Entenda como o Backup Corporativo pode ser essencial para sua empresa

Os negócios devem acompanhar a tecnologia na mesma velocidade em que o mundo digital avança, para se manterem competitivos no mercado. Mais ainda, cada vez mais, é necessário resguardar o negócio e os clientes. Por isso, é importante garantir o backup corporativo para manter os dados em segurança. 

Tendo em vista um cenário de negócios cada vez mais digitalizado, o backup corporativo é vital para a sobrevivência de qualquer tipo de organização, permitindo que os dados sejam arquivados em segurança para posterior uso. 

Qualquer empreendedor(a) pode ter ressalvas quanto à tecnologia em determinados momentos, seja pelo costume em métodos tradicionais e resistência ao aspecto digital, ou por receio de possibilidades, mesmo que remotas, de ser hackeado ou ter os dados sequestrados. 

Isso porque, a inserção de um malware pode ocorrer e corromper todas as informações de uma empresa, inclusive aquelas que foram captadas de maneira legal, seguindo todas as formalidades exigidas pela legislação vigente, presente na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

Assim, é preciso ter uma solução para evitar ou, se necessário, recuperar a perda de dados.

O backup corporativo, mesmo que em um estabelecimento comercial que vende lanche em Paraguaçu Paulista, é uma prática que combina técnicas e soluções para uma recuperação eficiente e econômica. 

Os dados são copiados para um ou mais locais, em frequências pré-determinadas e em diferentes capacidades. 

A empresa, por meio de um serviço de TI (Tecnologia da Informação) pode configurar uma operação flexível de backup de dados, usando a própria arquitetura interna, ou fazer uso de soluções disponíveis de BaaS (Backup as a Service), misturando-as com armazenamento local, tornando as ações mais seguras e possibilitando um maior volume de dados.

Felizmente, há muitas soluções de backup corporativo para ajudar quem está inserido no mundo dos negócios a calcular custos, evitar perda de dados e garantir que não haja qualquer tipo de violação.

Clique e saiba mais +

Do que se trata o backup corporativo?

O backup corporativo, ou de dados, é a prática de copiar as informações digitais de um local primário para um secundário, para protegê-los em casos como:

  • Acidentes;
  • Ações maliciosas;
  • Corrupção de dados;
  • Desastres;
  • Vírus digitais.

Os dados são a força vital das organizações modernas, e a perda dessas informações pode acarretar em grandes danos e interromper as operações de negócios. 

É por isso que fazer backup corporativo de todos os dados é fundamental para as empresas, grandes e pequenas.

O que significa dados de backup?

Normalmente, os dados de backup dizem respeito ao arquivamento de informações necessárias para as cargas de trabalho que um servidor está executando.

Isso pode incluir documentos, arquivos de mídia, arquivos de configuração, imagens de máquina, sistemas operacionais e arquivos de registro.

Essencialmente, todos os dados que um escritório de contabilidade São Paulo deseja preservar podem ser armazenados como dados de backup.

Por isso, vale conhecer alguns conceitos que envolvem esse trabalho tão importante para qualquer empresa.

  1. Soluções e ferramentas de backup 

Mesmo que seja possível fazer backup de dados manualmente, para garantir que a recuperação dos sistemas seja feita de forma regular e consistente, a maioria das organizações usa uma solução de tecnologia para fazer backup corporativo.

Afinal, isso agrega mais agilidade e qualidade ao processo.

  1. Administrador de backup

Toda organização deve designar um funcionário responsável pelos backups. 

Esse funcionário deve garantir que os sistemas de backup sejam configurados corretamente, testá-los periodicamente e garantir que os dados críticos sejam realmente armazenados em backup.

  1. Escopo e agendamento de backup

Uma organização, qualquer que seja ela, deve decidir sobre uma política de backup, especificando quais arquivos e sistemas são importantes o suficiente para fazer backup e com que frequência os dados devem ser copiados.

  1. Objetivo do ponto de recuperação 

O objetivo do ponto de recuperação, ou RPO (Recovery Point Objective), é a quantidade de dados que uma consultoria de contabilidade, por exemplo, está disposta a perder se ocorrer um desastre - e é determinado pela frequência do backup. 

Se o backup dos sistemas for feito uma vez por dia, o RPO será de 24 horas. Quanto menor o RPO, mais recursos de armazenamento de dados, computação e rede são necessários para obter backups frequentes.

  1. Objetivo de tempo de recuperação

O objetivo de tempo de recuperação, do inglês RTO (Recovery Time Objective) é o tempo que uma organização leva para restaurar dados ou sistemas do backup e retomar as operações normais. 

Para grandes volumes de dados e backups armazenados fora do local, copiar dados e restaurar sistemas pode levar tempo, e soluções técnicas robustas são necessárias para garantir um baixo RTO.

6 opções de backup corporativo

Há muitas maneiras de fazer backup dos arquivos de uma empresa. Escolher a opção certa pode garantir que se esteja criando o melhor plano de backup de dados quanto às necessidades e o melhor aproveitamento do sistema - resguardando os dados certos e até por um orçamento mais otimizado.

