O que é Outbound Marketing e como implementar essa estratégia

outbound

Sem uma boa comunicação uma empresa não consegue ir muito longe, afinal essa é uma ferramenta extremamente importante que impacta diretamente o cliente, por isso que Outbound marketing é crucial para o crescimento de um negócio.

É importante entender que o perfil do consumidor tem mudado com o passar do tempo, por isso as empresas precisam ficar atentas na forma como se comunica com os seus clientes, afinal já se foi o tempo que o marketing tinha uma linguagem agressiva.

Nos dias atuais se uma empresa de produtos hospitalares de aço, por exemplo quer se comunicar de uma melhor forma com os seus clientes, ela precisa fazer isso de uma maneira menos invasiva e como o objetivo:

  • Informar;
  • Encantar o público;
  • Criar conteúdos relevantes;
  • Saber a hora certa de distribuir os seus conteúdos.

É justamente disso que o Outbound Marketing trata. Ficou curioso e quer saber como essa estratégia pode ajudar a alavancar o seu negócio? Continue lendo este artigo e descubra como utilizar todo potencial dessa comunicação.

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O que é Outbound Marketing?

O Outbound marketing acontece quando a sua empresa de máscara cirúrgica tripla colorida, por exemplo, vai atrás de possíveis compradores dos seus produtos, com o objetivo de chamar atenção e despertar o interesse deles.

Em outras palavras, esses prospects não estão esperando o contato da sua empresa, inclusive em alguns casos nunca ouviram falar do seu negócio, por isso que o Outbound Marketing é um processo de vendas um tanto complexo e desafiador.

Apesar de desafiador, essa é uma forma de comunicação que vem sendo usada a muitos anos por diversas empresas, antigamente ela até era mal vista pelo mercado como uma forma um pouco agressiva de comunicação.

Isso porque, no chamado Outbound Marketing 1.0 esses prospects eram atraídos de diversas formas, como:

  • Anúncios em outdoors;
  • Propagandas em rádio e TV;
  • Distribuição de flyers.

Dessa forma as empresas divulgavam seus produtos em massa para o máximo de pessoas possível, tendo um bom alcance, fazendo com sua marca ficasse conhecida no mercado.

Graças às revoluções que pudemos acompanhar esse modelo passou por algumas modificações, chegando Outbound Marketing 2.0, isso mudou a forma como as empresas iam atrás dos seus clientes.

Dessa forma, quando uma empresa de consultoria cipa, por exemplo, quer vender os seus serviços, ela cria estratégias focada no seu público, para que as vendas sejam mais eficazes.

Essa revolução deixou evidente que para conseguir vender os seus produtos ou serviços, você precisa atrair os consumidores certos, afinal atirar para todos os lados não fornece bons resultados.

Pense que nada adianta uma clínica que realiza sculptra tratamento para celulite, anunciar os seus serviços para um grupo de adolescentes, aquele não é o seu público e as suas campanhas não terão o efeito desejado.

Dessa forma a comunicação é feita de maneira mais direcionada para o público-alvo, tornando os esforços mais eficientes, diferente do Outbound Marketing 1.0, essa prática requer um pouco mais de estudo em torno das campanhas.

Com isso, apesar da sua empresa continuar indo atrás dos prospects, a proposta por trás dessa abordagem é mais focada e eficiente, afinal essas pessoas utilizam os produtos e serviços que você tem a oferecer.  

Não é como se fosse bater de porta em porta oferecendo prestação de serviço de digitalização de documentos, você saberá exatamente em qual porta deve bater e em como abordar o seu cliente.

Para aplicar o Outbound Marketing na sua empresa é preciso seguir alguns passos:

  • Especialize sua equipe de vendas;
  • Aposte nos fluxos de cadências;
  • Trace metas de execução de todo o processo dia a dia;
  • Monte matrizes de objeções;
  • Treine o discurso.

Além disso, é importante que você prepare a sua equipe para que ela saiba como agir em cada etapa, desde a geração dos leds, passando pela qualificação do perfil de cada prospect, até como se comunicar nesse primeiro momento.

Como montar um processo de vendas outbound?

Agora que você já entendeu como funciona o Outbound Marketing e quais suas práticas, veja a seguir como montar um processo de vendas e como atrair um cliente que esteja buscando por custo serviço de topografia, onde contratar um empreiteiro, etc.

