5 benefícios de utilizar Google Analytics

Você é empreendedor(a) e usa a internet para fechar negócios? Então, precisa ter bons conhecimentos sobre o Google Analytics!

O marketing digital demanda um certo grau de monitoramento para dar realmente certo. E esse monitoramento se faz usando ferramentas como o Analytics.

Ele é uma interface que reúne dados específicos sobre páginas da web, como:

  • Origens de acesso;
  • Taxa de rejeição;
  • Quantidade de tráfego orgânico;
  • Tempo de permanência e outros.

No texto que segue você vai saber quais são os propósitos do Google Analytics, como usá-lo com qualidade, quais métricas são relacionadas a ele e os benefícios de adotá-lo!

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O que é Google Analytics?

Trata-se de um serviço de monitoramento gratuito desenvolvido pela gigante Google. A plataforma é própria para estudar público-alvo.

O Analytics organiza uma série de dados (como aqueles que citamos acima e muitos outros) em relatórios que a fábrica de cadeira recepção escritório pode acessar a qualquer momento – desde que instale a ferramenta no site ou blog, é claro.

Quem tem acesso a informações de navegação, acesso e comportamento de usuários tem praticamente tudo o que precisa para manter a audiência satisfeita.

Essa já é uma primeira vantagem de usar o Analytics sistematicamente. Mas há mais pontos positivos, veja!

Por que utilizar o Google Analytics?

Se você compreendeu para que serve, mas ainda não sabe por que deveria integrá-lo à instalação de sprinklers, continue a leitura.

O Google Analytics, quando bem utilizado, se revela uma arma secreta e tanto no acompanhamento de leads e clientes!

Conhecer as fontes de tráfego

De onde vem a maioria dos seus visitantes? Links patrocinados, postagens em redes sociais, pesquisas orgânicas?

Se você não tem uma resposta para essa pergunta é sinal de que o Google Analytics está fazendo falta na sua empresa...

Entender de quais formas as pessoas chegam à loja de material elétrico industrial é importante para ter uma base sólida sobre o comportamento de cada cliente.

A partir daí, você consegue elaborar maneiras mais eficazes de engajar mais pessoas!

Descobrir dados demográficos

Outro elemento fundamental de toda e qualquer relação comercial: saber com quem você está falando.

Ou seja, de que cidade, estado e/ou país ela fala, qual é o idioma dela, o gênero e a faixa etária, entre outros dados.

Tudo isso pode ser usado com qualidade na segmentação de campanhas virtuais divulgando cuidador de idosos 12x36, inclusive!

Identificar os conteúdos mais populares

O marketing digital pode ser um grande esforço de tentativa e erro. Nem sempre sabemos o que vai dar certo, não é?

O Analytics também ajuda nesse quesito!

A plataforma lista os links com melhor desempenho com base em critérios como tráfego, tempo de permanência na página, quantidade de cliques e conversões.

Saber o tempo que os visitantes gastam com você

Tempo é dinheiro – essa máxima é ainda mais verdadeira quando o assunto é marketing digital.

O tempo que uma visitante leva para acessar a página da sua marca e ler um post sobre scanner de bancada diz muito sobre a qualidade do seu marketing de conteúdo e do seu site como um todo.

Nem sempre um número alto de visualizações é um bom sinal. No caso de textos mais longos, vale mais poucos leitores passando bastante tempo no site que o contrário, por exemplo.

Em todo caso, ter acesso a essa métrica é importante para validar as estratégias de comunicação e ter certeza de que você está atendendo às expectativas do cliente.

Ficar ciente da jornada do consumidor

A conversão não deve ser o único foco da indústria especializada em chapa de gesso acartonado.

Para alguém ser convertido, ele passa por várias etapas anteriormente: é a chamada jornada do consumidor.

Há vários modelos de funil de vendas que organizam essa jornada. Mas, no geral, o consenso é o seguinte:

Primeiro, um usuário busca resolver um problema e toma conhecimento de um produto ou serviço que tem o potencial de resolvê-lo.

Depois, ele pesquisa mais sobre o produto e começa a consolidar a vontade de compra. Finalmente, ele resolve fechar a aquisição. E aí, cabe à loja fazer um pós-venda de qualidade para que o comprador seja fidelizado.

O Google Analytics oferece informações suficientes para que a loja mapeie toda essa jornada!

Como usar o Google Analytics?