Abaixo estão 6 técnicas ou tecnologias que podem ser implementadas na empresa para o backup.

  1. Mídia removível

Uma opção simples é fazer backup de arquivos em mídia removível, como CDs, DVDs, discos Blu-Ray mais recentes ou unidades flash USB.

Isso pode ser prático para ambientes menores, mas para volumes de dados maiores, a empresa precisará fazer backup em vários discos, o que pode complicar a recuperação. 

Além disso, é importante armazenar os backups em um local separado, caso contrário, eles também podem ser perdidos em um acidente ou um desastre. 

  1. Redundância

A equipe de TI (Tecnologia da Informação) pode configurar um disco rígido adicional em um computador dentro de uma fábrica de peças para CNC, tendo como função ser uma réplica da unidade de um sistema sensível em um momento específico

Isto é um sistema redundante inteiro e completo. 

Por exemplo, outro servidor de e-mail que está em espera, fazendo backup do servidor de e-mail principal. 

A redundância é uma técnica poderosa, mas é complexa de gerenciar. 

Isso porque requer replicação frequente entre sistemas clonados e só é útil contra a falha de um sistema específico, a menos que os sistemas redundantes estejam em um local remoto.

  1. Disco rígido externo

Outra solução é a implementação de um disco rígido externo de alto volume em toda a rede. 

A instalação de um software de arquivamento tem como objetivo salvar as alterações dos arquivos locais nesse disco rígido. 

O software de arquivamento permite restaurar arquivos do hardware externo com um RPO de apenas alguns minutos, como todo um sistema de gestão financeira para pequenas empresas e clientes reconhecidos como pessoas físicas.

No entanto, à medida que os volumes de dados crescem, uma unidade externa não será suficiente ou o RPO aumentará substancialmente. 

O uso de uma unidade externa exige que ela seja implantada na rede local, o que pode se mostrar arriscado e nem tão seguro.

  1. Dispositivos de hardware

Muitos fornecedores disponibilizam dispositivos de backup completos, normalmente implantados como um equipamento montado em rack dedicado para isso. 

Os dispositivos de backup vêm com grande capacidade de armazenamento e software de backup pré-integrado. 

Esse modelo exige a instalação de agentes de backup nos sistemas em que precisam fazer a captação de dados, definição de agendamento e política de armazenamento. Com isso, os dados começam a ser transmitidos para o dispositivo dedicado.

Dessa forma, como em outras opções, vale colocar o dispositivo de backup isolado da rede local e, se possível, em um local remoto e com proteção de drywall Belo Horizonte para garantir a proteção necessária.

  1. Software de backup

As soluções de backup baseadas em software são mais complexas de implantar e configurar do que os dispositivos de hardware, mas oferecem maior flexibilidade.

Eles permitem que se defina quais sistemas e dados a empresa gostaria de fazer backup, alocando para o dispositivo de armazenamento de escolha e gerenciando automaticamente o processo de captação e armazenamento de dados.

  1. Serviços de backup em nuvem

Muitos fornecedores e provedores de nuvem oferecem soluções de BaaS, nas quais uma empresa de brinquedos para cachorros hiperativos pode enviar dados locais para uma nuvem pública ou privada e, em caso de desastre, recuperar os dados facilmente.

As soluções BaaS são fáceis de usar e têm a forte vantagem de que os dados são salvos em um local remoto. 

Ainda assim, se estiver usando uma nuvem pública, é preciso garantir a conformidade com os regulamentos e padrões relevantes.

Além disso, é preciso considerar que, com o tempo, os custos de armazenamento de dados na nuvem serão muito maiores do que o custo de implementação de armazenamento semelhante no local.

Conclusão

O backup corporativo, somado à proteção de dados de uma empresa de máquina de fazer gelo em cubo industrial preço, ou qualquer tipo de negócio, são inestimáveis. 

Ao se prevenir antecipadamente, o backup corporativo se torna o plano B caso o pior aconteça e criando, de fato, uma rede de segurança para erros humanos e violações externas. 

Manter o backup corporativo economizará tempo e dinheiro, oferecerá uma vantagem competitiva e garantirá a continuidade dos negócios. 

Aqui estão as principais conclusões e razões pelas quais o backup de dados é importante:

  • Possibilidade de alta armazenagem de arquivos;
  • Permite realizar auditoria;
  • Essencial para plano de recuperação de riscos;
  • Evita trabalho extra;
  • Previne a perda de dados;
  • Rápida recuperação;
  • Reduz o tempo de inatividade;
  • Relatório anual;
  • Vantagem competitiva.

Com tantas soluções de backup disponíveis e vantagens disponíveis, pode ser difícil escolher a correta para o seu negócio. Contudo, uma avaliação cautelosa dos prós e contras de cada modelo é fundamental, assim como do próprio negócio.

Sabendo exatamente quais dados a sua empresa possui e quanta capacidade de armazenamento será necessária, uma das soluções apresentadas pode ser a ideal e garantir toda a proteção necessária para o seu empreendimento.  Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Separamos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três + quatro =

Go up