Design thinking: Como pode ser usado para criar soluções inovadoras
O design thinking se trata de uma palavra bastante popular no mercado atual, seja na área publicitária, de comunicação, chegando até o cenário decorativo. Tudo isso faz deste termo um conceito que parece não sair da boca dos profissionais de diversos segmentos.
E já que todo mundo fala sobre isso, é importante saber mais a fundo sobre o que se trata. Afinal, pode ser uma concepção capaz bastante útil aos seus negócios. Algo que normalmente, é verdade, levando em conta a alta aplicação desse conceito.
Isso ocorre também por causa da necessidade comum do mercado de chegar a soluções inovadores, seja por causa da própria concorrência acirrada que existe hoje entre as empresas ou pelo processo evolutivo cada vez mais dinâmico que vemos na sociedade.
Da mesma forma em que hoje alguém pode pesquisar sobre como comprar filme stretch direto da fábrica, a companhia responsável por esse tipo de venda pode se adaptar ao cenário digital, oferecendo aos serviços diretamente por meio de plataformas virtuais.
É por causa de coisas assim que sempre que um usuário busca por algo na internet, ele encontra um número cada vez maior de alternativas, todas elas disputando entre si para garantir a atenção desse indivíduo, passando a ser consideradas por possíveis clientes.
Com esse tipo de cenário à sua frente, é necessário para um negócio estar sempre buscando formas de atualizar sua empresa, seja em relação ao método de venda, à forma que divulga os seus serviços ou até mesmo ao design adotado em sua embalagem.
É com esse tipo de conceito que o design thinking fica responsável, buscando uma forma melhor de se oferecer ao público peças, como acoplamento flexível para CNC ou qualquer outro tipo de serviço que possa ser do interesse de uma certa audiência de clientes.
A questão aqui é que por tratar-se de um conceito de valor para os mais diversos tipos de empreendimentos, a sua aplicação também vem se tornando ampla. Então, é preciso compreender melhor o seu conceito para que seja possível trabalhar junto a ele.
E isso não se trata apenas da busca por melhores oportunidades, mas sim uma necessidade no mercado atual, em que ficar desatualizado pode prejudicar os resultados conquistados. Para evitar isso, é bom entender sobre o que é esse tal de design thinking.
Como funciona esse novo modelo de design?
Antes de tudo, é importante entender sobre o que nos referimos quando falamos sobre o design de algo, tratando-se no caso da criação ou desenvolvimento de algum tipo de projeto, principalmente em relação ao seu visual, como em seu formato.
O design thinking refere-se à forma em que esses designs podem ser criados, buscando uma forma criativa e complexa de realizar esses projetos, tudo para que seja possível chegar ao melhor resultado possível, considerando a meta por trás disso.
Dessa forma, esse tipo de prática pode ser vista como uma forma especial de se olhar para um problema, buscando por soluções inovadores por meio de uma atenção específica a como o conceito de design pode ser trabalhado por parte de uma companhia ou projeto.
Esse tipo de design pode ser visto aplicado aos mais diversos tipos de empreendimentos, até mesmo na criação de certos equipamentos, como mangueiras hidraulicas para tratores ampliando as suas oportunidades de venda no mercado.
Isso tudo é possível graças à maneira em que o design thinking pode estar associado ao resultado final a ser alcançado junto dos mais diversos tipos de componente, o que inclui:
- Embalagem;
- Campanha visual;
- Oferta de um serviço;
- Produto em si.
Uma série de elementos devem ser pensados da melhor maneira possível para que bons resultados venham a ser conquistados. Assim, é destacado a sua importância dentro do mercado moderno, facilitando o alcance a um melhor tipo de desempenho comercial.
Porém, para que seja possível se convencer no valor que existe em trabalhar com o design thinking, é importante para um negócio saber como atuar junto dessa ideia, principalmente graças ao impacto que esse design inteligente pode trazer a um negócio.
O impacto do design thinking junto à inovação
A busca por novas soluções é algo cada vez mais comum dentro do meio comercial, principalmente se levarmos em conta o alto número de ofertas que podem ser encontradas no mercado, bastando buscar na internet por balanceamento de hélice de ventilador.
