Sustentabilidade na gestão de estoque e logística da sua empresa

logistica

A logística é um aspecto que está presente diariamente, tornando-se a palavra-chave para manter uma empresa nas melhores condições possíveis. 

É através da logística que os prazos são cumpridos, os acordos são honrados e o cliente consegue ter suas necessidades atendidas. 

Claro, a logística também consegue contribuir com a rentabilidade média do negócio, incluindo, também, melhorias na imagem da sua empresa diante do mercado. 

Portanto, a partir do momento que uma empresa de sistema de despoeiramento industrial, por exemplo, consegue praticar a logística sustentável, com o tempo, ela consegue construir a imagem de um negócio que se preocupa com o meio ambiente.

Obter essa imagem de “empresa sustentável” é extremamente vantajoso para os negócios e para o lugar em que vivemos, que é a Terra. 

Contudo, em relação à logística sustentável, empresas que combinam eficiência e cuidados sociais com o meio ambiente, conseguem ter várias vantagens a partir da união de suas potencialidades com os conceitos da responsabilidade social. 

Atualmente podemos ver vários tipos de empresas começando a praticar, ou potencializando as práticas em relação à sustentabilidade. 

Por exemplo, nos dias de hoje, não é difícil ver uma empresa especializada em montagem de torres de resfriamento se esforçando para implementar práticas sustentáveis na rotina do negócio. 

Ou seja, a logística sustentável é uma prática que vem ocupando as atenções no mundo todo, principalmente quando o assunto é cuidar do estoque de uma forma que possa contribuir com o meio ambiente. 

Neste artigo, iremos abordar em que esse sistema sustentável consiste, bem como o seu surgimento, a diferença para a logística tradicional, e os benefícios que ele pode oferecer para o seu negócio. 

Além disso, iremos apresentar as principais informações que você precisa saber para começar a implantar uma logística sustentável na sua empresa. Antes de tudo, vamos, primeiro, entender o que é logística sustentável. Confira:

Clique e saiba mais +

O que é logística sustentável?

Resumidamente, a logística sustentável é aquela na qual há uma otimização na entrega do produto, atendendo as expectativas do cliente no que está relacionado ao tempo e custo. 

Mas de um modo geral, podemos dizer que logística sustentável é, sim, uma prática que até mesmo um fornecedor de engate rápido pode adotar para conseguir ter uma imagem melhor no mercado e, claro, contribuir com sustentabilidade. 

Diante desse sentido, a logística sustentável é capaz também de otimizar o uso dos recursos necessários, evitando emissões de gases poluentes em excesso na atmosfera, desperdícios de insumos, entre outras ações que possam contribuir com o meio ambiente. 

Nesse contexto não envolve, apenas, ações provenientes de cuidados com o meio ambiente, mas também com a própria localidade na qual a empresa se insere. 

Ou seja, se você possui uma empresa que trabalha no ramo industrial, vale a pena até mesmo iniciar com uma auditoria ambiental para compreender, primeiro, os primeiros passos a serem dados. 

Para que uma empresa possa se enquadrar nessa categoria, é necessário que ela trabalhe alguns pontos, como:

  • Incentivar a geração de empregos, principalmente aos funcionários locais;
  • Melhorar a distribuição de renda;
  • Aprimorar a qualidade de vida daqueles que trabalham para a empresa.

Portanto, podemos dizer que praticar uma logística sustentável envolve, sim, um esforço significativo da empresa. 

Ou seja, o ideal não é que uma empresa invista apenas em estratégias de marketing, como as técnicas de SEO que são capazes de colocar um negócio em primeiro lugar com pesquisas do tipo “estudo de impacto de vizinhança preço”, por exemplo. 

Na verdade, o que faz uma empresa ser reconhecida por pessoas é, claro, as estratégias de marketing e, também, suas responsabilidades sociais. 

Como ela surgiu?

Embora a logística tenha surgido anteriormente a esta data, essa modalidade passou a se tornar uma realidade aplicável em larga escala a partir da implementação do Decreto N 7.746 de 5 de junho e 2012. 

Dessa forma, o documento especificou medidas para o incentivo de práticas sustentáveis na esfera pública e que passou a se estender para o setor particular como uma forma de gerar vantagem competitiva. Abaixo, elencamos as principais diretrizes deste documento, veja:

  • Reduzir os impactos sobre a flora, fauna, ar, solo e água;
  • Buscar mais eficiência no uso dos recursos;
  • Impulsionar o uso de mão de obra local;
  • Estender a vida útil do bem e da obra;
  • Utilizar legalmente os recursos naturais. 

Estas são, portanto, algumas das diretrizes que são exigidas para que uma empresa possa se considerar sustentável. Portanto, antes que uma empresa de tratamento de água e esgoto industrial se considere sustentável deve, primeiro, atender alguns requisitos. 

O que a logística tradicional tem de diferente?

