Conheça mais sobre o Google AdWords e suas funções

O Google AdWords se tornou uma das principais plataformas dentro do universo dos negócios, permitindo que as marcas pudessem anunciar seus produtos e serviços com mais praticidade e otimização.

Antes da chegada da internet, das redes sociais e do marketing digital, as empresas divulgavam seus produtos ou serviços através de estratégias tradicionais, voltadas para o famoso marketing boca a boca.

Entretanto, com a chegada do marketing digital, das redes sociais e de todo o universo da internet, as pessoas e as empresas viram suas vidas virar de cabeça para baixo e mudar por completo a maneira como divulgavam seus produtos e serviços.

Dentre o surgimento de tantas plataformas que tinham como objetivo principal ajudar as empresas a crescerem no universo digital, o Google AdWords se consagrou como uma das principais e melhores nesse quesito.

Não é novidade para ninguém que o próprio Google já é uma plataforma influente e gigante, onde conseguimos encontrar tudo o que queremos e precisamos, desde uma bancada inox expurgo até mesmo o endereço de um local.

Entender isso é o primeiro passo para que a plataforma seja algo simples de se compreender, não apenas o seu conceito, mas também a sua importância e o seu bom funcionamento.

Muitas empresas investem milhões em campanhas publicitárias que não trazem bons relatos e colocam a marca como um todo em grande perigo, mas felizmente isso tem acabado com a chegada de plataformas como o Google Adwords.

Entretanto, alguns ainda não conhecem bem essa ferramenta e nem sabem como ela pode ajudar as marcas a divulgarem de forma mais assertiva o seu produto ou serviço, por isso hoje conheceremos mais sobre ela.

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O que é o Google AdWords e a sua importância

Que o Google é o melhor buscador de informações em todo o mundo estamos cansados de saber, não é mesmo? Seja para descobrir o custo de elevador para deficiente ou até mesmo a temperatura do dia, ele tem tudo o que precisamos e desejamos.

Por isso, a influência e potência da plataforma ganhou tanta notoriedade no mercado que não se limitou apenas ao buscador de informações, mas cresceu e trouxe outras vertentes da qualidade e acessibilidade do seu serviço.

E foi dentro deste cenário que nasceu o Google AdWords, que é mais conhecido pelo termo Google Ads, que nada mais é do que uma ferramenta do próprio Google que tem como objetivo principal ajudar as empresas a divulgarem sua marca na internet.

Como já sabemos, se queremos encontrar logo, fazendo uma pesquisa no Google, esse processo é a chance de uma marca conseguir se sobressair da concorrência e atrair novos clientes ao seu negócio.

Seja uma marca de tubos e perfis de alumínio ou até mesmo uma empresa que ofereça um serviço de limpeza, o Google tem espaço para todo e qualquer tipo de negócio e através do Google Ads é possível divulgar os mais diversos tipos de negócios.

A plataforma se tornou extremamente importante para as empresas, pois através dela é possível criar campanhas publicitárias e divulgá-las dentro do próprio Google para que você atraia cada vez mais pessoas para o seu negócio.

Talvez você já tenha pesquisado sobre algo no Google e encontrado um resultado onde aparece o termo “anúncio” antes dele. Esses são sites que usam o Google Ads para divulgar o seu site e fazer com que ele apareça nos primeiros resultados do buscador.

Há como fazer isso de maneira orgânica, ou seja, gratuitamente através de estratégias de SEO, mas o processo é minucioso e os resultados demoram para chegar, diferente do Google Ads, que consegue entregar bons resultados desde a primeira campanha.

Por exemplo, ao procurar por um bom eliminador de gotas em pvc, um usuário pode conhecer o seu site que está nos primeiros resultados do Google através da plataforma do Ads e levá-lo à sua página de compras.

Claro que para isso acontecer o Google passa por todo um processo de avaliação do seu site, assim como você precisa oferecer para ele informações relevantes sobre o seu produto ou serviço, o que iremos abordar a seguir.

Veja como funciona o Google Ads

O Google Ads funciona de uma maneira bem simples desde que a marca em questão seja a que entrega as devidas informações sobre o seu produto ou serviço e também saiba como estruturar a sua campanha na ferramenta.

O Google Ads é uma ferramenta paga, ou seja, para que o seu site, produto ou serviço seja divulgado, é preciso que você pague um determinado valor para que ele realize esse trabalho para você e traga novos clientes para o seu negócio.