Muitas são as companhias que podem trabalhar com esse tipo de serviço. Isso porque, estamos falando de um segmento mais fechado que é o da indústria, com tal situação tornando-se ainda maior quando falamos sobre mercado mais comuns, como o de alimentos.
Frente a isso, é importante contar com auxílio de uma estratégia diferenciada, sendo isso algo que pode ser aplicado por meio do design thinking, sendo uma prática que envolve o desenvolvimento de melhores soluções junto a qualquer tipo de produto ou serviço.
Tudo isso começa por meio de uma nova percepção de mercado que pode ser trazida por meio do design thinking, desenvolvendo novas maneiras para que um laboratório de ensaios elétricos possa atuar ou até mesmo ser visto junto ao seu público-alvo.
Ao olhar de maneira diferenciada para algo, em busca de desenvolver uma solução que fuja daquilo que já é possível de ser encontrado no mercado, maiores tornam-se as chances de sucesso de um empreendimento, o que destaca o valor dessa aplicação distinta de design.
Diante disso, após ser convencido sobre o valor que o design thinking pode trazer ao seu negócio, sendo algo capaz até mesmo de otimizar atividades específicas, como revenda válvulas mga, a solução agora é aplicar esse tipo de conceito ao seu negócio.
Como estimular soluções inovadores?
Através do design thinking, é possível responder. Sim, é verdade, mas o foco aqui é sobre como esse tipo de conceito pode ser aplicado junto ao seu projeto. Para garantir isso, é válido recorrer a algumas ações específicas, tais como:
Estimular a criatividade
Antes de exigir por resultados inovadores em seu negócio, é importante se perguntar, “o que eu faço para estimular esse tipo de resultado”?
Após esse questionamento, é possível otimizar o trabalho da sua equipe, induzindo à criatividade a esse time.
A realização de cursos, palestras e reuniões é importante nesse sentido, e o mesmo que pode ser dito sobre algo simples que é escutar os seus colaboradores.
Ao considerar a voz de cada um, é possível fortalecer a confiança do público para ser ainda mais ativo.
Realizar dinâmicas em grupo
Outro ponto que permite uma melhor aplicação do design thinking é por meio de um trabalho em equipe, chegando a soluções mais completas, tal como é possível a um time melhor performar em uma quadra com a segurança de uma tela alambrado ali.
Entre as práticas que podem ser úteis na criação de uma conexão entre a equipe, facilitando o alcance de um melhor desempenho de forma conjunta, é possível destacar a realização de brainstorming ou mapas mentais montados em um quadro.
A partir da troca de informações entre os participantes de uma equipe, é possível conquistar um melhor tipo de desempenho, sendo no fim esse o objetivo por trás da aplicação do design thinking.
Seguir etapas do design thinking
Por fim, para garantir o melhor desempenho por trás de um projeto, isso através da aplicação desse conceito de melhores soluções é importante seguir à risca todas as etapas que costumam estar associada a um projeto de design thinking, o que inclui:
- Imersão;
- Ideação;
- Prototipação;
- Desenvolvimento.
O ponto de imersão é aquele onde é necessário estudar da forma mais completa possível um assunto, facilitando o alcance de melhores resultados junto a um processo, algo que poderá ser visto através da etapa de ideação.
Tendo já algum projeto, como uma forma mais barata, mas que mantenha a mesma qualidade de um serviço de manutenção de disjuntores baixa tensão, por exemplo, é chegado o momento de tentar aplicá-lo, desenvolvendo então, um protótipo.
Logo após a realização de testes em cima desse seu projeto, garantindo que ele vá surtir melhor efeito possível junto ao seu público, é possível chegar na etapa final que é o desenvolvimento dessas novas soluções, garantindo assim, a sua aplicação no mercado.
A partir disso, é possível para um projeto alcançar um melhor desempenho dentro do seu segmento, adotando então, o design thinking como uma estratégia capaz de pensar em novas soluções para qualquer que seja o seu problema a ser resolvido.
Diante disso, para alcançar os melhores resultados possíveis, basta recorrer ao design thinking, sendo importante agir de forma ágil, reconhecendo que os mais diversos concorrentes já podem estar trabalhando com esse tipo de ideia em seus negócios.
Espero que tenha gostado do artigo sobre Design thinking: Como pode ser usado para criar soluções inovadoras
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Marketing separados exclusivamente para você
Separamos especialmente para você