5 estratégias de Business Intelligence e seus benefícios

Entender o Business Intelligence e como utilizá-lo nas estratégias da sua empresa. Com o crescimento do volume de dados e necessidade de analisá-los, saber aplicar as técnicas de BI para desenvolver as atividades com eficiência.

A nova moeda de troca do mercado são os dados e com a LGPD em vigor, hoje se tem muito claro como as empresas utilizam as informações. No entanto, para que os dados se transformem em algo valioso para o seu negócio é necessário saber colocar o Business Intelligence em prática.

Sistemas, softwares e ferramentas de Business Intelligence são muito populares e têm sido utilizados por diversas empresas que desejam trabalhar com análise que ajudam no planejamento e na tomada de decisões.

Clique e saiba mais +

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence é um conjunto de técnicas e estratégias que são aplicadas pelas empresas visando analisar os dados obtidos e assim implementar melhorias na tomada de decisões, tornando-as baseadas em soluções mais concretas.

O BI inclui ferramentas, aplicativos, infraestrutura e ótimas práticas que possibilitam o acesso e análise dos dados para assim conseguir melhorar e otimizar as decisões relacionadas ao desempenho das atividades.

As estratégias de BI ajudam a resolver uma dúvida e um desafio muito comum: como as empresas de sistema de aterramento podem analisar dados com rapidez para descobrir ações e a partir disso propor soluções que agregam uma vantagem competitiva?

O Business Intelligence é importante nos negócios, chegando a ter a mesma relevância que a área financeira, RH (Recursos Humanos) e marketing.

Qual a relevância do Business Intelligence?

Acompanhar e analisar as operações da sua empresa permite ter condições para fazer manutenções de qualidade e oferecer condições melhores para as equipes trabalharem.

O Bi permite que as empresas de instalação industrial elétrica a capacidade de direcionar seus recursos para os setores mais críticos do negócio e também priorizar os clientes e áreas que geram mais resultados.

Ter o controle dos dados e um suporte na tomada de decisões usando o Business Intelligence é algo relevante pelos seguintes motivos:

  • Permite tomar decisões mais racionais para o negócio;
  • Capacidade de entender quais clientes são mais lucrativos para a empresa;
  • Identificar custos que são desnecessários;
  • Analisar desvios que ocorrem nos processos de produção;
  • Acompanhamento das tendências de vendas das campanhas.

Ter um suporte efetivo e com um grau considerável de automação, a empresa pode ter um processo de coleta de dados mais simples e rápido, com compilações eficientes e deste modo os profissionais podem acompanhar os números-chave que são considerados básicos.

Com uma análise de dados mais otimizada, os colaboradores podem ter mais tempo para executar outras atividades, propondo melhorias e gerando valor.

Basicamente, as empresas que investem em Business Intelligence estão precisando de tomar decisões certas no momento certo.

Vantagens do Business Intelligence

Os investimentos em BI nos negócios de instalação de calhas pode render muitos benefícios como:

  • Ajuda a corrigir e reduzir os erros;
  • Oferecer a melhor experiência ao cliente;
  • Otimização de falhas nos processos;
  • Processos mais rápidos;
  • Funcionários mais satisfeitos e motivados;
  • Aumento da receita;
  • Possibilidade de identificar oportunidades;
  • Redução de custos;
  • Maior conhecimento do público-alvo;
  • Melhora a receita.

O que esperar de uma empresa que aplica o Business Intelligence?

A tomada de decisão não é o único benefício em utilizar o BI. Pesquisas de novas oportunidades, economia com relação aos custos, correção dos processos internos são apenas alguns dos ganhos que podem ser aproveitados com o Business Intelligence.

Os sistemas de BI ajudam no acompanhamento dos dados, mas precisam vir com um contexto. E o que isso significa?

Comparar dados atuais com os mais antigos, por exemplo, não é suficiente. É importante que o sistema ofereça explicações sobre fatores que podem influenciar mudanças nas vendas, atendimento, entre outros setores.

Como realizar uma estratégia de Business Intelligence?

O Business Intelligence é compreendido como o meio para alcançar a inteligência competitiva. O BI é muito relacionado ao segmento de tecnologia da informação pelo fato de envolver algum software ou base de dados.

O BI é um processo baseado em tecnologia que visa analisar os dados e a partir disso, coletar informações que facilitam a rotina de CEOs, empresários e executivos quando o assunto é decisões.

Com o apanhado de dados, os profissionais podem preparar essas informações para gerar relatórios, comparativo de dados, painéis e outros modos que permitem entender os resultados analíticos, assim os tomadores de decisão da empresa podem agir a qualquer momento visando o melhor para o negócio.

Uma informação importante que os empreendedores devem saber é que o Business Intelligence não se resume a uma única plataforma ou técnica utilizada. 

