Dicas para proteger o seu carro contra roubos e furtos

proteger

A violência vem crescendo nos últimos anos no Brasil, cada vez mais cresce a necessidade de proteger seus bens contra furtos e roubos. 

Há alguns anos os moradores do interior diziam ter medo de mudar para a cidade grande por conta da violência. Porém, atualmente o crescimento no número de furtos, roubos e assaltos cresce também nas pequenas e médias cidades. 

O ranking de cidades mais perigosas do país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, mostra que os 5 primeiros lugares são ocupados por cidades do interior do Nordeste e Norte do Brasil. 

Um dos tipos de violências das quais o brasileiro mais é submetido são roubos de carros. 

Segundo o IBGE, em 2021, o país teve 64 roubos de carros ou motos a cada 1 hora. É um número preocupante considerando que isso é o equivalente a um quinto de todos os veículos produzidos neste ano em território nacional.

Por esse motivo que as técnicas usadas por motoristas para tentar proteger seus bens evoluem sempre, passando pelo tradicional rastreador veicular até sofisticados sistemas de proteção via softwares.  

Algumas medidas, das mais simples, até as mais complexas, para proteção podem ser:

  • Atenção com as trancas;
  • Utilização de alarmes;
  • Blindagem;
  • Seguros automotivos;
  • Película para vidros;
  • Rastreadores.

É muito importante tomar decisões para a proteção do veículo. Manter um carro está além do pagamento de parcelas ou manutenção da estética.

Claro, a aparência também é importante, os apaixonados por carros optam sempre pelas melhores opções no cuidado, como o uso de micro pintura automotiva ou freios a disco para aumentar a segurança.

Mas além destes pontos é necessário atentar-se às opções disponíveis no mercado para redobrar a segurança anti roubo.

Clique e saiba mais +

Segurança do Carro Blindado

A proteção dada por um carro blindado é uma das maiores possíveis para carros de passeio ou de uso profissional. Protegendo contra balística, pedras, e até fuzis. É possível escolher entre os diversos níveis de proteção, que consiste no reforço das partes externas do veículo. 

O carro pode conter diversos acessórios que servem para a proteção de partes distintas, como uma grade radiador etios, por exemplo, que impede que sujidades entrem no radiador do veículo.

A blindagem veicular pode proteger o carro de duas formas, com as opções: opaca e transparente. 

A opção opaca, tem um nível de segurança avançado, ela protege toda a carroceria, teto, portas e também o porta-malas. Esse é o tipo de blindagem feito com o reforço de materiais resistentes, como placas de aço, por exemplo.

Já a blindagem transparente é indicada para a proteção apenas dos vidros. Nesse caso os vidros originais do veículo são trocados por outros feitos de um material resistente, chamado policarbonato.

Para garantir um nível tão alto de segurança a blindagem é um processo que pode demorar até 45 dias e deve ser feito por uma empresa credenciada. 

Nesse processo o carro é quase todo desmontado, passa, ao finalizar, por testes envolvendo um aparelho de alinhamento automotivo, para garantir que tudo está de acordo com as especificações do fabricante e também pelo teste da blindagem.

Mas para aderir a essa opção de segurança é preciso ponderar todas as questões que a envolvem, assim conseguindo enxergar todos os benéficos e as desvantagens.

Vantagens e Desvantagens

Pensando nas vantagens da blindagem, a segurança é com certeza a maior delas. Se quando o motorista ou passageiro utiliza o cinto de segurança veicular a sensação de segurança aumenta, essa experiência é multiplicada quando vidros e outras partes do carro estão reforçadas.

O investimento para realizar a blindagem, seja apenas dos vidros ou somente da carroceria, é alto. Mas como o próprio nome já diz é investimento. Contudo, para investir nessa opção é preciso pensar também em algumas questões que podem se tornar um contra-argumento.

O consumo de combustível é maior, devido a necessidade de alimentar as novas funcionalidades do veículo. 

A manutenção de blindados também é um serviço que precisa ser feito, mas a manutenção é um ponto necessário no uso de todos os tipos de veículos. 

Mesmo com alguns pontos que podem encarecer um pouco a propriedade do carro, o investimento a longo prazo é algo a ser considerado, pois a segurança de andar por toda a cidade sem preocupação é impagável.

Outras dicas para proteger seu carro

Caso a blindagem não seja uma opção viável financeiramente nesse momento, também existem outras atitudes que favorecem a segurança. São atitudes simples, principalmente no dia a dia, fortalecidas pela atenção que precisa ser dada nas saídas pelas ruas das cidades. 

