Marketing de busca: como utilizar a pesquisa orgânica para atrair tráfego qualificado

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Marketing de busca é uma estratégia que usa o poder e a abrangência dos buscadores, como o Google, para divulgar a marca e os conteúdos que ela produz, podendo ser uma estratégia paga ou orgânica.

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A internet é um espaço burocrático e que abriu espaço para que muitas organizações e profissionais pudessem criar conteúdos sobre vários assuntos. Para encontrar aquilo que a pessoa deseja e ter acesso a esses materiais, existem os buscadores.

Mas seria muito complicado se existisse uma fórmula que ranquearia as páginas e organizaria sua exposição para os usuários. Justamente por isso é muito importante compreender o marketing de busca e seu funcionamento.

Quando a pessoa pesquisa alguma coisa na internet, é direcionada para a página de resultados e dentro dela estão os links divididos entre orgânicos e pagos.

O propósito do marketing de busca é alcançar uma grande exposição para a página nos resultados de pesquisa, e as marcas podem trabalhar com links patrocinados ou estratégias de SEO.

Para elucidar o assunto, este artigo vai explicar como funciona o marketing de busca, como atrair tráfego orgânico, qual é a melhor estratégia de marketing de busca e como as organizações podem atrair público qualificado.

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Como funciona o marketing de busca

Quando o usuário pesquisa alguma coisa no Google, as respostas podem ser pagas ou orgânicas, conforme falado anteriormente.

Existem alguns resultados que aparecem em destaque no início e no final da página e recebem uma identificação para chamar a atenção dos usuários, e entre eles estão outros links que falam sobre o mesmo assunto.

Se uma pessoa está pesquisando, por exemplo, sobre rastreador veicular via celular, os resultados que encontrar com uma identificação são conhecidos como links patrocinados.

Usando a plataforma de anúncios do Google, a marca pode pagar para que seu conteúdo seja destacado e posicionado no espaço determinado. Mas ao contrário do que muitos pensam, não basta apenas pagar para aparecer nesse posicionamento.

O anunciante precisa participar de um leilão de palavras-chave e respeitar os termos usados para que as chances aumentem.

Agora, os links que aparecem sem nenhuma identificação são conhecidos como posicionamento orgânico e eles não pagaram nada para aparecer dessa forma. Eles contêm respostas de qualidade para pesquisa do usuário e utilizam técnicas de SEO.

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, E envolve diversas ações importantes, como:

  • Busca de palavras-chave;
  • Conteúdo de qualidade;
  • Otimização do conteúdo;
  • Títulos atraentes;
  • Links internos e externos;
  • Otimização de imagem.

Existem muitas outras ações que podem ser trabalhadas e que melhoram o conteúdo e a página para que possam ocupar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

Independentemente de qual seja a opção, os resultados sempre aparecem no mesmo ambiente e a única diferença é que a organização deve trabalhar práticas distintas para alcançar o que deseja.

Como aumentar o fluxo de tráfego orgânico?

Para atrair tráfego orgânico, ou seja, visitantes que encontraram naturalmente o link do site nos resultados de pesquisa, uma confecção de colchas e cortinas para quartos deve investir nas seguintes estratégias:

Focar na persona

O negócio precisa saber quem é seu público-alvo para colocar o site na primeira página do Google, e isso é importante porque quem vai acessar os conteúdos são as pessoas.

Saber bem quem elas são, o que desejam e quais são suas intenções de busca ajuda a direcionar melhor o planejamento. O site da marca também precisa ser relevante, mas assim fica mais fácil localizá-lo pelo tráfego orgânico.

Além do mais, quanto melhor for a experiência dos usuários na página do negócio, é mais provável que eles voltem a visitá-la.

Investir em SEO

SEO é um conjunto de técnicas que melhoram o site e seu posicionamento nos resultados de pesquisa, e isso ajuda muito a atrair tráfego orgânico.

Textos utilizados e conteúdos relevantes são as estratégias perfeitas para conseguir bons posicionamentos na página de resultados.

Criar conteúdo relevante

Quando uma empresa de limpeza de telhado a seco trabalha as estratégias de SEO, precisa criar conteúdo relevante, ou seja, materiais capazes de atrair, engajar, converter e fidelizar.

Outra coisa fundamental é manter o foco no cliente, pois a organização não vai criar esses materiais apenas para agradar o Google, mas para que sejam consumidos pelas pessoas.

Assim como o material em si precisa ser relevante, o título também precisa ser um sucesso, e isso envolve a meta descrição para que ela tenha clareza, persuasão em objetividade.

