A importância da gestão ambiental na empresa

gestão

Quando uma empresa implanta um plano de administração, tem o objetivo de organizar as tarefas sendo possível automatizar e otimizar processos, possibilitando que seja realizado na gestão ambiental também.

Desta forma, o surgimento do Sistema de Gestão Ambiental se deu através da necessidade de incluir empresas na nova era do desenvolvimento sustentável como na destinação de resíduo classe 1.

Através desse plano de gestão, é possível ter diversos benefícios não somente em relação aos aspectos e impactos ambientais, mas contribui para os processos organizacionais e suas finanças.

Neste artigo, você poderá compreender o que é o Sistema de Gestão Ambiental, seus objetivos e principalmente a importância dentro de uma empresa.

Clique e saiba mais +

O que é gestão ambiental?

O Sistema de Gestão Ambiental ou o SGA, é um conjunto de procedimentos, processos e técnicas que tem por objetivo organizar e controlar o impacto ambiental de uma empresa no planeta.

Podendo ser aplicado em qualquer organização sendo porte grande ou pequeno, esse sistema permite que sejam incluídas considerações ambientais em operações diárias dentro da empresa.

O intuito do sistema é identificar os impactos ambientais causados por sua operação e realizar o controle conforme a NBR ISO 14001, uma norma internacional que regula a gestão ambiental através de um conjunto de práticas e políticas organizacionais.

Muitos profissionais têm acesso às normas através de curso ead iso do inglês International Organization for Standardization e sua tradução Organização Internacional para Padronização. 

A norma do SGA tem como objetivo organizar as práticas empresariais e econômicas com um desenvolvimento ambiental saudável contendo os cenários de exploração de recursos orientando as empresas para a preservação ambiental.

Sendo assim, não trata-se de uma lista de verificação ou procedimentos, mas sim, um sistema completo em que gerencia o impacto de sua organização no meio ambiente com o intuito de aumentar a eficiência e diminuir a quantidade de recursos e os efeitos nele. 

Para um sistema eficaz, é necessário que a empresa tenha um plano que gerencie os riscos e oportunidades relacionadas às suas operações, através de análise de riscos ambientais e ocupacionais, por exemplo, incluindo como será medido seu desempenho em comparação aos objetivos definidos.

Através da SGA, a empresa passa a contar com métodos que monitoram a cadeia de produção, evitando sanções e penalizações por ser compreendida como corresponsável em uma infração ambiental que possa ser cometida por seu fornecedor.

Qual é o objetivo da gestão ambiental?

Na gestão ambiental, podemos listar quatro pontos que geram resultados e exemplificam os objetivos nesse sistema.

  •  Identificação;
  •  Monitoramento;
  • Controle;
  •  Evolução;
  • Cumprimento dos requisitos.

Para que essa estratégia funcione, o primeiro passo importante é identificar quais são os impactos ambientais causados pela atividade de uma empresa, como no serviço de licenciamento ambiental, que permite compreender riscos de poluição ou de degradação. 

Realize a avaliação e determine quais os impactos são mais significativos como o alto volume de lixo gerado em determinados setores e que poderiam ser evitados. Desta forma, terá um ponto de partida que irá ajudar a implementar outros elementos.

Através do monitoramento, é possível compreender a forma de trabalho de uma organização e quais são as áreas de maior impacto dentro do processo produtivo de uma empresa.

Com o controle dos processos organizacionais, permite-se que sejam iniciadas as melhorias necessárias para a redução de danos ambientais, permitindo que empresas gerem licença ambiental para agricultura de forma sustentável.

A união de todos os pontos, identificação, monitoramento e controle, permite que a empresa passe pelo processo de evolução permitindo que os requisitos sejam cumpridos conforme a meta estipulada.

Isso gera benefícios para a empresa como a melhora da imagem junto a sociedade, redução de risco e com isso, a organização torna-se mais atrativa para investimentos por possuir medidas ambientais conforme a lei.

Desta forma, permite com que as empresas também realizem a gestão ambiental projetos e consultoria incentivando que outras companhias também realizem a adesão de Sistema de Gestão Ambiental.

A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental

A implantação se inicia de forma prévia à certificação, sendo aplicado em diversas fases que incluem ações que garantem a constante melhoria e a implementação correta do sistema.

Podemos dividir em algumas fases fundamentais para a implantação assertiva do sistema de gestão ambiental.

