Fluxo de caixa: 4 dicas de como ter resultados positivos

fluxo de caixa

Fluxo de caixa é um assunto que está presente na vida de qualquer empreendedor ou gestor de empresa, isso porque ele é muito importante para uma gestão financeira eficiente e que ajuda o negócio a crescer.

fluxo de caixa

Toda empresa precisa de dinheiro para que possa cumprir suas obrigações fiscais, pagar os funcionários e fazer investimentos voltados para seu próprio crescimento, mas para ter dinheiro não basta vender.

Muitas vezes, mesmo que as vendas estejam indo muito bem, o gestor percebe que não consegue fazer uma boa distribuição dos recursos financeiros e levar o negócio para frente.

Isso é muito comum quando não existe um controle dos valores que entram e saem da organização e, ao longo do tempo, essa ausência de gestão se transforma em um problema muito maior.

Se para as pessoas o controle financeiro pessoal é fundamental para manter a saúde financeira, para as empresas isso é ainda mais importante, e é aqui que entra o fluxo de caixa.

Pensando nisso, este artigo vai explicar seu conceito, apresentar as vantagens de trabalhar com ele, como aplicá-lo do jeito certo, mostrar um pouco mais sobre sua importância e como obter resultados positivos com o fluxo de caixa.

Clique e saiba mais +

O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa nada mais é do que uma ferramenta de gestão financeira fundamental para acompanhar a movimentação do dinheiro dentro da empresa, garantindo, assim, a saúde das finanças.

O gestor se encarrega de registrar todas as entradas e saídas de recurso, e com isso identificar valores disponíveis em caixa, em aplicações de curto prazo e na conta corrente da corporação.

Para uma autoescola com aula prática de carro, as entradas são valores recebidos pela organização, geralmente proveniente das vendas. Em outras palavras, é o dinheiro que o negócio ganha com sua atividade principal.

As despesas, por sua vez, são gastos que precisam ser desembolsados pela companhia para o pagamento de diversas obrigações, como:

  • Salários;
  • Fornecedores;
  • Aluguel;
  • Água;
  • Internet.

Em linhas gerais, o fluxo de caixa nada mais é do que o acompanhamento e controle do dinheiro que entra e sai da empresa, por meio de seus lucros e gastos.

Vantagens do fluxo de caixa

O fluxo de caixa traz diversas vantagens para as empresas, e uma delas é conseguir evitar gastos desnecessários. As despesas passam a ser documentadas, o que ajuda a descobrir, reduzir e otimizar o dinheiro do negócio.

Com isso, vai sobrar mais para investir naquilo que é realmente relevante, como contratar funcionários, comprar equipamentos ou expandir o ambiente de trabalho.

Na vida pessoal, também é muito importante controlar o próprio dinheiro, por isso, se uma pessoa quer comprar qualquer coisa, primeiro precisa pesquisar o preço, como alguém que está procurando informações sobre um curso de piloto comercial valor.

Para os negócios, a premissa é a mesma, tendo em vista que contas acumuladas podem indicar um desempenho ruim para a contabilidade da empresa. Da mesma forma, decisões equivocadas podem prejudicar a reputação da marca.

Dívidas podem desencadear problemas judiciais, multas e embargos que prejudicam muito o equilíbrio financeiro, mas, por meio do fluxo de caixa, a organização consegue cumprir suas obrigações e evitar esse tipo de situação.

O modo como o empreendedor lida com o negócio é decisivo para seu sucesso, por isso, ele precisa saber lidar com o fluxo de caixa.

Essa é, portanto, a melhor ferramenta para conhecer a situação financeira da empresa em detalhes, levando em conta investimentos, custos e projeções. 

Com base nessas informações, o gestor terá mais facilidade para tomar decisões e fazer o planejamento estratégico.

Como fazer o fluxo de caixa?

Para aplicar o fluxo de caixa em um negócio, primeiro deve-se registrar todos os recebimentos, independentemente de ter sido à vista em dinheiro, por meio de cartão, vendas a prazo, entre outros.

Da mesma forma, uma empresa especializada em manutenção de elevadores industriais deve registrar todos os pagamentos, tanto à vista quanto a prazo, pagamentos de duplicatas, despesas e assim por diante.

Os previstos também devem ser incluídos, o que envolve recebimentos e pagamentos esperados para o futuro, considerando, pelo menos, 3 meses.

O gestor deve fazer o lançamento diário de suas vendas e despesas, tomar decisões sobre a necessidade de capital de giro, avaliar a possibilidade de realizar investimentos e lançar pagamentos e recebimentos futuros.