Mas fique tranquilo que os valores estão longe de ser abusivos, pelo contrário, são preços bem acessíveis e que cabem no bolso de quem está começando o seu negócio agora e até mesmo aqueles que já faturam milhões.

Por exemplo, uma empresa de automação residencial áudio e vídeo pode investir de R$ 50,00 a R$10 mil na campanha de divulgação dentro do Google Ads, o que mostra o quão acessível ele é em relação ao preço.

Ao estruturar a sua campanha e pagar o valor que conseguir, o Google começa a fazer o trabalho de entrega do seu anúncio para pessoas que correspondem ao seu perfil de cliente e que podem se interessar pelo que você oferece.

Um dos requisitos durante a construção da sua campanha no Google Ads são informações referentes ao seu público-alvo, ou seja, as pessoas que você deseja alcançar e que tem mais chances de comprar de você, e essas informações podem ser:

  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Personalidade;
  • Característica física;
  • Comportamento;
  • Segmento mais consumido;
  • Região.

Tudo isso ajuda os algoritmos do Google, que são uma espécie de robôs que passeiam pelo sistema atrás de informações e resultados, a encontrarem as pessoas que correspondem a esses requisitos e que podem consumir de você.

Com isso, o Google começa a apresentar o seu serviço de elaboração de projeto de terraplenagem, por exemplo, para pessoas que seguem esses requisitos ou que pesquisam sobre algo relacionado.

Por exemplo, se uma pessoa pesquisar sobre terraplanagem, ela pode ser apresentada à sua campanha, pois ela segue uma palavra-chave do seu serviço e, provavelmente, pode converter esse usuário em cliente.

Sendo assim, entendemos como o Google Ads funciona, existem diversas outras ações realizadas pela ferramenta mas que apenas conhecendo-a é possível entender cada uma, de maneira resumida e objetiva, é assim que ele consegue ajudar as empresas na internet.

Vantagens de usar o Google Ads

Ao usar o Google Ads como uma estratégia para aumentar e melhorar seus resultados, muitas pessoas ficam em dúvida se realmente vale a pena e se essa ferramenta realmente traz bons resultados.

Por isso selecionamos algumas das principais vantagens dele para te provar a qualidade e eficiência do Google Ads, confira:

Poder de segmentação 

O Google Ads é uma ótima ferramenta para segmentação de público, seja de uma empresa de licenciamento ambiental simplificado ou até mesmo o de uma escola. Esse processo de segmentação te ajuda a se relacionar melhor com seus possíveis clientes.

Isso porque o processo de segmentação consegue atrair pessoas com características específicas para a sua marca, e é justamente o que o Google Ads faz com base nas informações que você entrega a ele.

Esse poder de segmentação te auxilia a ter por perto apenas as pessoas que têm mais chances de consumir o que você oferece, fazendo com que cada pessoa que chegue à sua marca seja valiosa e produtiva para os seus resultados.

Controle de investimento

Muitos empreendedores pensam que para ter sucesso é preciso gastar milhões de reais em campanhas publicitárias, mas com o Google Ads vemos que isso é um grande mito. É mais do que possível ter campanhas de sucesso por um preço bem mais em conta.

Assim como conseguimos uma manutenção elétrica em condomínios de qualidade e por um preço acessível, o Google Ads é uma ferramenta que permite não apenas um preço baixo, mas também um melhor controle do que se investe.

Isso porque você também consegue controlar e monitorar tudo o que investe na ferramenta para saber se está investindo muito para a sua condição ou se pode investir um pouco mais da próxima vez, facilitando sua rotina e o seu bolso.

Avaliação do ROI

O ROI é um termo do marketing digital que significa Return On Investiment, que em português significa Retorno Sobre Investimento. Sua função é mostrar para as empresas quanto elas estão tendo de lucro em comparação ao que investiram.

O Google Ads é um dos melhores para te ajudar com isso, pois através dele você consegue conferir tanto o valor que investiu em suas campanhas quanto o valor que ela te rendeu de lucro e faturamento.

Isso te ajuda a saber se a estratégia está rendendo bons resultados ou não, o que evita gastos desnecessários na marca e te ajuda a investir com mais consciência e tranquilidade.

Considerações finais

Dessa maneira o Google Ads será muito mais do que apenas uma ferramenta para você, mas um aliado da sua empresa, que poderá contar com uma plataforma que entrega resultados, controle e tranquilidade para suas campanhas serem um grande sucesso.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Conheça mais sobre o Google AdWords e suas funções
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Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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