A decisão da implantação deste sistema abre portas para os primeiros passos a serem tomados. Desta forma, a empresa deverá analisar os potenciais benefícios gerados através dos diversos sistemas, fazendo com que a companhia decida qual é o mais vantajoso.

Como por exemplo, em um projeto de estação de tratamento de esgoto é necessário decidir quais materiais deverão ser usados para a construção desta estação.

Assim, através do planejamento, esta empresa pode decidir se quer obter um melhor desempenho ambiental ou se além de construir esta estação, também almeja finalizar com a obtenção de um certificado de gestão.

Durante o processo, faça as seguintes perguntas: Como iremos alcançar nossos objetivos através desta tarefa? Como será definida a abrangência do projeto? Será realizado em um ou em vários locais?

Há diversos motivos que influenciam uma empresa a iniciar a implementação deste sistema, desde as exigências dos clientes, atender necessidades do mercado ou a própria responsabilidade social.

Identificar qual o estado ambiental da empresa possibilita compreender quais são os impactos e qual o estado inicial, ou seja, realiza-se um diagnóstico ambiental em que constata quais são as medidas a serem tomadas inicialmente.

É fundamental que essa análise seja realizada para que o desenvolvimento do sistema seja certeiro e compreenda quais os benefícios do SGA para sua empresa. Então, conheça todos os pontos fortes e quais as limitações da abordagem atual.

Compreenda como isso impacta o desempenho financeiro e ambiental da organização, como em uma coleta de solo para análise. Assim, é necessário que seja compreendido o que aquele solo tem e o que pode melhorar para gerar mais frutos.

Construa uma equipe de implementação que possua principais funções de gerenciamento, como engenheiros, prestadores de serviço, funcionários de recursos humanos e finanças.

Com esta equipe, é possível identificar e avaliar problemas, oportunidades e processos já existentes na organização. Uma equipe com profissionais de diversas áreas, permite que os processos sejam mais práticos e eficazes.

Defina quais são as funções e responsabilidades de cada profissional na equipe. Através da delegação, é possível compreender e estipular as metas e objetivos dentro do time.

Assim, permite que as metas sejam claras e alinhadas com outros objetivos da organização, sem que uma sobreponha a outra.

Após essa análise, é necessário realizar a avaliação dos pontos a serem melhorados e como a empresa chegará nos resultados.

Inclusão de orçamento e cronograma de trabalho possibilita que seja descrito com exatidão quais ações serão necessárias, os responsáveis, recursos e previsão de conclusão.

O funcionamento deste plano de projeto e orçamento deverá ser mais flexível. Apesar das metas serem estipuladas, é necessário que mantenha-se o foco e o impulso do projeto durante todo o tempo.

Para a aprovação do projeto e orçamento, a equipe deverá manter contato com os administradores para solicitar aprovação ou qualquer outro tipo de assistência no decorrer do trabalho.

A realização de todos esses pontos anteriores, possibilitam o início da implementação, abrindo portas para assuntos como formação da equipe envolvida, aplicação dos procedimentos desenvolvidos, resolução de dúvidas, encontros com diferentes funcionários ou comissões para explicar performances, entre outros.

Envolva os funcionários, lembre-se para a melhoria da SGA, o envolvimento dos funcionários é fundamental. Eles são conhecedores das questões ambientais, saúde e segurança em suas áreas de trabalho.

Também compreendem a eficácia dos processos e procedimentos atuais, os funcionários são peças-chave para o bom funcionamento do sistema.

Todos os pontos anteriores são extremamente importantes e possibilita que alcance a auditoria interna, que é o processo responsável em verificar a adequação e eficácia do Sistema de Gestão Ambiental.

Esta auditoria permite que seja verificado a eficácia, se o sistema é ideal para cumprir os objetivos determinados e se está de acordo com os requisitos do padrão de certificação.

Lembre-se de sempre monitorar com frequência todo o progresso em relação às metas estabelecidas, comunique sempre aos interessados no projeto e retifique as ações caso necessário.

Através da certificação, é possível garantir a terceiros que há um sistema de gestão implementado corretamente na empresa, permitindo a busca de melhorias através do processo de certificação externa.

Portanto, para uma implementação de sucesso, é necessário que sua empresa caminhe conforme os pontos apresentados, permitindo que gere crescimento e também torne a organização atrativa para investidores, garantindo o sucesso. 

Espero que tenha gostado do artigo sobre A importância da gestão ambiental na empresa
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Marketing separados exclusivamente para você

Separamos especialmente para você

Go up