
Como o storytelling é uma maneira poderosa de criar conexões

Para você que é um empreendedor, um profissional de marketing, um escritor ou apenas alguém que busca se conectar com outras pessoas, o storytelling pode ser uma ferramenta eficaz para alcançar seu objetivo.
Ao contar histórias, você pode transmitir emoções, valores, e experiências de vida, tornando a mensagem mais memorável e envolvente. Além disso, a história pode ser adaptada a diferentes plataformas, como blogs, vídeos, redes sociais, etc.
Mas como você pode usar o storytelling para criar conexões? Vamos explorar isso juntos neste artigo!
O que é storytelling?
Em termos simples, storytelling é a arte de contar histórias. É uma técnica que existe há séculos e é usada para transmitir ideias, valores e emoções de uma maneira mais cativante. No mundo dos negócios, é uma ferramenta cada vez mais popular.
Empresas de ergonomia em SP, por exemplo, podem usar o storytelling para contar sobre seus produtos e serviços, como eles ajudaram a melhorar a vida dos clientes, ou como eles enfrentaram desafios e superaram obstáculos.
Ao usar essa técnica, as empresas podem humanizar sua marca, tornando-a mais acessível e próxima dos clientes, através da criação de uma conexão emocional, demonstrando que entendem seus problemas e estão lá para ajudá-los a resolvê-los.
Mas o storytelling não se limita apenas às empresas de ergonomia. Qualquer negócio, independentemente do setor, pode usar essa ferramenta para criar conexões com seu público e fortalecer sua marca.
Qual a sua importância para a propaganda?
Em vez de simplesmente fornecer informações sobre um produto ou serviço, o storytelling ajuda a envolver o público, contando histórias que geram identificação.
Se uma empresa realiza mapeamento com drone valor, ela pode usar a técnica para contar a história de como seu serviço ajudou a resolver um problema específico de um cliente, ou como a tecnologia de drones está ajudando a transformar um setor específico.
Essas histórias ajudam a destacar a empresa, demonstrando sua experiência e conhecimento no assunto, além de fortalecer o laço com o público-alvo.
Ao criar uma história, a propaganda pode ser mais memorável, levando a um maior engajamento do público e, em última instância, a um aumento nas vendas.
No entanto, é importante notar que o storytelling deve ser autêntico e relevante para o público-alvo. Se a história não for verdadeira ou parecer forçada, ela pode ter o efeito oposto, afastando o público e prejudicando a reputação da empresa.
Cativa o público
Um dos principais benefícios do storytelling na propaganda é sua capacidade de cativar o público. Ao contar uma boa história, a propaganda pode gerar um sentimento de identificação e engajamento no consumidor.
Uma empresa de extrusora de alumínio à venda pode contar, em uma campanha, a história de como sua tecnologia de ponta ajudou a melhorar a eficiência de uma empresa específica ou da indústria de alumínio.
Ao contar essa história, a propaganda se torna mais do que apenas um anúncio de produto, ela se torna uma experiência. E quando os clientes sentem uma conexão emocional com uma marca, eles tendem a ser mais leais e a recomendar a empresa para outras pessoas.
Portanto, se você está procurando uma maneira de destacar sua empresa, produto ou serviço, considere usar o storytelling em sua propaganda.
Aumenta a relevância da mensagem
Em vez de simplesmente apresentar informações sobre um produto ou serviço, o storytelling ajuda a contextualizar essas informações em um cenário relevante para o público-alvo.
Imagine um comercial contando como os serviços de uma empresa que faz projeto topográfico completo foram essenciais para ajudar a reconstruir uma área devastada por um fenômeno natural e devolver a moradia a milhares de pessoas.
Ao trazer o fator psicológico e emocional para a publicidade, o storytelling imbui a mensagem de significado e contexto. Sempre que os consumidores virem a necessidade de realizar uma obra, se lembrarão da importância da topografia.
O storytelling também pode ajudar as empresas a se destacarem em um mercado competitivo. As empresas podem se diferenciar da concorrência e destacar os principais benefícios do seu negócio de uma forma mais convincente.
Humaniza a empresa
Outro benefício do storytelling é que ele pode ajudar a humanizar a empresa. Muitas vezes, as empresas são vistas como entidades impessoais e distantes do público. No entanto, o storytelling pode mudar essa percepção, tornando a instituição mais próxima e humana.
Por exemplo, uma empresa de fiscalização de obras públicas pode divulgar o caso de um de seus inspetores, que foi além do seu dever para garantir a segurança dos trabalhadores e a qualidade da obra, destacando sua preocupação com o bem-estar do público.
Ao humanizar a empresa, a propaganda ajuda a aumentar a empatia pelos valores e objetivos da empresa e, consequentemente, aumentar a lealdade do cliente, melhorar a reputação da marca e diferenciá-la da concorrência.
