Assessoria financeira x BPO financeiro x consultoria: entenda as diferenças e como essas áreas podem ajudar a sua empresa

Toda empresa precisa cuidar adequadamente do capital investido, desde acertos materiais até a contratação de mão de obra qualificada, por isso é preciso saber escolher entre assessoria financeira e BPO financeiro e consultoria como decisão acertada para otimizar esse gerenciamento.

Muitas vezes, em início de carreira, dentro de uma empresa nova no mercado, um empreendedor pode ter de prezar pela economia para estabelecer o negócio, sem abrir mão de profissionais para cuidar da burocracia e qualidade dos processos. 

Apesar disso, boa parte acaba recaindo sobre a responsabilidade do setor financeiro. 

ou ainda, sem verba para garantir uma equipe própria mas assegurar o controle fiscal, a saída é contratar empresas terceirizadas, ou mesmo profissionais autônomos, para atender às necessidades da melhor forma possível.

Por isso é preciso entender o que se trata de assessoria financeira, BPO financeiro e consultoria financeira para empresas, e como isso pode ser uma solução definitiva para trilhar o caminho do sucesso no mundo dos negócios. 

Clique e saiba mais +

O que é terceirização de processos de negócios?

Uma BPO (Business Process Outsourcing), ou terceirização de processos de negócios, é uma prática de negócios na qual uma organização contrata um provedor de serviços externo para executar uma função ou tarefa essencial de uma empresa.

Uma organização que realiza banho de prata, por exemplo, pode contratar outro negócio para esses serviços depois de identificar um processo que, embora necessário para as operações, não faz parte da proposta de valor central. 

Esta etapa requer uma boa compreensão dos processos dentro da organização e um forte gerenciamento de negócios.

Muitas organizações consideram processos que são executados da mesma forma ou de maneira semelhante (de empresa para empresa) auxiliando na administração, como folha de pagamento, balança comercial e contabilidade. Esses são os bons candidatos para o BPO.

Como esses processos geralmente não diferenciam uma organização da outra, os executivos das empresas geralmente determinam que há pouco valor em ter uma equipe própria para realizá-los, podendo concentrar a contratação em profissionais voltados para a atividade fim ou funções mais decisivas e criativas.

As empresas calculam que a terceirização desses processos para um provedor especializado neles pode gerar melhores resultados, otimizando o orçamento e permitindo uma operação qualificada.

O que é uma consultoria financeira?

Consultores financeiros trabalham com os clientes para entender melhor os ativos do negócio e o que os profissionais desejam que esses ativos façam por eles no futuro. 

Por exemplo, se um cliente deseja poupar para a aposentadoria, mas não sabe como, um consultor financeiro pode recomendar o tipo de conta de aposentadoria a ser usada, sugerir investimentos específicos e responder a perguntas sobre quanto economizar, ou mesmo quais os melhores investimentos na empresa para proporcionar isso.

Da mesma forma, essa orientação pode ser direcionada para desenvolver o negócio, promover uma franquia, ou quaisquer que sejam os objetivos com relação ao crescimento do negócio.

Dependendo da especialização, histórico e nível de certificação, os consultores financeiros podem ajudar os clientes com necessidades mais especializadas, como preparação de impostos e seguro.

O que faz uma assessoria financeira?

Empresas voltadas para a assessoria financeira têm como finalidade analisar todo o quadro da vida financeira de um cliente, incluindo:

  • Ativos;
  • Despesas;
  • Dívidas;
  • Receitas.

Dessa forma, a assessoria financeira pode ajudar os clientes a determinar quais objetivos e metas que podem ser considerados para promover o negócio e qual a viabilidade de cada ação.

As empresas que oferecem serviço de assessoria financeira possuem as devidas licenças e também podem gerenciar os investimentos de seus clientes, tanto físicos quanto jurídicos.

Os tipos de serviços que se recebe de uma assessoria financeira também dependerá do tipo de consultoria com quem o cliente trabalha. 

Existem três opções principais para pessoas que procuram uma assessoria financeira, são elas:

  1. Robôs assessores 

Com a tecnologia vigente, os robôs assessores fornecem gerenciamento de portfólio com baixo preço de investimento.

Se o cliente estiver interessado em investir, mas não quiser gerenciar o portfólio de investimentos, uma assessoria de robótica pode fazer isso.

Alguns assessores robóticos também oferecem serviços e ferramentas de planejamento financeiro.

  1. Planejamento financeiro online 

Os serviços de planejamento financeiro online oferecem gestão de investimentos e outras formas de consultoria financeira, como pagamento de seguro de carros valor dentro estabelecido pelo mercado. 

Se uma empresa precisar de um planejamento financeiro mais abrangente do que apenas gerenciamento de investimentos, assessores financeiros online podem ter um custo mais baixo do que os assessores presenciais ou processos de visitação planejada.

  1. Fácil acesso a particularidades

Assessores financeiros pessoais tendem a ser os mais caros, mas desenvolver um relacionamento com o mesmo consultor por muitos anos pode ser benéfico. 

Um assessor pessoal pode conhecer a personalidade de um cliente, toda a família e a comunidade ao qual está inserido, bem como todo o contexto no qual o negócio está inserido, compreendendo melhor as oportunidades e riscos.

Isso pode fazer toda a diferença no direcionamento e gerenciamento do negócio, além de tornar um porto seguro e de conforto quando se está comprando um estabelecimento, economizando para a aposentadoria ou realizando um novo projeto. 

