
Blacklists de Email Marketing: saiba quais as principais e como agir para sair delas

O Email Marketing continua sendo uma das melhores e mais eficientes estratégias utilizadas para alavancar as vendas de qualquer negócio de uma organização. Muitos empreendedores em atividade no mercado já entendem que, através de um bom planejamento de comunicação, a empresa pode aumentar significativamente o seu número de clientes e, consequentemente, os seus lucros.
Mas, hoje as blacklists de Email Marketing estão por toda a parte e inclusive os ISPs (provedores de email, como Hotmail, Gmail e Yahoo entre outros) utilizam as blacklists para saber sobre a reputação de um remetente de uma campanha, fazendo com que muitas mensagens caiam na caixa de spam dos destinatários.
Como não entrar em uma blacklist?
Conheça algumas formas básicas de evitar o dissabor de seu IP ou Domínio entrarem em uma blacklist:
- Garanta que toda sua base ativa seja Opt-in da sua marca, ou seja, seu cliente precisa ter autorizado o recebimento das suas comunicações via email. Não compre base e não envie campanhas para quem não deseja recebê-las (isso só aumenta a sua taxa de Report Spam).
- Não faça disparos por parceiros. Esse tipo de ação é um risco constante de inserção em blacklists. Por mais que os envios não sejam feitos pelo IP ou Sender, o domínio do redirecionamento é o seu e isso faz com que os usuários entendam que a sua marca pratica spam.
- Disponibilize sempre um link de descadastramento em suas campanhas. Se o cliente não quer receber a sua comunicação, não tem porque continuar enviando e aumentando os riscos de um Report Spam.
- Não abuse da frequência de disparos. Se você tem muito conteúdo relevante, tente compilar em um único email ou faça testes de envios e acompanhe os resultados obtidos. Veja os melhores dias para enviar, de acordo com a abertura e os cliques. Caso note que essas taxas estão caindo ou que a taxa de descadastramento está aumentando, é melhor rever a sua estratégia.
- Se você tem uma parte da base de clientes altamente engajada e que gosta de receber conteúdos diariamente, use um filtro para identificá-los e prepare uma comunicação especial para essas pessoas. Isso evitará muitos Hard Bounces, Spamtraps e com certeza diminuirá sua taxa de reclamações.
- Siga as boas práticas na hora de criar seus HTMLs e títulos. Faça testes A/B e avalie o que pode ser otimizado para melhorar suas notas.
Conheça as 6 blacklists de Email Marketing que você precisa realmente se preocupar:
1. Spamhaus
Fundada em 1998, a Spamhaus está sediada em Genebra, na Suíça e em Londres (no Reino Unido). É uma organização internacional sem fins lucrativos que rastreia spam e ameaças cibernéticas, além de fornecer inteligência de ameaças em tempo real para as principais redes, corporações e fornecedores de segurança da internet em todo o mundo. Se a sua empresa está listada na Spamhaus, seguramente suas campanhas de Email Marketing não chegarão na caixa de entrada do usuário.
2. SpamCop
Fundada em 1998 por Julian Haight, a SpamCop tem como principal objetivo receber denúncias de spam e reportar aos ISPs (provedores de serviços de email), protegendo os destinatários das mensagens indesejadas. Hoje, faz parte da IronPort (uma subsidiária da Cisco Systems).
3. Barracuda
Fundada em 2003 por Dean Drako, Michael Perone e Zach Levow, a Barracuda Networks lançou no ano de 2008 a BRBL (Barracuda Reputation Block List) como objetivo de combater o spam, impedindo assim a sua disseminação. A BRBL fornece uma lista de endereços IP que estão enviando spam para seus destinatários. O seu sistema detecta os spams usando “spamtrap” (endereços de email criados e espalhados em sites, fóruns etc.) com o intuito de serem copiados e coletados por remetentes de spam.
4. SURBL
Fundado em 2004 para substituir as blacklists que anteriormente eram usadas no Spam Assassin e distribuídas através de sites. Normalmente, a SURBL é usada como um filtro de segundo nível que funciona em conjunto com o Spamhaus, conseguindo detectar cerca de 95% dos emails indesejados. Esta é uma blacklist respeitável e indexa efetivamente o spam.
5. Invaluement
Fundada em 1996 com o nome PowerView Systems e originalmente especializada em hospedagem, design e desenvolvimento de software. Em 2004, o seu foco mudou para filtragem de spam e serviços de segurança de email, tendo seu nome alterado para Invaluement. É uma aplicação de 3 blacklists: ivmURl (baseada em domínio), ivmSIP (baseada em IP) e ivmSIP/24 (baseada em rede).
6. SenderScore
O SenderScore é usado por um grande número de ISPs (provedores de serviços de email), sistemas de email corporativos, provedores de serviços de Email Marketing e outros para pontuar emails. Se a sua pontuação no SenderScore cair abaixo de 85, você provavelmente terá problemas de entrega de mensagens. Ao contrário das blacklists de email, nenhum bloqueio é feito diretamente com base no seu SenderScore. Ao invés disso, a pontuação é alimentada em sistemas de identificação de spam para ajudar a determinar se o seu Email Marketing deve ser bloqueado ou não.
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