Como criar um programa de fidelidade para clientes

fidelidade

Relacionamento e fidelidade é estar perto de alguém que te conhece profundamente e te surpreende de forma que parece que sabe o que você quer antes que você diga.

Adquirir novos clientes custa até 10 vezes mais do que se relacionar com um cliente já existente. Além disso, clientes atuais gastam 67% a mais do que os novos clientes.

Com dados como esses, os varejistas precisam pensar sobre o que estão fazendo para aumentar a fidelização de clientes.

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Como elaborar um programa de fidelidade?

Elaborar um programa de fidelidade pode ser simples, mas é preciso seguir alguns passos, tais como:

  • Definir o perfil de seu cliente ideal; 
  • Observar seu comportamento de compra; 
  • Definir as regras do programa de fidelização; 
  • Criar uma interface digital de relacionamento com o cliente; 
  • Escolher os canais de comunicação;
  • Divulgar o programa; 
  • Alimentar seu banco de dados com o andamento do programa;
  • Entregar os benefícios aos clientes relacionados às suas compras; 
  • Acompanhar os resultados;
  • Ajustar os rumos, quando for necessário.

Partindo dessa sequência de ações, certamente sua empresa de gancho giratório conseguirá implementar um bom programa.

O que é um programa de fidelidade e o que oferecer?

Trata-se de um programa de recompensas oferecido por uma organização aos clientes que compram seus produtos frequentemente para efetuar a fidelidade do cliente com o seu negócio.

Algumas estratégias são as mercadorias gratuitas, recompensas, cupons ou até produtos lançados com antecedência.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), é crescente o número de brasileiros inscritos em programas de fidelidade, com um aumento de 15% em 2016.

O diretor de marketing da Dotz, um programa de fidelidade focado no varejo, aponta que o volume de conversões de pontos por prêmios aumentou.

Sua empresa de gestão ambiental deve saber que os consumidores estão cada vez mais procurando esses programas, principalmente em uma época que se fala tanto em corte de gastos e economia.

Vale ressaltar que os responsáveis pelas vendas nas empresas não devem imaginar sistemas complicados de recompensas, e sim oferecer um valor real aos clientes ao criar um programa de fidelidade.

5 ferramentas para a fidelização de clientes

Pontuamos a seguir formas de fidelizar clientes por meio de ferramentas que facilitam o processo e permitem a mensuração dos resultados.

1 - E-mail marketing

Este é um ótimo canal de comunicação com seu cliente, e dispensa a necessidade de plataformas de terceiros para a mediação.

O diferencial da ferramenta é a possibilidade de criar uma conversa com o público consumidor de sua empresa em vez de apenas enviar promoções de itens para fidelizar e atrair o sues clientes.

Você deve seguir um calendário de envio e contar com ferramentas de automação para otimizar o gerenciamento de leads.

Sua empresa que oferece um curso nr10 preço deve ter em mente que como boa prática, é importante enviar o e-mail marketing somente para clientes que autorizaram o recebimento. 

2 - Apps de loja

De acordo com os dados do índice MCC-ENET, as compras realizadas de maneira online apresentaram uma alta de 48,41% em 2021 se comparado com o ano de 2020.

Dados analisados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontam que 61% das compras online tiveram como ambiente o aplicativo da loja.

Isso mostra a tendência de crescimento desse método de venda. A principal vantagem do aplicativo de loja, na prática, é que sua marca está muito mais próxima do cliente.

Dessa forma, a comunicação pode ser mais apelativa utilizando recursos como notificações, push e listas de itens personalizados de acordo com a jornada de compra de cada usuário.

3 - Omnichannel

Como fornece mais de uma opção de canal de compra abrangendo diferentes públicos, a experiência de compra omnichannel é uma ótima ferramenta para a fidelização de clientes.

O principal destaque é que o omnichannel oferece as mesmas experiências em seus diferentes canais.

Existem pessoas que preferem adquirir os produtos na loja física e outras que são adeptas das facilidades do e-commerce, como sua empresa de locação de impressoras deve saber.

Contando com as estratégias omnichannel, sua empresa consegue atender os dois públicos com a mesma qualidade.

Saiba que os telefone e as compras por meio de aplicativos de mensagem são recursos usados por pessoas que buscam por um atendimento humanizado sem precisar ir até a loja.

4 - CRM

Customer Relationship Management ou CRM é uma tecnologia idealizada com foco exclusivamente no relacionamento com o cliente. Essa ferramenta pode trazer insights sobre o ticket médio de compra e os hábitos de consumo.