Diferenças entre os serviços para o setor financeiro

O BPO no setor financeiro  ajuda a reduzir as ineficiências nas operações e elimina a necessidade de se associar a um provedor de serviços terceirizado para gerenciar os processos de negócios de:

  • Contabilidade,
  • Finanças;
  • Recursos Humanos;
  • Upselling;
  • Venda cruzada.

Os BPOs oferecem uma proposta de valor comercial significativa, sendo a principal a melhora da eficiência operacional e a redução de custos.

No caso de consultoria e assessoria financeira, os serviços ajudam outras pessoas a tomar decisões financeiras, principalmente decisões de investimento. 

Muitos profissionais que atuam na área são especialistas em planejamento financeiro abrangente, que podem indicar investimento em reforma estrutural da empresa com a substituição do piso de concreto polido para garantir a segurança dos usuários, por exemplo.

Sendo assim, provavelmente precisará analisar a educação, a experiência e as certificações dos consultores e assessores financeiros para diferenciar qual é o certo para cada situação.

Dependendo das necessidades e objetivos, uma empresa ou um cliente físico pode querer trabalhar com um tipo específico de consultor ou assessor financeiro para ajudar a alcançar diferentes marcos que envolvem a vida financeira. 

O mesmo se aplica ao BPO, porém, com o fato de que esse tipo de serviço é amplamente voltado para o aspecto empresarial. 

Na verdade, é preciso ter em mente que o momento mais prático para contratar e escolher entre assessoria financeira, BPO financeiro ou consultoria será quando tiver dinheiro suficiente economizado para investir e conduzir as finanças para melhor. 

Quando se faz necessário um serviço financeiro?

Para responder a essa pergunta, é preciso afirmar que tudo vai depender das circunstâncias que uma empresa ou um pessoa física se encontra.

No caso de uma pessoa física, se ela tiver um portfólio de investimentos bastante simples, poderá usar uma assessoria contabilidade de baixo custo para gerenciar esses processos, caso não se sinta à vontade para fazer as operações sozinho.

Se os investimentos forem um pouco complexos ou então uma pessoa precisar de ajuda em outros tópicos além da gestão de investimentos, como planejamento imobiliário, ajuda fiscal ou pagamento de dívidas, pode valer a pena trabalhar com um consultor financeiro.

Além disso, pode ser uma boa ideia obter alguns conselhos de um consultor financeiro quando passar por grandes mudanças ou eventos na vida. 

Casar, ter um filho ou mudar de emprego são situações que podem ter sérias implicações para as finanças.

Assim, conversar com um profissional pode ajudar a navegar por essas mudanças e fazer ajustes dentro de um planejamento financeiro geral, reduzindo riscos e perdas consideráveis.

No contexto geral, e especificamente no caso de empresas, inclusive setores menores e/ou mais específicos, como uma assistencia tecnica Rinnai, os executivos podem optar pelo BPO por vários motivos. 

Essas razões variam de acordo com o tipo, idade e tamanho da organização, bem como as forças do mercado e as condições econômicas, visto que o serviço consegue direcionar as ações, estratégias e serviços conforme a demanda e necessidade da empresa.

Aspectos a serem considerados, escolha e atividades

Empresas iniciantes, por exemplo, muitas vezes precisam terceirizar funções de back office e front office porque não possuem recursos internos para realizá-las.

Uma empresa estabelecida pode optar por terceirizar uma tarefa de automatização industrial que estava realizando após determinar que um provedor de serviços terceirizado poderia fazer o trabalho com um custo mais baixo, por exemplo.

Especialistas em gerenciamento aconselham os executivos da empresa a identificar funções que podem ser terceirizadas e, em seguida, determinar se a mudança dessa tarefa para um provedor de terceirização faz sentido.

A mudança para um fornecedor terceirizado também afeta as finanças da organização, assim como em termos de impostos corporativos e requisitos de relatórios.

A organização também pode precisar investir em novas tecnologias para permitir o bom fluxo de trabalho para o provedor terceirizado. 

A extensão e o custo dessa tecnologia dependem do escopo da função que está sendo terceirizada e da maturidade da infraestrutura tecnológica instalada em ambas as empresas.

Assim, os líderes de negócios devem considerar se um fornecedor deve lidar com todo o trabalho terceirizado ou se a contratação de vários fornecedores para as várias tarefas proporciona o melhor valor. 

Essas considerações devem levar a uma lista de requisitos, bem como a um escopo detalhado de trabalho para terceirização ou mesmo otimizações a serem implementadas no negócio, tudo isso com a orientação e as previsões para cada cenário.

Conclusão

Qualquer pessoa que tenha tentado gerenciar as finanças do próprio negócio sabe que há muitos desafios associados a isso. 

Da quantidade de papelada e burocracia, passando pelas regras e regulamentos complexos, bem como datas e normas que demandam atenção, cuidar das próprias finanças pode acabar custando tempo e dinheiro a longo prazo.

Por isso, é importante dizer que há muitos benefícios na terceirização financeira, sendo que o principal deles é que o empreendedor, independentemente de ser um que possui uma clínica especializada em cirurgia de vesícula ou um pequeno varejista de móveis, podem investir nesses processos de suporte.

Além disso, o profissional pode se concentrar em administrar os negócios sabendo que as finanças estão sob controle, otimizando os resultados.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Separamos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × três =

Go up