É preciso sempre pensar que o carro estará exposto às situações diversas da rua, como batidas de terceiros, alagamentos nas ruas e até panes mecânicas. 

Pensando nesse ponto, uma opção seria a adesão a uma proteção veicular. Além de cobrir todos os problemas que podem aparecer nas ruas, um seguro pode oferecer cobertura com a tecnologia gprs rastreador, que oferece proteção via satélite.

Seguem algumas outras opções de cuidados com o carro nas ruas. 

Escolha os locais para estacionar

Como comentado anteriormente, a violência não escolhe o tamanho das cidades para crescer, estando presente em todos os locais do país. Ainda assim, na maioria das grandes cidades existem locais que são reconhecidos pelas autoridades como mais passíveis a incidentes. 

Portanto, uma dica importante é escolher bem o local onde o carro será estacionado. Dar prioridade a locais menos afastados e com maior fluxo de pessoas pode ser uma boa estratégia. 

Também estacionar de frente a grandes estabelecimentos, como prédios ou outros que possuem serviço de segurança particular, desde que não haja placas de proibido estacionar.

Há uma menor probabilidade de pessoas mal intencionadas agirem quando nas proximidades tem alguma figura de autoridade, como seguranças, por exemplo. 

Não deixe objetos à vista

Ao estacionar o carro, de preferência seguindo as dicas acima, é importante que ao sair do carro não deixe objetos que podem chamar atenção à vista.

Celulares, computadores, bolsas ou caixas deixadas acima dos bancos ou no painel do carro podem atiçar a curiosidade dos transeuntes, e nem sempre essas pessoas estão munidas de boas intenções. 

Algumas proteções de parabrisas podem auxiliar nesse bloqueio da visão do interior do carro, é possível encontrar opções em lojas de revendedores de peças de moto ou carros.

Com certeza a opção mais confortável seria ter a liberdade de manter seus pertences no carro sem preocupações, mas o momento de insegurança ainda não permite. 

Instalação de películas escurecidas

Uma forma de proteger o interior do veículo dos olhares externos e dar maior privacidade aos passageiros, é a aplicação de uma película, nos vidros do carro, conhecida como Insulfilm. 

Existem dois tipos de Insulfilm que podem ser usados em carros: o capsulado e o tintado, possuindo a finalidade de apenas escurecer os vidros, sem ter nenhuma ação refletiva.

A aplicação dessas películas dependem da regulamentação do estado, é preciso atentar-se a porcentagem de escurecimento permitida. 

Por esse motivo é importante buscar realizar a aplicação com estabelecimentos credenciados que possuem profissionais especializados. 

Com esse cuidado serão evitadas multas e os pontos registrados na CNH, Carteira Nacional de Habilitação. 

Cuidados com a Chave

As chaves do carro são um dos pontos mais importantes quando se fala em segurança do veículo. Afinal, ela é o jeito mais fácil de acessar o carro, até mesmo sem levantar suspeitas das pessoas em torno do carro. 

Por isso é importante tomar cuidado com a forma que é guardada, enquanto está fora do veículo. 

A atenção é necessária assim que o carro é trancado, pois assim fica mais difícil esquecer a chave na porta do carro. Pode parecer uma dica óbvia, mas a desatenção gera situações como estas, o que facilita a vida de pessoas que tentam roubar o veículo.

O cuidado também deve estar presente ao escolher o bolso para guardar as chaves, o mais seguro é guardar em bolsos frontais e internos da roupa, dificultando que em momentos de aglomeração ou desatenção alguém tenha acesso a elas. 

Outro fator importante é não deixar qualquer pessoa ter acesso a chave, por exemplo, em restaurantes é preciso se certificar que está entregando a chave ao responsável pelo vallet. O mesmo tipo de certeza deve existir em outras situações com manobrista.

Uso de dispositivos de segurança

Muitos veículos usam dispositivos de segurança para garantir a proteção do carro. Estes dispositivos podem ser alarmes, rastreadores ou bloqueadores. É muito comum encontrar carros que disparam um alarme sonoro quando é encostado, sem que esse alarme seja desligado. 

Alguns modelos mais modernos já apostam na segurança através da tecnologia, usando até mesmo chaves que travam por aproximação. 

São diversas ações que podem minimizar o risco de ataques, a combinação delas pode aumentar ainda mais as chances de não serem acometidos por algum tipo de sinistro.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Dicas para proteger o seu carro contra roubos e furtos
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Dicas separados exclusivamente para você

Separamos especialmente para você

Go up