é uma ótima aliada da motivação, fazendo com que os processos sejam mais assertivos e produtivos, afinal os processos serão otimizados e com isso, os funcionários não irão perder tanto tempo em tarefas simples.

A tecnologia pode ser usada em diversos cenários, seja para a realização automática de determinadas tarefas graças a empresa de equipamentos de informatica que permitem a automação da função.

Porém, também podem ser vistos em relatórios que guiam as decisões de acordo com dados e informações precisas do mercado e dos consumidores, integrando assim diferentes equipes e criações de fluxo de ações.

Criar um melhor relacionamento com o cliente

Quando uma empresa investe em tecnologia consegue melhorar de forma significativa o seu relacionamento com o cliente. Afinal, os processos são otimizados, com isso, são entregues de maneiras mais rápidas e com uma melhor qualidade.

Sem contar que a tecnologia permite uma espécie de personalização dos produtos, pois as empresas saberão como e de que forma atender as necessidades dos seus consumidores, gerando uma maior satisfação entre eles.

Isso reflete na disponibilidade de diferentes canais de vendas de atendimento, inserção de chatbots para que consiga acelerar os problemas, além do investimento no marketing digital.

Aprimorar os processos

Como pode ver, a tecnologia é a grande responsável por aprimorar o cotidiano empresarial, em diversos âmbitos, como:

  • Comunicação;
  • Estoque;
  • Transferência de dados;
  • Planejamento;
  • Tomadas de decisão;
  • Abre espaços;
  • Facilita a vida das pessoas.

Isso faz com que as empresas sigam em constante evolução, se adaptando ao mercado e evoluindo tanto nos processos, como produtos, serviços, atendimentos e o que impacta de forma positiva na relação dos cliente com a marca.

Por que investir em tecnologia?

Uma empresa que não investe em tecnologia acaba perdendo espaço no mercado para os seus concorrentes. Afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes.

Entre um lugar que oferece o melhor serviço graças a tecnologia e outro que ficou ultrapassado, qual acha que o cliente irá preferir? 

Logicamente, aquele que presta o melhor serviço, além de atender suas necessidades. Quando a sua empresa investe em soluções tecnológicas consegue:

  • Aumento da produtividade operacional;
  • Mobilidade para a gestão;
  • Eficiência nas estratégias;
  • Otimização do monitoramento das rotinas internas;
  • Intensificação da segurança;
  • Aumento das oportunidades de negócio;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Aumenta a produtividade;
  • Reduz erros manuais que causam prejuízos;
  • Garante eficiência para estratégias de negócio;
  • Melhora o monitoramento das rotinas internas;
  • Aumenta a segurança física e de dados;
  • Ganho de competitividade.

Isso mostra como a tecnologia é essencial para a sobrevivência de todos os negócios, tenha você uma pequena, média ou grande empresa, saiba que é possível sim investir em práticas tecnológicas.

É importante ressaltar que dependendo do segmento em que trabalha e do porte do seu negócio, esses investimentos nem serão tão absurdos, por exemplo, o atendimento online é um investimento em tecnologia e as vendas pela internet também.

O principal é saber usar todos os recursos ao seu favor, investindo em tecnologia, é possível fazer com que a sua empresa cresça e assim, os investimentos irão aumentar de forma satisfatória.

Esteja aberto às mudanças de mercado e acima de tudo, entenda as necessidades dos seus clientes.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Como a tecnologia da informação pode impulsionar os negócios
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Internet separados exclusivamente para você

Separamos especialmente para você

Go up