É muito sobre as capacidades e possibilidades de medir e acompanhar os negócios. Para isso, as informações da empresa de instalação de energia solar precisam ser estruturadas e acessíveis de forma que os usuários possam usufruir bem delas.

Para realizar algumas estratégias de BI é necessário ter bem definido alguns detalhes como:

Organização administrativa

O suporte para tomada de decisões não é sempre completo e nas empresas em constante crescimento, por exemplo, os requisitos mudam sempre e muitas vezes os recursos e necessidades são limitados.

Esse desafio exige das empresas que realizam a venda de extintores uma grande demanda quando o assunto é organização e gerenciamento eficiente que geram apoio aos negócios na execução de soluções, seja em novos requisitos ou nos que precisa de alteração.

Propriedade

A empresa precisa ter uma propriedade bem definida nas questões que envolvem apoio nas decisões. Quando não há uma boa propriedade, as condições e suporte nas decisões diminuem e isso pode prejudicar a companhia.

Capacidade técnica

O BI exige um excelente acesso à alta capacidade computacional, ou seja, uma plataforma técnica bem dimensionada para conseguir avaliar um grande volume de dados.

Armazenamento de dados

O armazenamento de dados depende de uma plataforma bem estruturada, por exemplo, data warehouse onde todas as informações estruturadas ficam reunidas.

Seja essa ou outra plataforma, independente da escolha da empresa, o modelo deve ser claro e objetivo.

Apresentação e visualização

As informações apresentadas e consumidas pelos usuários exigem o uso de plataformas e tecnologias.

Por isso, quando se fala em Business Intelligence, os termos back-end e front-end que consiste na capacidade de armazenamento, cálculo e estruturação são separadas das ferramentas que fazem a verdadeira apresentação aos usuários.

5 estratégias de Business Intelligence

Algumas estratégias de BI que podem ser implementadas nos negócios são:

  1. Utilize o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma técnica muito importante no marketing digital, utilizada para atrair novos clientes. Esse método pode ser usado para chamar atenção do público para produtos ou serviços, sem a necessidade de mencioná-los.

Deste modo, o seu empreendimento de cuidador de idosos juiz de fora pode construir um relacionamento entre cliente-empresa com base na produção de conteúdo relevante que geram valor para as pessoas.

Dessa maneira, a empresa consegue ganhar a confiança dos clientes que ao reconhecer a credibilidade da marca, podem ter vontade de iniciar processos de negociações até a venda se concretizar.

Nessa situação, o Business Intelligence pode ajudar na avaliação da concorrência, do comportamento e perfil do cliente e assim, aumentar as soluções de desenvolvimento das estratégias de conteúdo.

  1. Avaliar o desempenho das suas estratégias

Com o BI você pode avaliar suas estratégias para o setor de marketing, ou seja, entender melhor o comportamento do cliente, o desempenho do site, redes sociais e principais canais da empresa.

O acompanhamento das informações tem um papel importante, pois quanto mais você analisar, maiores são as chances de corrigir os erros e criar estratégias mais assertivas.

  1. Mantenha sempre a sua equipe engajada

Não deixe o BI restrito apenas aos profissionais de tecnologia da informação que atuam no seu negócio de forno de lastro com vapor.

Democratizar a ferramenta e permitir que colaboradores de diferentes setores tenham o acesso é uma excelente estratégia que ajuda no engajamento das equipes.

Já que a análise de dados acontece em tempo real, ter a participação de pessoas de diferentes áreas são formas de ter novos insights que ajudam no crescimento da empresa.

  1. Defina os principais objetivos

Ter objetivo é fundamental para percorrer um caminho e chegar aos resultados que deseja. E quando o assunto é negócios, os objetivos são variados, indo desde aumento nas vendas até conquistar um determinado número de clientes.

Independente do objetivo do seu empreendimento painel para câmara frigorífica, o Business Intelligence pode ser um grande aliado para ajudar na definição de objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para o negócio.

  1. Escolha KPIs adequados

As ferramentas de BI conseguem gerar diversos relatórios sobre os processos da empresa. No entanto, as informações adequadas para o crescimento do negócio não dependem de quantidade e sim de qualidade.

Ao utilizar o BI na sua empresa, é importante escolher bons KPIs (Indicadores-chave de Desempenho) e focar neles, porque, ao dar atenção a esses indicadores, você pode identificar os problemas e assim pensar em soluções que ajudam a melhorar os gargalos da sua empresa.

Portanto, o Business Intelligence é muito importante nas empresas, porque ajuda a obter informações valiosas que ajudam em melhorias, no crescimento do negócio, mas também a entender melhor os processos e clientes.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre 5 estratégias de Business Intelligence e seus benefícios
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Dicas separados exclusivamente para você

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Separamos especialmente para você

Go up