O que é Marketing de Indicação?

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Marketing de indicação é uma estratégia muito importante e que precisa ser trabalhada pelos negócios porque o consumidor costuma confiar muito mais na indicação de outro cliente do que naquilo que a marca fala sobre ela mesma.

Trata-se de uma ferramenta que usa os compradores atuais de uma empresa para gerar novos prospects, valorizando a propaganda boca a boca.

De acordo com um levantamento feito pela Nielsen, 83% dos consumidores no mundo todo confiam totalmente ou parcialmente nas recomendações feitas por amigos e familiares.

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As indicações estão à frente de outras estratégias usadas pelos negócios como patrocínios e e-mail marketing. Só que antes de investir em qualquer ação que influencia o marketing de indicação, é necessário conhecer sobre o assunto.

Existe todo um planejamento por trás que envolve conquistar o consumidor para depois ser indicado por ele em um mercado tão competitivo, não é fácil conseguir esse resultado.

Para entender um pouco mais sobre o assunto e esclarecer todas as dúvidas dos empreendedores, este artigo traz algumas informações importantes sobre a estratégia.

Ele vai mostrar o que é marketing de indicação, falar um pouco sobre sua importância, os benefícios que oferece para as organizações e como colocá-lo em prática.

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Definição dessa abordagem

Marketing de indicação consiste em uma tática que ajuda a gerar vendas por meio de estímulos criados pelos próprios clientes. A ideia por trás da ação é o fato de que se o consumidor está satisfeito, compartilha suas experiências com as pessoas.

Ele vai falar sobre a marca com familiares, amigos e conhecidos e pode até mesmo influenciar a decisão de desconhecidos de várias maneiras, por exemplo, pelas interações no Instagram.

Ao trabalhar dessa forma, um fabricante de impressora datacard sp55 consegue inspirar confiança na decisão de compra e obtém um forte poder de retenção.

De acordo com um estudo realizado pela Harvard Business Review, clientes indicados têm 18% mais chances de continuar comprando com a mesma marca, ou seja, eles não vão procurar outras organizações.

Investir em marketing de indicação é algo que deve fazer parte da rotina da companhia por meio de indicações ou incentivo dos agentes de venda, para que as pessoas compartilhem suas opiniões em relação à experiência de compra que tiveram.

Importância de se utilizá-la

Essa estratégia é muito importante porque as pessoas dão mais valor ao que outros consumidores dizem sobre a marca, seus produtos e serviços, do que aquilo que ela mesma diz sobre suas soluções.

A ação é cada vez mais forte porque hoje em dia é muito fácil ter acesso à opinião de outras pessoas, como no caso dos comentários nas redes sociais.

Uma empresa de aluguel de castelo inflável deve estar atenta a isso porque a indicação de alguém transmite credibilidade e passa mais segurança porque o público começa a ter referência de quem já teve experiência de compra.

Outra pesquisa feita pela SPC São Paulo mostrou que 90% dos consumidores fazem pesquisas na internet antes de comprar alguma coisa. São pesquisas feitas nos sites das empresas e até em portais de reclamações.

Isso comprova que a opinião dos demais influencia as escolhas, por isso o marketing de influência é uma ótima estratégia para quem quer conquistar espaço.

Também é uma ação que vale a pena porque não representa custos que a organização não tenha, mesmo com uma excelente capacidade de influenciar os consumidores muito acima das outras práticas.

Contudo, é importante dizer que não dá para usar apenas o marketing de indicação porque primeiro as pessoas precisam conhecer a marca, consumir seus produtos e serviços, para só depois se tornarem promotores.

Assim sendo, atrelado a outras estratégias, o marketing de indicação é uma maneira de estabelecer uma relação próxima e de confiança com o público, fidelizar clientes e aumentar o alcance da marca.

Seus pontos positivos

Um fabricante de calça de lycra feminina consegue obter vários benefícios ao trabalhar com essa estratégia, e entre eles estão:

  • Reduz o custo de aquisição de clientes;
  • Retém clientes;
  • Aumenta a taxa de conversão;
  • Compatível com qualquer negócio.

Se o programa de indicações for bem estruturado, vai trabalhar com pessoas prontas e que passaram pelo filtro de indicação, consequentemente, vai reduzir os custos de aquisição de clientes, tornando as estratégias mais acessíveis.