Como aplicar o storytelling na sua comunicação?
Aplicar as técnicas do storytelling na comunicação da sua empresa pode ser uma maneira poderosa de envolver e conquistar seu público-alvo. Porém, é importante saber como fazê-lo da maneira correta para obter os resultados desejados.
É necessário definir o objetivo da história que você deseja contar e identificar qual é o público-alvo que você quer atingir.
Uma boa história deve ter personagens interessantes, um conflito claro e um desfecho que crie um impacto emocional no público. Dedique um tempo para estudar os elementos que compõem uma narrativa e analisar algumas peças publicitárias icônicas.
Para criar uma história envolvente, é importante que ela seja autêntica e transmita os valores e objetivos da empresa. A história também deve ser contada de maneira simples e direta, utilizando uma linguagem acessível ao público-alvo.
Uma vez que a narrativa tenha sido criada, é importante escolher a melhor forma de transmiti-la ao público. As redes sociais e os vídeos são uma excelente ferramenta.
Crie um personagem relacionável
Criar um personagem relacionável é essencial para uma história envolvente e eficaz. O personagem deve ser alguém com quem o público possa se identificar e se conectar emocionalmente.
Ao criar um personagem, é preciso pensar em sua personalidade, interesses e desafios. O personagem deve ser autêntico e realista, para que o público possa se ver na história.
Uma pesquisa extensa sobre as dores e desejos do seu público-alvo pode te ajudar a criar esse avatar de forma a torná-lo familiar aos consumidores.
Note que ele não precisa ser uma caricatura da sua persona. Se a sua empresa oferece cursos, por exemplo, o seu personagem pode ser um professor, que guia os consumidores na jornada de aprendizado sobre gaxetas tipo U e outros assuntos.
Em outro exemplo, a empresa que fabrica as gaxetas pode criar uma história sobre um mecânico que trabalha em uma oficina e precisa trocar as gaxetas de um motor. O mecânico é trabalhador, honesto e dedicado, e enfrenta desafios diários na sua profissão.
Ao criar um personagem como esses, as empresas transmitem valores como confiabilidade, qualidade e compromisso com o trabalho. O público pode se identificar com o mecânico e se sentir inspirado pela sua história de superação e sucesso.
Além disso, a empresa pode utilizar o personagem em diferentes formatos de comunicação, como vídeos institucionais, redes sociais e campanhas publicitárias.
Dessa forma, o público é levado a acompanhar a jornada do personagem e se conectar com a história da empresa.
Aplique técnicas de narrativa
Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para criar uma narrativa eficaz, como por exemplo, a estrutura de arco narrativo, a criação de tensão e suspense, a utilização de personagens complexos e o uso de imagens e metáforas. Mas, de forma geral:
- Comece com uma história pessoal;
- Crie tensão e conflito;
- Utilize metáforas e imagens vívidas;
- Faça perguntas e deixe o público curioso;
- Conclua com uma mensagem clara e impactante.
Para aplicar as técnicas, uma empresa que fabrica escada isolante conta uma história sobre um eletricista que precisa fazer uma manutenção em um poste de energia. A história pode ser dividida em três atos:
No primeiro ato, o eletricista e o problema são apresentados; no segundo, ele tenta subir, mas não consegue por causa do risco de choque elétrico; no terceiro, a empresa aparece com a escada que permite que o eletricista suba com segurança e faça a manutenção.
Ao utilizar essa estrutura narrativa, a empresa demonstra a importância da segurança no trabalho e da utilização de equipamentos adequados de forma que o público dificilmente esquecerá.
Trabalhe os elementos visuais
Os elementos visuais são outra parte importante do storytelling. Isso porque a imagem é capaz de transmitir informações de forma rápida e impactante.
Um distribuidor conexões Tupy pode utilizar imagens que mostrem as conexões em ação, sendo utilizadas em diferentes tipos de indústrias, além de recursos como infográficos, vídeos animados e ilustrações para tornar a história mais fácil de compreender.
Ao implementar os elementos visuais, é importante também levar em consideração a identidade visual da empresa. As imagens e elementos devem ser coerentes com a marca e ajudar a fortalecer a identidade visual da empresa.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial que as empresas busquem formas de se diferenciar e criar conexões emocionais com seu público-alvo. O storytelling se apresenta como uma ferramenta poderosa para atingir esse objetivo.
É preciso lembrar que o storytelling não deve ser visto como uma estratégia isolada, mas sim como uma forma de complementar as ações de marketing e comunicação da empresa.
Espero que tenha gostado do artigo sobre Como o storytelling é uma maneira poderosa de criar conexões
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