Como já foi citado anteriormente, o objetivo da logística sustentável é garantir a armazenagem, circulação e distribuição dos produtos até o seu recebimento por parte do cliente final. 

No mesmo tempo, é necessário garantir também a otimização dos recursos naturais que são utilizados nesse processo. Portanto, é necessário que algumas implementações sejam feitas, como:

  • Plano de redução de emissões de C02;
  • Diminuição de gastos com recursos naturais nas atividades produtivas;
  • Economia no uso de combustíveis fósseis;
  • Otimização das rotas de transporte;
  • Manutenção preventiva dos veículos;
  • Coleta e distribuição noturna;
  • Modernização da frota;
  • Gestão de relacionamento na logística;
  • Treinamento de motoristas;
  • Otimização da eficiência energética dos combustíveis;
  • Planejamento para praticar o descarte correto de resíduos;
  • Contratação de mão-de-obra local.

Por fim, há também a necessidade de adotar medidas que possam garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários e da população que reside no entorno da fábrica, empresa ou indústria. 

Quais as vantagens da logística sustentável?

Ter uma preocupação com o meio ambiente representa, logicamente, a imagem de que a sua empresa está, realmente, preocupada com as condições climáticas que, nos últimos anos, vem sofrendo diversas alterações, envolvendo até mesmo esforços para o resgate de flora e outras estruturas naturais. 

Atitudes sustentáveis representam, para o mercado, que o seu negócio está em consonância com os tratados firmados, se preocupando em colaborar com os acordos mundiais. 

Além disso, empresas que adotam essa iniciativa, há grandes chances de que o governo local possa realizar alguns investimentos. Ou seja, se a sua empresa está disposta a colaborar com a preservação do meio ambiente, é possível, sim, que o governo possa te ajudar com alguma iniciativa. 

Outro ponto em relação a esta escolha, é o posicionamento da sua empresa no mercado. 

Com a valorização cada vez mais crescente de iniciativas sustentáveis, o público tem uma maior afinidade e tende a realizar as aquisições com negócios que implementem medidas que possam, de alguma forma, proteger o meio ambiente. 

No mais, devemos dizer também que a aplicação da logística sustentável não se limita, apenas, aos recursos naturais, mas sim, na otimização de toda a cadeia. 

Isto é, em uma armazenagem logística, a sustentabilidade não se baseia, apenas, em saber utilizar recursos naturais ou descartar resíduos da maneira correta. 

Portanto, é possível ganhar mais eficiência, reduzindo os custos totais da produção, o que estará contribuindo não apenas com uma vantagem competitiva, mas também, com uma margem maior de lucratividade. 

Através dessa melhora do sistema de logística, com o tempo, é possível notar melhoras significativas no sistema de entrega e, com isso, sua taxa de fidelização de clientes aumentará. 

Como implementar?

Quando se trata do setor privado, é necessário dizer que não há um modelo específico a ser implementado, de forma que cada organização tenha liberdade para montar o seu Plano de Logística Sustentável (PLS). 

Claro, esse plano deve ser montado visando se encaixar, da melhor maneira possível, na rotina da organização. Assim, há aberturas melhores para se adequar à realidade do negócio e suas particularidades. 

Portanto, não existe uma metodologia padrão a ser aplicada, entretanto, existem formas tangíveis de mensurar resultados e determinar suas análises no PLS. 

Nesse planejamento, você pode envolver alguns pontos interessantes para tornar o seu documento ainda mais elaborado. Os pontos são:

  • Capacitar os funcionários para compreenderem a importância da logística;
  • Investir em estudos e recursos para otimizar a logística;
  • Desenvolver um plano de metas de redução de desperdícios;
  • Criar um cronograma de manutenções preventivas;
  • Obter certificados, como o ISO 14001;
  • Adotar tecnologias limpas;
  • Implementar uma gestão de resíduos eficiente;
  • Contribuir com o desenvolvimento local, impulsionando a economia;
  • Agilizar os prazos de entrega;
  • Empregar o rastreamento em tempo real do transporte de carga. 

Por fim, mas não menos importante, é ponto que se trata de otimizar a gestão de transportes, considerando a opção de contratação de empresa especializada, principalmente quando se trata de entregas emergenciais. 

Assim que você tiver um Plano de Logística Sustentável, é possível criar iniciativas que possam auxiliar não somente na criação de um ambiente que respeite o meio ambiente, mas que também possa melhorar os resultados a curto prazo e a longo prazo da empresa. 

Nesse processo, claro, serão criados objetivos de mensuração para conferir os avanços da implementação. 

Portanto, podemos concluir este artigo com o fato de que a logística sustentável pode, facilmente, oferecer uma série de vantagens para o seu negócio, principalmente se o seu objetivo é ter uma imagem mais positiva no mercado. 

Espero que tenha gostado do artigo sobre Sustentabilidade na gestão de estoque e logística da sua empresa
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Dicas separados exclusivamente para você

Separamos especialmente para você

Go up