Saiba como precificar um curso on-line em 6 passos

O investimento em educação à distância é uma alternativa interessante para ganhar dinheiro na internet, mas se você está começando nesse mercado pode ter dúvidas de como precificar um curso on-line sem espantar potenciais alunos com o valor cobrado.

O mais importante nesse quesito é buscar um equilíbrio entre o que é justo e acessível para o cliente, com as despesas e a expectativa de lucro que o empreendimento oferece. Por mais desafiador que pareça, a precificação no EAD não é algo tão difícil de fazer.

Para mostrar isso, vamos esclarecer alguns mitos sobre o assunto e mostrar um passo a passo bem simples sobre como precificar um curso on-line e conquistar boas vendas. Aproveite a leitura!

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Precificação: equilíbrio entre lucro e custo acessível

Antes de mais nada, é importante relembrar alguns pontos importantes. O primeiro é que o preço praticado no mercado EAD costuma ser mais acessível que o das instituições de ensino presencial, que precisam considerar custos de insumos e acomodação dos alunos, o que não acontece no meio digital.

Esse é um dos principais motivos para quem opta pela matrícula on-line, que também se interessa pela flexibilidade de horário que pode acessar o conteúdo das aulas, já que é possível encaixar o aprendizado nas horas vagas, com o dispositivo que preferir, sem perder tempo com deslocamentos.

Por fim, vale destacar que cobrar menos nem sempre é o melhor para o cliente. Na venda de cursos on-line, além da conversão no momento da compra, também é importante se preocupar com a quantidade de assinantes que assistem às aulas e concluem o curso.

Assim, cursos muito baratos não estimulam o bastante para que o usuário valorize o seu investimento, aumentando as taxas de desistência. Por isso, é essencial se manter acessível, mas sem receio de cobrar um valor justo e capaz de gerar lucro.

Como precificar curso on-line corretamente?

Agora que já tiramos alguns mitos do caminho, veja como precificar um curso on-line em 6 etapas:

  1. conheça o perfil do seu público;
  2. observe os valores do mercado;
  3. faça um levantamento de custos de produção e manutenção; 
  4. calcule sua margem de lucro;
  5. não sacrifique seus potenciais ganhos;
  6. reconheça o valor real do seu curso.

Na prática, esses são os passos mais importantes para definir o preço ideal para seu infoproduto, conseguindo boas vendas e um ótimo aproveitamento geral por parte dos seus alunos. Entenda como funciona:

1. Conheça o perfil do seu público

Antes de mais nada, é importante identificar e conhecer a fundo o perfil de aluno que deseja impactar, focando nas suas dores, necessidades e interesses, para saber como o curso pode atender essa demanda, ajudando-o a alcançar os objetivos traçados para sua jornada.

Uma sugestão interessante é levantar dados quantitativos, como faixa etária, faixa salarial, gênero, nível de ensino e área de atuação, entre outras informações vistas em números, para depois usá-las como base para criar um perfil de cliente ideal, com descrições qualitativas, chamado de persona.

Ela funciona como um personagem mais palpável e fácil de entender, capaz de guiar suas estratégias de comunicação e venda, inclusive o preço do curso on-line, já que a pesquisa deve trazer o valor que seu público-alvo costuma investir em conhecimento e crescimento pessoal.

2. Observe os valores do mercado

A próxima etapa da jornada de como precificar um curso on-line consiste em observar o mercado e os valores cobrados pelos seus concorrentes, verificando também o tipo de conteúdo que é ofertado, como eles atraem alunos e quais vantagens adicionais costumam oferecer.

Essa pesquisa fornece o conjunto de boas práticas do segmento de EAD que pretende atuar, dando uma ideia geral de preço, custo-benefício e investimentos para agregar valor ao infoproduto e conquistar a conversão.

3. Faça um levantamento de custos de produção e manutenção

Depois de analisar fatores externos, é hora de levantar todos os custos de produção e manutenção do seu curso, incluindo equipamentos adquiridos para produzir as aulas, investimento em marketing, contratação de equipe de apoio, despesas recorrentes e ferramentas contratadas.

A partir dessas informações você forma uma base de referência, com o mínimo necessário para cobrir seus gastos e evitar prejuízos, o que será útil na hora de calcular a sua margem de lucro.

4. Calcule sua margem de lucro

O cálculo de lucro segue a fórmula: receita total - custos totais =  lucro.

Para verificar a margem de lucro, qual porcentagem de ganhos o curso alcançou, você pode usar o cálculo abaixo:

  • (lucro / receita total) x 100 = margem de lucro em %

Para ter um exemplo, considere um pacote de aulas que teve R$ 10 mil de receita e R$ 3 mil de custo total, o cálculo seria o seguinte:

  • 10000 - 3000 = 7000 (lucro em reais)
  • (7000/10000) X 100 = 0,7 x 100 = 70% de margem de lucro

Com a projeção de margem de lucro individual, você pode avaliar a quantidade de alunos que pretende alcançar e conferir a receita líquida de todos eles, para depois ajustar o valor cobrado mediante o praticado no segmento.

5. Não sacrifique seus potenciais ganhos

Conforme mencionado, nem sempre um valor muito abaixo do mercado é a melhor alternativa, além de sacrificar seus possíveis ganhos, também corre o risco de despertar desconfiança no público interessado.

Da mesma forma, sem praticar um preço similar ao do mercado, o próprio consumidor pode desvalorizar o potencial de transformação do seu curso, consequentemente perdendo o interesse e o empenho em concluir o curso para aproveitar seu investimento.

6. Reconheça o valor real do seu curso

O valor real percebido pelo seu cliente não é apenas o que vê na etiqueta do preço, ele também agrega o potencial de transformação oferecido pelo curso, como é a sua experiência de aprendizado, qual a facilidade que ele tem para acessar as aulas e qual sua expectativa de satisfação com o material.

Todos esses fatores podem justificar aumento ou baixa no preço, de acordo com a qualidade geral do que o aluno percebe que está recebendo em troca do seu investimento.

Por exemplo, se ao vender o curso on-line você deixar claro quais objetivos ele pode alcançar com a conclusão, quais materiais ricos ele recebe para complementar o conteúdo das aulas e quais habilidades ele pode desenvolver com esse aprendizado, maiores as chances dele formar uma visão positiva e recompensadora.

Sem essas práticas, não é possível justificar uma boa perspectiva de custo-benefício, o que é primordial para a decisão de compra e capaz de reduzir bastante o nível de aproveitamento das oportunidades de negócio.

Com tudo o que foi apresentado, podemos resumir como precificar um curso on-line corretamente da seguinte forma: 

  • valorize o material produzido;
  • entenda a realidade dos alunos;
  • analise as práticas do mercado
  • deixe claro os benefícios adquiridos com a compra;
  • calcule uma margem de lucros saudável, com base nas projeções e valores de receita, despesa e quantidade de alunos.

E então, pronto para colocar seu preço?
Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma on-line de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Saiba como precificar um curso on-line em 6 passos
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Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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