Yoast SEO: guia completo sobre como funciona e como instalar

Você já ouviu falar em Yoast SEO? Este é um plugin que facilita a identificação de SEO (mecanismos de busca em ranqueamento) e a utilização, possuindo integração com ferramentas como o wordpress.

Cada vez mais as empresas têm investido em blogs para a publicação de seu conteúdo. Mas, fazer com que seu site tenha sucesso, não é uma tarefa fácil. 

Existem vários desafios no processo, envolvendo desde uma melhora no ranking dos sites que aparecem no Google, até a conquista e fidelização dos clientes. 

Com isso, as duas ações que as empresas que desejam ter sucesso na internet devem prezar são: 

  1. Investimento em mecanismos de otimização de busca orgânica;
  2. Investimento em estratégias de links pagos. 

Neste artigo, focaremos na primeira possibilidade, direcionada ao SEO, que diz respeito a ações que melhoram páginas e conteúdos.

De modo geral, as empresas utilizam o WordPress para gerenciar conteúdos na internet. Por ser uma plataforma de código aberto, muitos plugins são disponibilizados pela plataforma e outros usuários para possibilitar materiais cada vez mais qualificados.

Exemplo disso é o plugin Yoast SEO, que contribui com o processo de adequação dos conteúdos para as diretrizes estabelecidas pelos mecanismos de busca, indicando quando o material está apresentando um bom potencial de ranqueamento.

No entanto, para tornar o uso da ferramenta mais qualificado, é preciso entender seu funcionamento, bem como conhecer as estratégias vinculadas ao uso do SEO, auxiliando na produção e publicação dos conteúdos. 

Diante dessa introdução, neste artigo falaremos sobre como é possível otimizar sua página por meio do uso dessa ferramenta, assim como quais as principais estratégias de SEO. 

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Baixe e instale o Yoast

O primeiro passo para quem deseja utilizar a ferramenta é baixar e instalar o plugin no site WordPress, uma tarefa muito simples e intuitiva.

Acompanhe o passo a passo a seguir para instalar o Yoast SEO e disponibilizar materiais mais qualificados em seu site.

Na Dashboard da sua página WordPress é possível localizar a coluna com a opção voltada aos plugins. Nesta aba, selecione "Adicionar novo”. 

Ao clicar neste botão, a ferramenta abrirá uma página com várias opções de plugins que podem ser instalados em seu site, conforme as necessidades identificadas na página que identifica o  preço câmara fria para cerveja, por exemplo.

Esses plugins, geralmente, facilitam a otimização do site, organizam o layout, agregam segurança diante de vírus, dentre outros objetivos e melhorias que podem ser implementados nos sites.

Para localizar a ferramenta, basta clicar em “pesquisar plugins” e digitar o nome do plugin “Yoast” para selecioná-lo.

A partir disso, basta clicar em instalar e, posteriormente, ativar o plugin em sua página no wordpress. 

Após a ativação, a ferramenta pode ser visualizada no dashboard e na página de criação de conteúdos.

No caso da dash, existe uma barra lateral em que é possível visualizar a opção de SEO, assim os demais plugins estão instalados em sua plataforma. 

Agora que você já sabe sobre como instalar o plugin em seu blog ou site, seja ele sobre dicas de decoração apartamento e reformas ou sobre despachante, poderá implementar estratégias de posicionamento mais efetivas.

Para isso, contudo, aprenda como utilizar a ferramenta no decorrer dos próximos tópicos.

Como utilizar o Yoast?

Para quem nunca utilizou o plugin, pode parecer complicado o uso da ferramenta, contudo, ela pode ser bastante prática e de fácil aplicação.

Contudo, é preciso ressaltar que não existe somente uma forma de configurar a ferramenta. Inclusive, existem alguns casos em que existe um plugin de SEO instalado nas plataformas de gerenciamento de conteúdo, como é o caso de sites em WordPress. 

Nesse caso, é possível importar as configurações desse plugin para o seu site, contribuindo para o aperfeiçoamento dos conteúdos. 

Isso pode ser feito a partir do botão “ferramentas”, que aparece na barra esquerda do site. Deste modo, é possível se apropriar da usabilidade e versatilidade da utilização do SEO em sua plataforma de forma simples, ágil e fácil de ser acompanhada.

Contudo, como o objetivo é configurar o Yoast SEO para a adequação dos conteúdos de blogs de escritorio virtual e de diversos outros segmentos, é preciso ressaltar que o processo de configuração pode ser feito ao clicar na opção SEO da ferramenta Yost configurando as diretrizes e avaliando os direcionamentos. 

Posteriormente, é possível definir e confirmar as configurações e, até mesmo, recuperar informações importantes do site.

Outras informações sobre o seu site podem ser configuradas em conjunto, nessa plataforma e, para o uso, geralmente é disponibilizado um campo com as orientações de SEO abaixo do campo de inclusão de conteúdos, trazendo orientações e regras para a otimização do material.

Ferramentas importantes para indexação do site

Além do Yoast SEO, existem outras ferramentas que podem ser implementadas em conjunto com a plataforma, ou mesmo que podem contribuir com a otimização e posicionamento do site, sendo importantes para ranquear conteúdos diversos, desde dicas para higienização de roupas até decapagem quimica para indústria.

Nesse sentido, dentre as plataformas importantes a primeira que é possível ressaltar é o uso de ferramentas para Webmaster. Além disso, para a devida verificação e otimização do site, é possível recorrer ao Google Search Console.

O processo de verificação por essa plataforma é semelhante a outras ferramentas, mas essa estrutura é consagrada como uma das principais para leitura, avaliação e indexação da página, sendo a mais popular.

