Por que investir em gestão hospitalar?
A gestão hospitalar é um dos elementos mais importantes a se atentar na área da medicina, e pode ajudar qualquer instituição a se posicionar melhor no mercado e conseguir atender sua demanda com mais qualidade e profissionalismo.
Trata-se de uma ferramenta que pode ser usada em diversos ambientes, desde hospitais até mesmo clínicas que fazem exame médico admissional, otimizando a qualidade e o tempo de atendimento dessas unidades de saúde.
A saúde é um tema muito importante para a vida humana, e hospitais e clínicas são locais essenciais para o funcionamento da profissão. Entretanto, além do trabalho em si, esse modelo ainda se assemelha muito a qualquer outra empresa.
Por isso, é importante pensar em otimização de processos e redução de custos, sem deixar que estes elementos impactem a qualidade do trabalho, já que se trata da saúde e da vida de pacientes.
Opções de material, como uma máscara cirúrgica tripla colorida, podem ser otimizadas com esse tipo de processo, garantindo um impacto maior e melhor em ações que você começa a estruturar em seu dia a dia.
O mundo tem passado por um importante processo de mudanças, conhecido como transformação digital. Nele, uma série de avanços tecnológicos tem se popularizado e tornado a rotina de diversas empresas muito mais simplificada.
A tecnologia tem uma atenção especial na medicina, com softwares e equipamentos cada vez mais avançados buscando melhorias dentro do ambiente hospitalar, trazendo benefícios como:
- Agilidade de atendimento;
- Redução de erros;
- Diagnósticos detalhados;
- Redução de custos.
Estes e outros elementos são muito importantes para apresentar um aumento no faturamento das empresas médicas, possibilitando que elas não só mantenham suas atividades como busquem investir em mais avanços.
Esse é um ciclo que beneficia todos os envolvidos, tanto a empresa quanto os pacientes, que recebem um atendimento diferenciado e recursos que ajudam a melhorar a situação mais rapidamente.
Esse tipo de ferramenta de gestão é útil até mesmo na escolha de equipamentos de laboratório, alinhando as compras com seu orçamento para evitar complicações.
Tudo isso só é possível com uma gestão de qualidade, que identifica os pontos fortes e fracos de uma empresa e consegue levá-la a uma série de outros ambientes, ampliando o impacto desse tipo de ação.
Por isso, conhecer um pouco melhor o impacto desse tipo de investimento e as qualidades que ele pode oferecer é uma ótima maneira de identificar o que pode ser conquistado com uma boa gestão hospitalar.
Benefícios da gestão hospitalar
Existem diversos benefícios na aplicação desse modelo de gestão, que podem ser identificados e otimizados ao longo do tempo, com novas rotinas e procedimentos para a empresa que trabalha com um freezer para laboratório.
É importante ter em mente que cada companhia é única, e possui suas próprias particularidades. Por isso, é possível que duas clínicas ou hospitais diferentes não tenham o mesmo resultado, ainda que apliquem uma rotina similar.
Por isso, é importante saber adaptar essas informações para sua realidade, e buscar os benefícios certos para conseguir uma estrutura de atendimento de qualidade, que possibilite a melhora constante na prestação de serviços.
Vantagens financeiras
Um dos pontos mais importantes da gestão hospitalar são os benefícios em questão de dinheiro. É importante pensar nesse tipo de ação como uma melhora considerável dentro de sua estrutura com controle de acesso por biometria.
Ainda que médicos, enfermeiros e até mesmo administradores de ambientes hospitalares tenham como principal preocupação a saúde e qualidade de vida de seus pacientes, é importante pensar em termos de dinheiro também.
Um bom controle financeiro permite que você continue investindo no local, buscando melhorias tanto em questão de infraestrutura quanto de pessoal, tornando o trabalho clínico muito mais produtivo.
Com a gestão hospitalar, você consegue reduzir os riscos de erros nesse tipo de setor, o que acaba diminuindo a perda de receita consideravelmente. Também há um controle maior na questão de pagamentos, inibindo a inadimplência.
Um programa de gestão hospitalar consegue identificar até mesmo salas que ficam ociosas demais dentro do complexo de saúde, permitindo uma utilização melhor do local e mais rotatividade no atendimento de empresas de equipamentos hospitalares.
Dessa maneira, você consegue aumentar a vantagem competitiva do hospital, principalmente se houver muita concorrência no local onde você está trabalhando, o que garante uma utilização melhor dos ambientes de trabalho.