Se o saldo for negativo, é importante revisar tudo e avaliar as necessidades da organização de curto, médio e longo prazos.

Importância do fluxo de caixa

Muitos gestores se perguntam se investir esforços para controlar o fluxo de caixa realmente é algo que vale a pena e, sem dúvidas, a resposta é sim.

Isso porque se trata de um levantamento que vai construir uma base de informações sobre a realidade financeira da empresa. Trata-se de uma atividade básica e indispensável para que a organização possa ter uma boa gestão financeira.

Por meio dele, uma marca de ração extrusada pássaro forte terá todo o subsídio necessário para tomar suas decisões. Isso acontece porque ele traz uma visão precisa sobre o momento financeiro do negócio, o que evita diversos problemas.

Uma situação muito comum, por exemplo, é entender que em determinada semana que parecia ótima para o faturamento, na verdade gerou lucros que não são capazes de cobrir as despesas.

Em outras palavras, ele consegue abrir os olhos do negócio e zelar pela prudência no uso das finanças, algo que melhora consideravelmente os resultados mês a mês.

Como ter resultados positivos?

Muitos gestores e empreendedores têm dificuldade para manter o fluxo de caixa em dia e obter bons resultados financeiros. Para acabar com isso, algumas dicas são:

Registrar as movimentações financeiras

A empresa deve registrar todo o dinheiro que gasta ou recebe, por exemplo, se ela comprou suporte para extintor de incêndio, deve incluir o valor dessa compra no registro do fluxo de caixa.

Os itens devem ser separados em categorias para identificar os gastos e receitas, além de usar uma descrição detalhada que permite entender de que maneira os recursos financeiros são usados e qual é sua origem.

Conhecer o padrão de crédito dos clientes

Atualmente, existem dois padrões de crédito, e conhecê-los é muito importante para saber qual é o mais vantajoso para a organização.

Um deles exige pouco e acontece quando a companhia tem muitos consumidores qualificados e as vendas aumentam rapidamente. Diante dessa realidade, é fundamental que o estoque tenha produtos em quantidade adequada.

O segundo padrão envolve exigências altas, com base nisso, uma empresa que oferece serviço catering deve compreender quais são as necessidades de seus clientes, uma vez que possui vendas reduzidas e consegue atendê-los melhor.

É muito importante avaliar qual desses cenários é mais vantajoso para a corporação e começar a atender a demanda pretendida.

Gerenciar o estoque da empresa

O estoque de um negócio é um capital imobilizado, ou seja, trata-se de algo que não gera renda imediata, mas que também não rende juros. Além do mais, os investimentos no estoque não podem ser usados em outros setores.

Isso pode fazer com que a empresa perca algumas oportunidades, por isso, é fundamental descobrir o nível de estoque e identificar o limite total de mercadorias que a empresa comporta e o valor atual do estoque.

Para um fornecedor de ferramentas especializadas em reparo fonte chaveada, isso é muito importante para saber quando será necessário comprar suprimentos e a quantidade que deve ser adquirida.

A prática evita diversos prejuízos e ainda ajuda a compreender quando é necessário cortar gastos e o momento ideal de fazer novos investimentos.

Usar um sistema de gestão financeira

Alguns negócios ainda usam a planilha para fazer seu fluxo de caixa, mas já existem soluções muito mais precisas e eficientes para esse trabalho, como no caso dos softwares de gestão automatizados.

Um sistema de gestão para empresas é uma forma de fazer um controle mais seguro e ainda facilita as tomadas de decisões para que a organização possa planejar seu futuro de maneira assertiva.

Por meio de um software de gestão, uma oficina especializada em pintar roda de carro consegue acessar todas as informações necessárias, bastando uma conexão com a internet.

Considerações finais

A saúde financeira de um negócio é primordial para que ele possa se manter competitivo no mercado e crescer.

Alguns empreendedores mais inexperientes acreditam que basta aumentar as vendas para manter a saúde financeira, mas isso não é verdade.

O ideal é conhecer profundamente a realidade das finanças do negócio, considerando todo o dinheiro que entra e sai.

Para ter esse controle, nada melhor do que trabalhar o fluxo de caixa, uma ferramenta que traz mais previsibilidade e garante a saúde financeira dos negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Fluxo de caixa: 4 dicas de como ter resultados positivos
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Marketing separados exclusivamente para você

Separamos especialmente para você

Go up