Como a tecnologia pode ajudar imobiliárias a competir com grandes empresas do setor

Como a tecnologia pode ajudar imobiliárias a competir com grandes empresas do setor

O uso da tecnologia no mercado imobiliário é um tema sempre presente nas empresas do setor que buscam crescimento dos negócios.

Principalmente se considerarmos que este é um mercado que está aquecido e ainda há potencial a ser explorado.

De acordo com a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), os lançamentos de novos imóveis pelas incorporadoras totalizaram 129.432 unidades em 2022, volume que representou o segundo melhor resultado da incorporação desde o início das séries históricas em 2014.

Na avaliação de todos os segmentos, ou seja, residencial, médio e alto padrão e Casa Verde e Amarela, houve aumento de 2,1% nas vendas de imóveis no último trimestre de 2022 em comparação ao último trimestre do ano anterior.

No entanto, mesmo que haja boas perspectivas, existe competitividade no mercado e é preciso se adequar às novas realidades tecnológicas para conseguir bons diferenciais.

Nesse sentido, uma outra publicação da Abrainc aponta que a construção de edifícios inteligentes e sustentáveis, com a busca de soluções 5G e sensorytech, são algumas dessas tendências.

Sabemos, por sua vez, que a aplicação das novas tecnologias no mercado imobiliário se manifesta de diversas formas e não apenas na construção civil.

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Tecnologia no mercado imobiliário

"O melhor investimento na Terra é a terra". É o que disse certa vez o magnata imobiliário americano Louis Glickman.

Ele acreditava que investir em imóveis era uma das formas mais seguras e rentáveis de investimento. A frase se tornou um mantra para muitos investidores imobiliários ao redor do mundo.

Certamente, os clientes da sua imobiliária e quaisquer pessoas que desejam adquirir imóveis entendem a premissa.

Mas, afinal, como a tecnologia influencia o mercado imobiliário para que você atraia esses clientes ao competir com grandes empresas? Qual é o futuro do mercado imobiliário?

CRM

A tecnologia no mercado imobiliário contribui para a melhora dos resultados da empresa ao tornar o processo de compra e venda mais eficaz e ágil.

Com a ajuda de softwares, por exemplo, é possível reunir e analisar uma grande quantidade de dados sobre os clientes e imóveis, o que permite criar estratégias administrativas, financeiras e de marketing acertadas.

Um exemplo prático do uso da tecnologia no segmento é o CRM para imobiliária, com a possibilidade de organizar todas as informações de contato e histórico de interações com os clientes em um único sistema.

Com o CRM, é possível enviar mensagens de marketing segmentadas, lembretes de pagamentos e o acompanhamento do lead após visitas aos imóveis.

Se você indagar a qualquer imobiliária qual é a principal ferramenta do corretor de imóveis no mundo moderno, certamente o CRM estará presente na lista.

Realidade aumentada

Outro exemplo da evolução tecnológica no mercado imobiliário é a possibilidade de oferecer aos clientes visitas virtuais aos imóveis com a realidade aumentada.

Esses imóveis podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar, permitindo que os compradores visualizem propriedades de maneira mais interativa e realista.

De acordo com a Forbes, o uso da imagem virtual 3D contribui para o fechamento de um negócio 31% mais rápido e leva ao aumento de vendas em mais de 9%.

É possível visualizar a disposição dos móveis, ver como a luz natural afeta os cômodos em diferentes horários do dia e até observar como seria a vista de uma varanda em diferentes andares de um prédio.

Portanto, permite que os corretores de imóveis mostrem propriedades de forma virtual e remota aos potenciais clientes.

Além disso, a realidade aumentada pode mostrar como uma propriedade ficaria após uma reforma ou como ficará depois de pronta em um projeto que está na planta.

Tokenização imobiliária

Entre os avanços tecnológicos no mercado imobiliário, a tokenização imobiliária é um processo que consiste em transformar os direitos sobre um imóvel em ativos digitais, representados por tokens.

Esses tokens podem ser comprados por investidores, que se tornam proprietários virtuais de uma fração do imóvel e passam a receber uma parte proporcional do aluguel ou dos ganhos com a venda do imóvel.

Para realizar a tokenização, é necessário que o imóvel seja avaliado por uma empresa especializada, que determinará o valor total do imóvel e a quantidade de tokens que serão emitidos.

Em seguida, faz-se um contrato inteligente (Smart Contracts) que determina as regras de funcionamento do investimento, como a distribuição dos lucros e a possibilidade de venda dos tokens.

A tokenização no setor imobiliário oferece diversas vantagens para investidores, como a possibilidade de diversificar sua carteira de investimentos, investir em imóveis com valores mais acessíveis e ter maior liquidez no mercado imobiliário.

Além disso, segurança e tecnologia no mercado imobiliário por meio dos blockchains estão interligados.

Proptechs

“Proptechs” é um termo utilizado para denominar startups imobiliárias, que aproveitam a tecnologia para otimizar processos.

Ao menos desde 2020, elas têm ganhado notoriedade no Brasil.

No caso do mercado imobiliário, elas desenvolvem soluções inovadoras para melhorar a experiência do usuário, facilitar a compra e venda de imóveis e tornar a gestão de propriedades mais eficiente.

Essas soluções incluem plataformas online de venda e aluguel de imóveis, sistemas de gestão de propriedades, ferramentas de análise de dados imobiliários, entre outras.

Dessa forma, muitas dessas startups utilizam também tecnologias como inteligência artificial, big data e blockchain.

As proptechs estão mudando a forma como o mercado imobiliário funciona, tornando-o mais dinâmico.

Drones

À medida que a tecnologia de realidade virtual cresce no mercado imobiliário, os drones também são uma tecnologia em voga.

Apesar de terem surgido na década de 60, eles não estão obsoletos e, de lá para cá, houve diversas inovações.

Para quem não sabe, eles servem para captura imagens aéreas de imóveis em venda ou locação. Ou seja, os clientes têm uma visão mais ampla e detalhada do imóvel.

Além disso, eles podem ser aplicados para inspeções de telhados, fachadas e outras partes de um imóvel, o que pode ajudar a identificar problemas estruturais ou de manutenção.

Este recurso é útil em edifícios altos ou em áreas de difícil acesso.

Os drones também servem para fazer levantamentos topográficos e mapeamentos de áreas que serão utilizadas para construção.

Vale lembrar que o uso dessa tecnologia é regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

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