Como criar um funil de vendas efetivo para serviços odontológicos
O funil de vendas é uma estratégia muito utilizada nas estratégias de marketing, como no marketing de conteúdo, que leva em consideração todo o caminho feito pelo cliente com o objetivo de levá-lo e conduzi-lo até o momento da compra.
Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que o funil pode ser muito benéfico para as clínicas odontológicas.
Isso porque, o marketing digital para clínicas e dentistas têm se mostrado cada vez mais vantajoso, uma vez que realizado dentro das normas de ética, trazendo não só o aumento de pacientes, como também a fidelização desses, já que acima da conquista de novos clientes, é importante da construção de um relacionamento com o clientes.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do funil de vendas em estratégias de marketing voltadas a serviços odontológicos, entendendo aplicá-lo dentro das normas de ética, conferindo os benefícios desta estratégias para os diferentes tipos de clínica, até mesmo para aquelas que só atendem um plano odontológico empresarial.
Como estruturar um funil de vendas ideal de uma clínica odontológica?
Para entender como conseguir estruturar um funil de vendas na odontologia, é preciso primeiro entender como essa estratégia de marketing deve funcionar em uma clínica odontológica, já que o dentista não busca vender um produto e sim um serviço da área da saúde que implica diretamente na qualidade de vida de um paciente.
Sendo assim, confira a seguir como esse funil deve ser estruturado e entenda como essa ferramenta pode fazer a maior diferença, até mesmo para as clínicas odontológicas que contam com o atendimento de um plano dental específico, por exemplo.
- Topo
O primeiro passo do funil de vendas é justamente o topo, que é o ponto de partida de toda a estratégia.
Nessa etapa o foco é atrair e conquistar as pessoas que ainda estão buscando compreender melhor o problema delas e os tipos de soluções disponíveis. Por exemplo, alguém que tem dor de cabeça e começa a pesquisar os motivos para isso;
- Meio
Quando as pessoas são atraídas para a funil e fisgadas no ponto de partida, mesmo sendo de um plano odontológico bom, o próximo passo consiste em ferramentas que façam esse público entender que têm um problema e quais são as principais soluções para isso, mas ainda estão considerando as diferentes soluções.
Um exemplo dessa etapa de funil na prática é justamente um paciente que descobriu que sua dor de cabeça pode estar relacionada a má oclusão dentária e que o uso de um aparelho poderia resolver essa questão e por isso passa a pesquisar sobre plano odontológico preços, por exemplo.
- Fundo
Por último, mas definitivamente não menos importante, os pacientes que passaram pelas duas etapas acima chegam ao fundo do funil, que por sua vez tem como objetivo levar os pacientes a considerar sobre as diferentes soluções e estão procurando por um especialista. No nosso exemplo, seria o usuário já em fase de busca por um ortodontista.
Uma vez que foi possível entender todas as etapas do funil, confira a seguir dicas de como conseguir estruturá-lo com excelência em sua clínica para conseguir conquistar os principais benefícios dessa ferramenta.
- Conheça sua persona;
- Crie um mapa de rejeição;
- Construa conteúdos ricos que exalem autoridade no assunto;
- Facilidades de agendamento;
- Se preocupe com a experiência da consulta;
- Acompanhamento do funil de vendas.
O que é um funil de vendas?
Para que seja possível compreender completamente, sem nenhuma dúvida, o funil de vendas nada mais é do que uma ferramenta do marketing digital que representa etapas em que um potencial cliente entra em contato, desde o primeiro momento, recebimento do orçamento, até o apertar de mãos final.
Dessa forma, seu objetivo é construir o melhor caminho possível para que seu cliente possa trilhá-lo e chegar a onde você quer que ele chegue, conhecendo sua marca e tornando-se fiel a seus serviços ou a sua companhia, mesmo que você só realize o atendimento de um tipo específico de plano odontológico para família.
Quais as divisões de um funil de vendas?
Assim como já mencionado anteriormente, um funil de vendas, assim como o utensílio de cozinha, começa abrangente e vai passando por etapas até que acaba afunilando. Sendo assim, essas etapas são devidamente divididas e trabalhadas separadamente para que o conjunto da obra leve aos objetivos da clínica odontológica com a estratégia.
Sendo assim, as principais divisões do funil são: Topo de funil (descoberta da necessidade), meio de funil (consideração de adotar uma resolução) e o fundo de funil (decisão em adotar o serviço).
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.
Espero que tenha gostado do artigo sobre Como criar um funil de vendas efetivo para serviços odontológicos
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Marketing separados exclusivamente para você
Separamos especialmente para você