Existem alguns elementos comuns dentro da área da saúde que podem prejudicar a gestão financeira de um local de atendimento, e com uma boa gestão hospitalar, você consegue trabalhar junto dos colaboradores para otimizar esses processos.
Benefícios estratégicos
A gestão hospitalar muitas vezes tem que lidar com uma série de detalhes, principalmente de setores e departamentos diferentes. Por isso, os processos devem funcionar de forma padronizada.
Através de ferramentas de BI (Business Intelligence), é possível otimizar esse modelo de administração, diminuindo os erros e duplicidades que podem ser problemáticos a longo prazo, principalmente em momentos de tomada de decisão.
Esses aplicativos digitais também são uma excelente maneira de avaliar a instituição como um todo, identificando pontos que podem melhorar dentro dos processos de trabalho e que podem se tornar ainda mais otimizados para os pacientes.
Muitos processos se tornam desnecessários quando você consegue trabalhar com um sistema que engloba todos os setores da empresa.
Em grande parte porque os acessos à informação se tornam padronizados para identificar a necessidade de equipamentos de proteção individual hospitalar e outras necessidades que possam surgir.
Assim, um médico de uma especialidade consegue puxar o histórico do paciente rapidamente, sem a necessidade de abrir uma outra ficha de registro e criar assim um conceito em duplicidade para o paciente, perdendo tempo e recursos com esse processo.
Vantagens operacionais
Durante a rotina de um hospital, a agilidade é um dos itens mais importantes. Por isso, saber trabalhar com estes elementos e implantar com qualidade um software de gestão hospitalar são elementos fundamentais para otimizar esse processo.
Quanto mais rapidamente as informações forem apresentadas, maior é o potencial de atendimento, permitindo que os profissionais envolvidos na gestão hospitalar tomem decisões rápidas e precisas.
Muitas vezes, um atendimento de emergência torna ainda mais importante esse tipo de ação. Conquistar um resultado de qualidade com seu hospital e evitar atrasos e filas muito longas é muito importante para esse tipo de ação.
As ferramentas de automação em um software de gestão ajudam a criar processos mais rápidos, com etapas sendo realizadas em alguns cliques e sem a necessidade de intervenção humana, auxiliando até mesmo em treinamentos de segurança do trabalho em hospitais.
Esse processo pode afetar uma série de elementos, desde a marcação de consultas até o momento do atendimento, diminuindo a burocracia necessária para que os profissionais consigam trabalhar adequadamente.
Esse processo de atendimento tem grande chance de melhorar a visão dos pacientes, que começarão a divulgar a qualidade do trabalho para seus parceiros e ampliar o impacto desse tipo de ação.
Benefícios clínicos
Para quem trabalha diretamente com a saúde dos pacientes, um bom sistema de gestão é uma maneira muito mais segura de obter informações e conseguir qualidade nesse tipo de operação.
As comunicações entre médicos e pacientes são muitas vezes confidenciais, e com um sistema adequado é possível inserir essas informações de maneira mais segura para os pacientes e para os médicos.
A longo prazo, essas operações acabam ficando muito mais adequadas, o que é percebido pelos pacientes, que se sentem mais seguros e têm vontade de voltar até aquele hospital em particular.
Para os médicos, o trabalho se torna muito mais adequado, com ferramentas que podem de fato ajudá-los ao longo do dia.
Com um prontuário eletrônico, por exemplo, as informações são mais precisas e alterações que sejam necessárias são realizadas automaticamente, reduzindo a chance de erros ou de mudanças que tornem o documento ilegível.
Outra questão importante para os documentos médicos é a assinatura digital. Essa ferramenta permite mais agilidade para que os médicos possam fazer solicitações e outras questões relacionadas ao paciente.
Dessa maneira, seja para solicitar medicamentos ou exames, o médico consegue em instantes ter a documentação pronta, e em alguns casos até mesmo enviar solicitações para o convênio do paciente diretamente da sala de consulta.
Considerações finais
Uma boa ferramenta de gestão hospitalar pode fazer a diferença em um ambiente de trabalho, seja ele em uma clínica ou em um grande hospital. Por isso, é importante conhecer alguns detalhes que tornam tão importante o investimento nessa área.
Quanto mais uma empresa consegue investir em gestão hospitalar, melhor ficarão seus processos de trabalho, garantindo um retorno mais adequado a longo prazo para esse tipo de ação.
Espero que tenha gostado do artigo sobre Por que investir em gestão hospitalar?
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Marketing separados exclusivamente para você