Tráfego pago: desfrute dos seus benefícios em 2023!

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Tráfego pago nada mais é do que o visitante que chega até o site da empresa por meio de anúncios publicados em redes sociais, mecanismos de pesquisa e outros sites.

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Trata-se de uma estratégia de marketing digital utilizada para conduzir os visitantes para páginas estratégicas elaboradas pelas organizações, como no caso de landing pages para conversões e vendas.

Hoje em dia, muito se fala sobre estratégias orgânicas, como no caso do SEO (Search Engine Optimization), e-mail marketing e marketing de conteúdo.

No entanto, elas foram criadas para trazer resultados de médio e longo prazo, com isso, conseguem promover crescimento previsível e sustentável. No entanto, quem tem pressa precisa conquistar tráfego o quanto antes, e para isso existe o tráfego pago.

Ele também é conhecido como mídia paga, anúncios e propagandas, e promete ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos rapidamente.

No início, a implementação pode assustar um pouco, mas quando a companhia atinge o equilíbrio entre investimento e retorno, começa a valer a pena.

Para entender melhor esse conceito, o artigo vai explicar o que é tráfego pago, como ele funciona, quais são as principais plataformas usadas, suas vantagens e como utilizá-lo corretamente.

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O que é tráfego pago?

Dentro do marketing digital, tráfego pago é todo visitante que chega ao site o blog da empresa por meio de anúncios veiculados em diferentes plataformas, como:

  • Google;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Taboola.

Em outras palavras, trata-se de um investimento feito pela empresa para que os usuários cheguem até suas páginas, e para isso, o anunciante precisa pagar para as ferramentas que veiculam esses anúncios.

Uma companhia que emite laudo de transferência mais próximo pode ter sucesso investindo apenas em estratégias orgânicas, mas ela também precisa trabalhar com anúncios pagos para potencializar o crescimento.

Por essa razão, é crucial combinar tráfego pago e orgânico e equilibrar o crescimento do negócio em diferentes frentes.

Como funciona o tráfego pago?

Essa estratégia está relacionada às mídias de performance, ou seja, canais de marketing digital em que o valor de mídia pode variar de acordo com a performance de uma campanha.

Basicamente, seu funcionamento começa a partir do momento em que o anunciante cria uma campanha e define o valor que quer pagar para cada clique no anúncio, fazendo um lance máximo.

Outros anunciantes também vão definir seus lances de custo por clique, portanto, trata-se de um tipo de leilão que leva em conta outros fatores para definir qual anúncio vai aparecer em determinada posição.

Depois disso, a campanha será veiculada e os usuários poderão clicar nesses anúncios, e cada vez que alguém realizar essa ação, o anunciante será cobrado.

Por exemplo, se um usuário estiver pesquisando sobre “fisioterapia motora reabilitativa preços” e clicar em um anúncio relacionado, a entidade anunciante vai pagar por essa ação, de acordo com o valor do lance.

Também existem outras opções de pagamento, como no caso do valor por mil impressões (COM) ou por vendas realizadas (custo por aquisição / CPA).

As opções de pagamento devem estar relacionadas ao objetivo da campanha, por exemplo, se o foco da corporação é gerar visitantes para seu site, então a melhor opção é o custo por clique.

Por outro lado, seu propósito é gerar mais conhecimento sobre a marca, então a melhor opção é o custo por mil impressões. Isso mostra que o tráfego pago só gera custos se o anunciante alcançar seus objetivos com a campanha.

É muito diferente de outros tipos de mídia, como a televisão e o rádio, em que a empresa vai pagar pela veiculação de sua propaganda, independentemente dos resultados.

Principais plataformas utilizadas

Existem diferentes plataformas que podem ser utilizadas para veicular os anúncios e gerar tráfego pago. Entre as principais estão:

O Google Ads é considerado como a principal plataforma de anúncios utilizada para gerar tráfego, sendo o principal recurso hoje em dia.

Por meio dele, até mesmo um fabricante de estrutura metálica consegue ranquear sua página entre os primeiros resultados de pesquisa. Ou seja, se algum usuário fizer uma pesquisa relacionada ao anúncio, ele vai aparecer nas primeiras posições.

Facebook Ads

As redes sociais são excelentes plataformas para criar anúncios pagos, e no caso do Facebook, trata-se da maior rede social utilizada para publicações patrocinadas que promovem a marca entre os usuários.

As recomendações dos anúncios acontecem de acordo com as preferências das pessoas, visto que o próprio Facebook utiliza ferramentas que vão ajudar a direcionar melhor os anúncios, de maneira segmentada.

YouTube Ads

Outra plataforma que apresenta um grande potencial é o YouTube, pois conta com todas as ferramentas necessárias para promover e gerenciar os anúncios.