Atenção ao mercado e à persona

Para que você consiga contatar o cliente certo é importante que você tenha conhecimento da sua empresa, além de saber quem são os seus cliente, para isso você precisa contar com duas coisas:

  • Pesquisa de mercado;
  • Persona.

A pesquisa de mercado deve ter dados como as necessidades dos seus prospects, seus interesses, quais são os problemas deles, além de outras questões que dizem respeito às suas dores.

Para conseguir essas informações você pode conduzir pesquisas, criar grupos para observar o que eles estão pensando, é preciso que você entenda o que esses consumidores esperam do mercado.

A pesquisa de mercado ajuda com que a sua empresa tenha uma boa visão sobre o seu público-alvo, com isso ficará muito mais fácil realizar a prospecção da sua clinica de dermatologia em Contagem MG, por exemplo.

Além dessa pesquisa de mercado é importante que você conheça a persona do seu negócio, ou seja quem é o seu cliente ideal, como se você conseguisse materializar essa pessoa.

Apesar da pessoa ser um perfil de cliente ficcional,ela precisa ser construída através de uma base de dados reais dos seus clientes, pois só com isso você irá obter sucesso com o Outbound Marketing. Por isso você precisa conhecer os seguintes dados dos seus clientes:

  • Interesses;
  • Dados demográficos;
  • Histórico;
  • Valores;
  • Planos;
  • Medos;
  • Necessidades.

Isso te dará uma bagagem a mais para saber lidar com o seu público, dessa forma você saberá como e quando se comunicar com os seus clientes.

Como é a comunicação do Outbound Marketing

O Outbound Marketing se utiliza de meios publicitários convencionais para se comunicar com o seu cliente, através da evolução dessa estratégia, hoje é possível focar nos clientes certos e fazer com que apenas o público-alvo tenha contato com os produtos e serviços.

Apesar do Outbound Marketing ser considerado uma forma de comunicação incisiva, com esses novos mecanismos de comunicação, se tornou muito fácil executar esse processo, pois eles não precisam mais atirar para todo lado.

Dessa forma a estratégia de Outbound Marketing passou por uma forte repaginada, deixando de ser uma forma invasiva, para se tornar uma estratégia mais focada em gerar valor com o máximo de inteligência.

A comunicação pode ser feita através de:

  • E-mail;
  • Telefone;
  • Panfletos;
  • Anúncios.

Sempre direcionado para o cliente certo, afinal as empresas que usam o 

Outbound Marketing 1.0 podem ter uma maior dificuldade em prospectar o seu cliente, por usar uma comunicação que abrange a massa, tendo as seguintes características:

  • Comunicação direta, incisiva;
  • Comunicação mais invasiva;
  • Comunicação unilateral com um menor engajamento;
  • Sem segmentação de público;
  • Custo elevado.

Por isso, se você tem uma empresa de licença de utilização de recursos hídricos, por exemplo, para que suas vendas deem certo utilize as estratégias de Outbound Marketing 2.0, dessa forma você irá segmentar o seu público e conseguir crescer no mercado.

O Outbound Marketing vale realmente a pena?

Como você pode perceber o Outbound Marketing é uma forma de se comunicar com os seus clientes, mas será que vale o investimento?

Bom quando a sua empresa utiliza esse tipo de comunicação consegue se beneficiar de diversas formas, a primeira delas é a entrega de bons resultados para os negócios que investem recursos nessa prática.

Além disso, muitos clientes apreciam uma comunicação mais pessoal, isso faz com que as pessoas se sintam especiais de alguma forma, esse é um ótimo ponto inclusive para você trabalhar no seu discurso de Outbound Marketing.

Mostra o quanto aquele cliente é importante para a sua empresa, isso pode ser demonstrado a partir desse primeiro contato com o cliente, tenho certeza que por mais que ele não conheça a sua empresa dará uma chance para ela.

Sem contar que a comunicação mais assertiva é um importante fator na tomada de decisão de compra, dessa forma você consegue fisgar o seu cliente.

Por último, mas não menos importante, você consegue obter resultados mais rápidos, diferentes de outras estratégias que você depende de plataformas ou da intermediação de terceiros no Outbound Marketing o contato com o cliente é direto.

Por isso, se você é uma pequena empresa, ou até mesmo uma empresa que vende para outros negócios, saiba que o Outbound Marketing pode beneficiar seu empreendimento, além de te ajudar a criar uma boa base de clientes.

Espero que tenha gostado do artigo sobre O que é Outbound Marketing e como implementar essa estratégia
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