Agora você tem uma boa percepção das múltiplas utilidades do popular GA. Falta, ainda, entender como utilizá-lo da melhor forma.

E é muito fácil.

Toda essa capacidade de coleta de dados é realizada a partir de um código Javascript: basta o escritório de medicina do trabalho clínica gerá-lo e copiá-lo no corpo do site.

Acesse o site analytics.google.com para se cadastrar com uma conta Google e gerar esse código.

Você pode contar com o auxílio de plugins específicos para fazer essa integração. O WordPress possui vários perfeitos para a tarefa.

Quais são as principais métricas do Google Analytics?

Pela quantidade de informações que o GA contempla, você deve imaginar a quantidade de métricas que o aplicativo contém.

Conheça as principais nos tópicos abaixo!

Número de acessos

O nome é autoexplicativo. Essa métrica contempla dois fatores distintos: os visitantes únicos (ou seja, que acessaram o site uma única vez) e as visitas totais, que incluem visitas de um mesmo usuário.

É muito importante calcular o número total de acessos. É uma métrica eficiente para mensurar o sucesso do seu blog ou site.

Além disso, pode ser instrumental na hora de avaliar a quantidade de visitantes que saem do site sem realizar uma única compra.

Sessões

As sessões correspondem a uma visita contando com cada ação que o visitante executa na marca de quadro elétrico industrial.

Ou seja: compras, cliques, páginas visitadas, comentários postados... Tudo isso conta como parte de uma sessão quando é realizada pela mesma pessoa.

Taxa de rejeição

Quando alguém entra na sua página e sai minutos depois sem completar nenhuma ação, essa pessoa entra para as estatísticas da taxa de rejeição (ou bounce rate, em inglês).

Ter uma taxa muito alta é sinal de que o site precisa ser reformulado, pois não está engajando os leads como o planejado.

Novas visitas

Toda empresa tem que trabalhar em um equilíbrio entre novos clientes e clientes já convertidos.

A métrica de novas visitas identifica a quantidade de acessos que foram realizados por pessoas que nunca haviam entrado no seu site antes.

Quando a porcentagem é baixa, quer dizer que os consumidores tradicionais estão dominando os acessos (o que é bom), mas está havendo problemas na conversão de pessoas novas.

5 benefícios que o Analytics pode proporcionar

Se você ainda não se convenceu com total certeza de que o Google Analytics é diferenciado, ainda não pare de ler.

Venha conferir as 5 vantagens mais notáveis da ferramenta para qualquer empreendimento!

  1. Conhecer o público mais de perto

Nunca é demais salientar o quão fundamental é saber com quem você quer se comunicar – e se esse esforço está rendendo resultados ou não.

Com o Analytics fazer essa verificação é muito prático e rápido. Por isso essa ferramenta é tão famosa em vários ramos.

  1. Obter insights

Nenhuma ideia valiosa cai do céu. O empreendedor precisa estudar, avaliar o mercado e o posicionamento da própria marca para ter insights incríveis.

O Google Analytics ajuda muito nessa hora. A visualização das métricas em um painel de controle fácil de navegar contribui bastante.

Ou seja, se você está interessado em expandir seus mercados, mas não sabe por onde começar, experimente fazer a instalação do GA!

  1. Aumentar o ROI

O chamado Retorno sobre Investimento é um dos dados mais vitais para preservar a saúde financeira de qualquer negócio.

Com o Analytics em mãos, você identifica quais estratégias dão certo e quais não dão. A médio e longo prazos isso se traduz em mais economia – e em um ROI mais positivo.

Afinal, quando o time sabe exatamente onde alocar recursos, tomar as decisões erradas fica bem mais difícil.

  1. Cuidar de cada canal

Quantas plataformas você utiliza para divulgar sua empresa? Google Ads, Facebook, Instagram?

O Analytics comporta integrações com várias tecnologias da Google, o que é especialmente vantajoso no momento de coordenar cada canal.

  1. Definir metas

À medida que o Analytics reúne dados do seu site, você consegue obter uma visão panorâmica de tudo o que está acontecendo no marketing digital.

A partir daí, é um passo para calibrar as expectativas e elaborar novos objetivos com a intenção de crescer e se desenvolver.

O uso de tecnologias como o Google Analytics já é indissociável do marketing digital. E nós explicamos em detalhes as razões disso nesse texto! Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre 5 benefícios de utilizar Google Analytics
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Google separados exclusivamente para você

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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