A organização pode direcionar suas campanhas que vão aparecer dentro dos vídeos ou como sugestão.

Para uma organização especializada em laudo de opacidade dos veículos, a maior vantagem é que os anúncios em vídeos chamam a atenção de uma quantidade maior de pessoas e por isso também aumenta as conversões.

Vantagens do tráfego pago

O tráfego pago traz diversas vantagens para as empresas, e um deles é o fato de que os resultados aparecem rapidamente. A organização pode ter retornos duradouros se souber criar um anúncio bem direcionado.

O negócio aparece em um espaço VIP dentro dos resultados de pesquisa e nos momentos em que os usuários acessam as redes sociais.

Outra vantagem é que o anunciante não precisa ter conhecimentos de marketing de conteúdo, o que torna o tráfego pago algo menos custoso e trabalhoso.

A marca pode criar campanhas com objetivos específicos, uma vez que os pequenos negócios não costumam ter orçamento para manter o anúncio no ar 24 horas por dia.

Diante dessa realidade, é perfeitamente possível criar campanhas pontuais, em épocas específicas, como Natal, Black Friday, Dia das Mães, entre outras.

Além de ajudar negócios físicos, como uma empresa de motoboy, o tráfego pago também é muito útil para as plataformas e-commerce.

Os anúncios levam os potenciais clientes para o fundo do funil de vendas, facilitando as conversões para as lojas virtuais. É interessante fazer esse investimento porque, hoje em dia, as pessoas pesquisam os produtos e serviços que querem comprar na internet.

Com base nisso, o tráfego pago é uma excelente opção para potencializar as conversões e conseguir resultados ainda mais rápidos.

Como fazer corretamente?

Para investir em tráfego pago corretamente, existem algumas estratégias que precisam ser trabalhadas pelo negócio. São elas:

Definir objetivos

É primordial que o negócio trabalhe com metas claras e alcançáveis para que suas campanhas de marketing sejam bem-sucedidas. A melhor forma de fazer isso é definir objetivos de curto e longo prazo para os anúncios.

Entre os objetivos de curto prazo mais comuns estão a geração de leads, direcionar tráfego para uma landing page ou até mesmo promover uma oferta limitada.

Como objetivo de longo prazo, uma empresa especializada em PPRA laudo de insalubridade pode aumentar seu brand awareness, aumentar sua participação no mercado ou até mesmo gerar mais receita.

Definir o orçamento

Primeiro a empresa precisa definir o orçamento geral para o marketing, e a partir desse valor definir campanhas individuais, levando em conta suas metas e o público-alvo.

Entretanto, é fundamental estar preparado para ajustar o orçamento, caso seja necessário, levando em conta os resultados que o negócio está alcançando e os insights obtidos ao longo do processo.

Além do mais, as métricas precisam ser acompanhadas regularmente, pois isso vai garantir o melhor retorno sobre os investimentos.

Conhecer a persona

Uma fábrica de equipamento para laticínios precisa entender as necessidades de sua persona, usar a mesma linguagem e estar presente nas mesmas plataformas.

Para identificar essas e outras características, é necessário definir a persona do negócio e ir à fundo nos estudos sobre as especificidades do público-alvo.

Criar anúncios verdadeiros

Os anúncios precisam ser objetivos e verdadeiros, e mesmo que isso seja óbvio, ainda existem negócios que criam campanhas prometendo coisas que não vão cumprir. Isso só serve para aumentar a taxa de rejeição e comprometer o desempenho do site.

Para valorizar outras estratégias, como os investimentos em comunicação visual interna para supermercados, o estabelecimento precisa criar anúncios verdadeiros, evitar exageros e estar de acordo com as necessidades da persona.

Usar técnicas de neuromarketing

É imprescindível identificar as ansiedades e desejos dos consumidores para que a marca seja capaz de alcançar sua preferência.

Uma das melhores formas de fazer isso é por meio do neuromarketing, implementado nos anúncios pagos com a ajuda dos gatilhos dentais.

Considerações finais

Hoje em dia, muito se fala sobre as estratégias orgânicas, e de fato elas são muito importantes para aumentar o reconhecimento da marca e estabelecer um relacionamento com os consumidores.

Mas essas ações não dispensam a importância das estratégias pagas, e no marketing digital, a mais popular é o tráfego pago.

Esses anúncios veiculados em um diferentes canais da internet ajudam a promover as empresas com mais rapidez e de maneira direcionada.

Desse modo, o negócio consegue obter resultados muito antes de suas estratégias orgânicas começarem a surtir efeito, algo fundamental para quem está começando agora ou para marcas já consolidadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Tráfego pago: desfrute dos seus benefícios em 2023!
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