O CRM também fornece dados estratégicos sobre o cliente, como os itens mais vistos no site. Sua empresa pode usar essas informações no planejamento do marketing de experiência, agregando melhorias no processo.

5 - Sistema de gestão

O sistema de gestão é essencial na rotina das empresas, principalmente para integrar diferentes canais de venda. Conhecido também como ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, o software permite uma visualização única dos diferentes meios de venda.

Além disso, ele oferece possibilidades que associam a demanda de pedidos com a quantidade disponível em estoque, além da roteirização de entregas dos itens.

Sua empresa de portaria deve saber que o sistema de gestão auxilia na tomada de decisões estratégicas e na padronização de processos.

Por exemplo, ele mensura qual ponto de venda traz mais retorno e realiza o acompanhamento financeiro em um único painel, independentemente do canal de aquisição.

Como motivar e aumentar a fidelidade dos clientes?

Quando um empreendedor perde um cliente, é muito comum que fique incomodado, mas entre os mais bem-sucedidos você não vai encontrar ninguém com esse perfil.

A capacidade de uma empresa de fidelizar seus consumidores está diretamente ligada à sua qualidade, competitividade e força de atuação no mercado. Pontuamos a seguir 6 técnicas para manter seus clientes motivados a continuar confiando no seu negócio e mantendo a fidelidade dos seus clientes.

Tenha cuidado e atenção

Grande parte da insatisfação e perda de clientes ocorre por simples falta de cuidado e atenção, quando não é disponibilizado o tempo que eles merecem em relação ao atendimento e ao suporte pós-venda.

Sua empresa de estudo de impacto ambiental deve saber que um nível de atenção e cuidado mais elevado exige mais trabalho e dedicação. Mas certamente o resultado vai compensar o esforço.

Tenha uma postura de consultor com seus clientes, estando sempre à disposição para tirar dúvidas e dar sugestões a eles. 

Pense e invista no sucesso de seu cliente

O sucesso de sua empresa depende do sucesso do seu cliente, por isso se você investir nisso, poderá ter muitos clientes através da fidelidade.

Isso quer dizer que o seu papel é fazer com que seus serviços e produtos sejam aproveitados ao máximo por ele, conseguindo visualizar o custo-benefício do investimento que fez na sua empresa.

Crie uma rede de benefícios

Fidelize seu cliente por meio de programas de fidelidade e parcerias, crie benefícios para os consumidores mais antigos e ativos, e mostre a importância de cada um deles para sua empresa.

Tenha em mente que quanto mais valor você gerar para seus clientes, mais fácil será a fidelização.

Não tente atender mais que sua demanda aguenta

Você pode até pensar que isso não tem a ver com a fidelização de clientes, mas quando sua empresa rejeita alguns clientes novos para não afetar os serviços prestados para os atuais, eles se sentem mais valorizados e tendem a retribuir o gesto.

Se você não quiser perder novos clientes, ajuste sua equipe, seu planejamento e seu horário de trabalho para que a qualidade do serviço em sua empresa de terminais para mangueiras de alta pressão não seja afetada.

Mantenha-se facilmente acessível

Hoje em dia é muito mais fácil se comunicar, de forma que temos tantas opções que às vezes fica difícil saber qual delas usar, o que cria uma falta de acessibilidade.

Descubra quais são os canais mais usados por seu público, como Skype, redes sociais, e-mail ou telefone, e esteja sempre presente e pronto para ajudar quem entrar em contato com sua empresa.

Use um bom sistema de gestão

Para motivar e encantar clientes, você precisa dedicar mais tempo para eles. Uma boa pedida é contar com software que te ajude no controle das informações sobre eles e que garanta que as demais demandas não fiquem esquecidas.

Um sistema de gestão vai garantir que sua empresa de luva vaqueta petroleira tenha informações relevantes sobre seus clientes, o que vai ajudar no relacionamento com eles.

Considerações finais

Abordamos aqui a importância de manter aqueles clientes que já fazem parte do seu público. Falamos sobre a elaboração de programas, as ferramentas para a fidelização e dicas para motivar e aumentar a fidelização.

Trata-se de uma construção diária que deve continuar mesmo após a compra. Tenha em mente que o objetivo é sempre oferecer a melhor experiência ao consumidor, partindo do planejamento e da execução de ações e assim fidelizar os clientes.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Como criar um programa de fidelidade para clientes
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