Nesse caso, para uso da ferramenta é necessário abrir a plataforma em seu site wordpress e clicar em “gerenciar propriedade”. 

Depois disso, basta selecionar “verificar o site”. Nessa ação, é possível até mesmo linkar com a usabilidade do seu site ao Yoast. 

No caso do search, é possível incluir o domínio e realizar uma pesquisa, que indicará as melhorias necessárias à página e fornecerá um rastreador para a devida indexação da página.

Para otimizar ainda mais a utilização dessa ferramenta, é importante também pensar em aspectos ligados aos Títulos e Metadados. 

Na opção geral é possível realizar o monitoramento do site, assim como decidir como ele aparecerá nas páginas de resultados nos motores de buscas, indicando os termos-chave, por exemplo.

Essa ação, inclusive, é fundamental para que seu site consiga ter uma melhora no posicionamento dos buscadores durante as pesquisas dos clientes. 

Aspectos complementares e SEO

Além dessas ações, existem outras ferramentas que são importantes quando falamos acerca da melhora no ranking do SEO. 

Por exemplo, se você tem um site de fritadeira a gás, é fundamental escolher corretamente o título do post, os informativos encaminhados, as imagens usadas e desenvolver um material de qualidade sobre o item e outros eletrodomésticos, trazendo dicas para uma residência, por exemplo.

Nesse caso, é muito importante fazer uma análise do título e a posição da palavra-chave, pois afeta diretamente no ranqueamento e qualidade do material, assim como a busca do cliente por um determinado produto. 

Para o processo o Yost pode ser bastante útil, visto que ele apresenta diretrizes e sinais sobre a adequação do conteúdo aos algoritmos estabelecidos pelos buscadores.

Assim, existe um indicativo na ferramenta que indica o tamanho ideal do título, assim como o melhor posicionamento para a palavra-chave, o que pode influenciar na taxa de cliques em sua plataforma e na devida segmentação do material.

  1. Slug e URL

Uma questão importante nesse contexto é o slug, que representa o que aparece em sua URL, em um post, o que direciona e segmenta o conteúdo, podendo ser definida no campo do yost, sem a necessidade de replicar o título, possibilitando a otimização do endereço da página.

As palavras presentes na URL são importantes porque devem conter as palavras-chaves de buscas e taggear o conteúdo, além de apresentar características como: 

  • Ter menor dimensão/caracteres;
  • Não ter números e caracteres especiais.
  • Não misturar letras e números.

Para completar nossas dicas sobre a integração e o uso do Yoast em um site, seja de um Empresa de engenharia civil ou mesmo um blog sobre dicas de viagens.

  1. Meta Descrição

Outro aspecto que demanda atenção é a meta descrição, que afeta diretamente o SEO e contribui para o entendimento dos leitores sobre o conteúdo publicado.

Inclusive, as meta-descrições são responsáveis pelo aumento da taxa de clique em posts, pois contribui para o entendimento e atração dos internautas. 

Por isso, existe uma indicação de que a palavra-chave seja utilizada na meta descrição, pois isso faz com que o Google faça uma análise positiva do seu post, assim como o leitor identifica melhor a categoria do conteúdo.

O mais interessante é reunir um conjunto de ferramentas que podem estar integradas com o SEO e que favorecem o ranking de uma plataforma. 

Dessa forma, você consegue publicar seu conteúdo com bastante assertividade, fazendo com que o processo de publicação e monitoramento seja aprimorado. 

Por que investir em SEO?

Neste artigo, fizemos a apresentação sobre a ferramenta do Yoast, que pode ser instalada no WordPress para a melhorar as técnicas de SEO.

Ou seja, dos mecanismos e análises realizadas para promover o ranking de um site, como para uma página sobre controle tecnológico de concreto

Perceba que existe uma disputa para o ranqueamento, já que quanto mais um link aparece nos primeiros resultados/posições, maiores as chances de ele ser visto pelo cliente e receber links.

Essa busca por visibilidade ocorre porque a ação proporciona vantagens como:

  • Aumenta a visibilidade da página;
  • Agrega credibilidade e confiança;
  • Aumenta o número de vendas;
  • Atrai mais potenciais clientes (mais qualificados);
  • Traz destaque diante da concorrência. 

Diante disso, é possível compreender que ter um bom posicionamento no ranking do Google traz diversos benefícios para a empresa, processo esse que pode ser otimizado com o uso de ferramentas SEO, como é o caso do Yost.

Inclusive, essa é uma ação que pode ser feita por várias empresas para ter melhores resultados, seja para galpões de lona ou empresas da área do varejo, indústria, área médica, dentre outros. 

Nesse cenário, é muito importante que a empresa saiba que o SEO é uma estratégia orgânica, ou seja, que não exige pagamento, mas que envolve dedicação e atenção a diversos detalhes para um bom posicionamento, como os listados no artigo.

Ou seja, a escolha de palavras-chaves, do título, uma URL bem construída, inserção de legendas nas fotos, dentre outros aspectos é fundamental para o posicionamento, fatores direcionados, otimizados e adequados conforme algoritmos dos buscadores e avaliados pelo Yost. 

O Yoast é um plugin, que instalado em seu site, traz uma direção sobre como fazer isso da melhor forma possível, ou seja, como se apropriar das funcionalidades do SEO, de modo a trazer resultados positivos para a empresa. 

Nesse cenário, é importante que a equipe de marketing realize um planejamento de comunicação voltado às estratégias de SEO, inclusive aliadas a plugins, para melhorar o ranking e os resultados. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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