Os consumidores conhecem melhor as ofertas e o atendimento que a companhia oferece, e é a partir disso que vão indicar outros que possam se beneficiar do valor entregue, tornando mais fácil fazer com que essas pessoas se sintam satisfeitas.

Receber a recomendação de alguém aumenta as chances de compra, por isso é interessante criar um programa de indicações capaz de aumentar as taxas de conversão.

Mesmo sendo indicado para negócios B2B, como um fabricante de cabo de força notebook Samsung RV411, por conta de suas vendas complexas, o fato é que o marketing de indicação pode ser feito por qualquer tipo de negócio.

Aplicando-o a um negócio

Depois de saber um pouco mais sobre a estratégia, é o momento de descobrir como colocá-la em prática, e algumas dicas para isso são:

Entender o potencial de indicação

A primeira coisa a ser feita é explorar as indicações que já existem e compreender o potencial da estratégia. A organização deve avaliar o quanto as vendas já são provenientes dessa ação e quais são os produtos mais procurados pela indicação.

Também é importante saber o quanto o negócio pode absorver de crescimento nas vendas, sem prejudicar a qualidade do atendimento. Lembrando sempre que a base para uma indicação é oferecer uma experiência de compra positiva.

Criar um programa de indicações

O marketing de indicações feito por uma empresa de assistência técnica iPhone 7 não precisa de um recurso formal, como no caso de um programa de indicações, só que ele pode ajudar a tornar o processo mais organizado.

Para funcionar, é necessário que o programa seja simples, fácil de compartilhar, com pouca burocracia, além de ser capazes de reconhecer os esforços dos clientes que ajudam a adquirir novos consumidores e a consolidar a imagem da marca.

Esse processo acontece por meio de incentivos de várias maneiras durante a jornada de compra. Um exemplo é investir em técnicas de marketing digital que vão potencializar a experiência do consumidor e criar momentos memoráveis.

Também é possível incluir solicitações de indicação para estimular o compartilhamento de feedback positivo.

Investir em marketing de relacionamento

A essência do marketing de indicação é a experiência que o cliente tem com a companhia durante a jornada de compra, e é, por isso, que uma empresa de ooh precisa focar nesse aspecto.

Deve-se incluir o marketing de relacionamento entre as estratégias para conseguir estimular os colaboradores a melhorar em suas interações com pessoas que consomem do negócio.

O público interno da corporação ajuda a fortalecer a rede de indicações e ainda define com mais precisão qual é o momento adequado para estimular ou até mesmo solicitar as indicações.

Métricas importantes para a sua aplicação

Para saber se a estratégia está realmente trazendo os resultados esperados, é fundamental conhecer algumas métricas que precisam fazer parte da ação.

Uma delas é a taxa de penetração, e ela mostra quantos indicaram alguém para comprar, considerando o número total de clientes ativos.

É assim que uma empresa de aluguel escritório compartilhado vai saber quantos clientes entraram em seu programa de indicações.

Uma das formas de melhorar o canal de referral de marketing é usando uma das várias maneiras que ajudam a ativar a taxa de penetração.

Outra métrica muito útil são as indicações per capta por que ela calcula a média de indicações que foram recebidas ao longo de um período pelos clientes.

Uma das melhores formas de otimizar os resultados no referral de marketing são as indicações per capta, pois é muito mais fácil conseguir uma nova indicação de alguém que já está fazendo isso do que de alguém que nunca indicou.

Por fim, uma clínica de camuflagem de estrias bronzeamento precisa trabalhar a taxa de conversão durante toda a jornada, visto que não são todos os clientes que vão indicar, da mesma forma que não são todas as indicações que serão convertidas.

Considerações finais

O marketing de indicação é uma estratégia que pode aumentar as vendas consideravelmente, e tudo o que os negócios precisam fazer é lembrar seus clientes que eles podem indicá-lo para outras pessoas.

O processo é muito positivo para a imagem do negócio porque atrai consumidores rapidamente, sem que para isso a empresa tenha que investir mais dinheiro para chegar até eles.

Com um bom planejamento por trás e o foco em proporcionar uma boa experiência de compra, as indicações se tornam parte do dia a dia da companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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