Para trabalhar todos esses pontos, é interessante que o negócio tenha conhecimento sobre copywriting e neuromarketing.

Usar as redes sociais

As redes sociais são plataformas onde as pessoas passam boa parte de seu tempo e esses canais precisam ser aproveitados para gerar tráfego orgânico.

Se a marca acabou de criar um conteúdo que fala sobre chapa compensado osb em seu blog, pode compartilhá-lo nas redes sociais, pois assim os seguidores vão clicar no link e ser direcionados para a plataforma da postagem.

As redes sociais se popularizaram tanto que muitos usuários trocaram os portais de notícias pelo feed do Facebook, e é cada vez mais comum encontrar pessoas que preferem consumir conteúdos nessas plataformas.

Qual é a melhor estratégia?

Quando se trata de marketing de busca, quem não tem muita experiência costuma se perguntar sobre qual é a melhor opção.

Conforme mostrado anteriormente, é possível atrair visitantes para a página do negócio por meio de conteúdos orgânicos ou por meio dos anúncios pagos. É justamente essa variedade que levanta questionamentos.

O fato é que não é possível apontar qual é a melhor estratégia porque cada uma possui suas próprias características e ambas podem ser trabalhadas em conjunto.

Supondo que alguém pesquisou sobre bombeiro civil terceirizado, pode encontrar tanto os links orgânicos quanto os links pagos. Quem está na última etapa da jornada de compras, provavelmente vai clicar no anúncio.

Agora, quem está no início da jornada, pode clicar nos links orgânicos porque quer saber mais informações sobre um curso ou então quer entender como essa profissão funciona, entre outras possibilidades.

Em outras palavras, trabalhar ambas as estratégias é atender líderes que estão em etapas diferentes da jornada de compras.

Além disso, os links patrocinados ajudam a divulgar rapidamente os produtos e serviços e os próprios conteúdos criados pela companhia. Estes, por sua vez, são muito úteis para aumentar a credibilidade do negócio.

O ideal para uma marca é equilibrar as possibilidades e investir tanto no tráfego orgânico quanto no tráfego pago, pois essas estratégias se complementam.

Como atrair público qualificado?

Para atrair tráfego qualificado, a primeira coisa que uma empresa especializada em closet casal planejado precisa fazer é definir sua persona, ou seja, definir as características de seu cliente ideal.

Entre esses aspectos estão: idade, gênero, escolaridade, estado civil, profissão, comportamentos, hábitos de consumo, problemas, necessidades, desafios e outros.

Definir a persona é fundamental para direcionar as estratégias de marketing e com isso atrair exatamente o público que o negócio deseja.

Sabendo quem é a persona, a organização terá condições de desenvolver conteúdos de qualidade e um dos principais fatores para que o site seja bem posicionado é avaliar a qualidade, originalidade e relevância dos materiais.

A companhia deve abordar assuntos que sejam de interesse da sua audiência para aumentar o tempo de permanência do visitante e incentivar interações.

Esses materiais precisam ser trabalhados de acordo com palavras-chave específicas que vão servir como base para a pauta e correspondem aos termos usados pelas pessoas para fazer pesquisas.

Um lava-rápido pode escolher “cristalização automotiva” como palavra chave de seu conteúdo porque sabe que seu público-alvo está em busca dessas informações.

Mas é fundamental ter cuidado na hora de escolher as palavras-chave porque se forem mal escolhidas podem provocar efeito oposto e trazer visitantes que não vão gerar os resultados esperados.

Existem estratégias gratuitas que ajudam a atrair tráfego qualificado, no entanto, a companhia pode sim usar uma estratégia de busca paga com base em segmentação para que seus resultados sejam ainda mais efetivos.

Para os negócios, é uma maneira rápida de levar o conteúdo para quem realmente está interessado no assunto.

Por fim, uma empresa especializada em espelhamento de carro pode investir em guest post e outras parcerias para expandir sua presença no segmento de atuação, atrair um público maior e aumentar a autoridade digital.

Considerações finais

As estratégias de marketing digital são muito importantes para qualquer negócio e uma das mais relevantes é o marketing de busca porque ajuda a atrair tráfego qualificado para os canais da marca.

Esse tráfego é formado por usuários que realmente podem se interessar pelos produtos e serviços oferecidos, o que gera impactos nos lucros e receitas da organização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Marketing de busca: como utilizar a pesquisa orgânica para atrair tráfego qualificado
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