7 dicas de como usar o Marketing de Segmentação

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Marketing de segmentação é uma estratégia muito importante porque ajuda a empresa a oferecer o produto certo para o consumidor certo. Mas para trabalhar com ele, precisa conhecer muito bem seus clientes.

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Trata-se de uma ferramenta indispensável para as empresas, de modo que possam estudar e segmentar o comportamento de quem compra com elas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business School feita nos Estados Unidos, cerca de 95% dos produtos novos acabam falhando porque trabalharam com uma estratégia de marketing de segmentação ineficaz.

As empresas não podem se esquecer do fato de que cada consumidor possui seus próprios requisitos e exigências, por essa razão, seus gostos e vontades são diferentes.

Se o negócio investe apenas em marketing de maneira generalizada, não vai conseguir envolver os usuários, consequentemente, também não vai conseguir alcançar seus objetivos no mercado.

Por outro lado, quando as ações são segmentadas, começam a ser direcionadas para as pessoas certas, e além de trazer resultados melhores, também evita o desperdício de tempo e dinheiro com estratégias que não funcionam.

Para entender melhor o assunto, este artigo vai explicar o que é marketing de segmentação, como usar a estratégia e como colocá-la em prática do jeito certo.

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Conceito dessa abordagem

Marketing de segmentação nada mais é do que criar grupos de clientes, baseando-se em padrões de comportamento e consumo. Isso ajuda a criar filtros para melhorar a experiência do usuário e aumentar as chances de venda.

Os clientes são divididos entre diferentes características que possuem em comum, abrangendo diversos aspectos. As características são:

  • Demográficas;
  • Psicográficas;
  • Comportamentais;
  • Geográficas.

Esses segmentos são classificados em subcategorias para melhorar ainda mais a estratégia de marketing.

Utilizando o Marketing de Segmentação apropriadamente

Uma empresa especializada em estudo de impacto de vizinhança simplificado pode fazer marketing de segmentação usando as seguintes estratégias:

1.    Escolher um objetivo

A primeira coisa a ser feita é definir o objetivo de trabalhar esse tipo de marketing, que pode ser vender um produto, oferecer um serviço, entre outras possibilidades.

É necessário ter em mente aquilo que é realmente importante para o negócio, visto que nem sempre a venda é o propósito da segmentação. O negócio pode, por exemplo, aumentar a consciência de marca perante os consumidores.

Se esse for o propósito, é necessário trabalhar com ações personalizadas, considerando cada grupo de internautas.

2.    Identificar recursos essenciais

Outro ponto a ser considerado é do que a segmentação precisa para ser realizada, ou o tipo que será adotado.

A marca também precisa ver se é necessário contratar pessoas e ferramentas, entre outras questões que vão garantir a eficácia da estratégia e evitar erros.

3.    Coletar dados

Uma clínica de cuidador de idosos 12x36 pode coletar dados de diferentes fontes, lembrando que elas precisam ser confiáveis.

Por exemplo, na hora de obter informações sobre dados demográficos, geográficos e socioeconômicos, existe a possibilidade de usar pesquisas elaboradas pelo IBGE, mas nada impede a organização de conduzir sua própria pesquisa.

Isso até mesmo ajuda a obter mais detalhes sobre o público que a companhia deseja impactar. Quanto às pesquisas para fazer a segmentação psicográfica e comportamental, podem ser feitas pela empresa ou por um parceiro.

O objetivo sempre deve ser reunir o máximo de informações sobre o público a ser analisado, o que torna algumas ferramentas muito úteis como o Google Analytics.

4.    Selecionar um método

Os dados ajudam a selecionar um método para segmentar, considerando as necessidades do negócio. É interessante retomar os tipos de segmentação do marketing digital mencionados no primeiro tópico para saber qual é mais adequado ao propósito.

É interessante usar um modelo de template para melhorar a segmentação, visto que ajuda a ganhar tempo e padroniza o formato para que todos os envolvidos possam utilizar as pesquisas.

5.    Combinar os dados

Um centro veterinário próximo de mim precisa combinar os dados coletados para identificar características semelhantes que vão definir os grupos.

Também é interessante refinar as pesquisas que não estão muito claras ou procurar detalhes pouco explorados para trabalhar o restante da estratégia.

6.    Definir a persona

Persona é um personagem semi fictício que representa o perfil de cliente ideal do negócio e ajuda a conhecer os segmentos de consumidores.

Com ela, fica muito mais fácil personalizar a estratégia e direcionar as ações, de modo que realmente façam sentido para o público do negócio.

7.    Monitorar o público

O comportamento do consumidor moderno muda rapidamente, por isso nenhuma marca deve fazer apenas uma segmentação e trabalhar com ela por muito tempo.

É necessário se programar para reavaliar a persona e fazer pesquisas de mercado a cada 6 meses para garantir que as estratégias estejam de acordo com o público que o negócio quer alcançar.

Um fabricante de tela grossa para cerca também precisa acompanhar os indicadores chave de desempenho para identificar mudanças comportamentais e se existem novas tendências de consumo.

Como fazer do jeito correto?

É necessário segmentar os clientes para obter informações sobre os compradores, mas muitos erros podem acontecer no processo de segmentação ou ela é simplesmente confundida com dados demográficos simples.

Também existem companhias que não fecham as lacunas entre a segmentação de consumidor e o desenvolvimento de boas estratégias.

Durante esse processo, os profissionais de marketing precisam fazer algumas perguntas, como a razão de segmentar, de que maneira a campanha de marketing vai englobar as informações sobre o mercado, entre outras questões.

A tecnologia pode sim ajudar os profissionais de marketing a desenvolverem grupos de segmentos certos e trabalhar com as ferramentas certas.

Uma marca de escorredor de pratos inox de parede industrial pode trabalhar com o Predictive Segments e App Tracker como exemplos de programas que ajudam a detectar os usuários que estão prestes a comprar com a marca concorrente.

Como exemplo, existe uma empresa financeira que possui um aplicativo exclusivo para vender fundos mútuos, seguros e empréstimos, sendo a líder de seu setor e seu aplicativo foi baixado por muitas pessoas.

Só que existe uma competição muito intensa nesse mercado e a organização nota que uma quantidade crescente de usuários estão desinstalando o aplicativo e começaram a trabalhar com o concorrente.

A pergunta aqui é como convencer alguém que decidiu comprar com outra marca a permanecer comprando com o negócio.

A organização está vendo os clientes mudarem para a empresa rival, o que pode gerar impactos no LTV (Lifetime Value). Lembrando que custa muito menos manter clientes atuais do que conquistar clientes novos.

Com a ajuda do App Tracker, essa empresa que está perdendo clientes consegue mapear o comportamento dos usuários e descobrir se eles estão seguindo o aplicativo do concorrente.

Se fosse o caso de uma empresa especializada em projeto elétrico industrial completo, ela colocaria esses usuários dentro de um segmento daqueles que têm a chance de desinstalar o aplicativo futuramente.

A partir disso, vai trabalhar com estratégias de engajamento direcionadas, e a partir do momento em que alguém é identificado dessa forma, consegue envolver o consumidor em canais próprios para essa situação, como Instagram, e-mail e notificações de push.

Agora, supondo que o usuário não realizou nenhuma ação, então o ideal é encaminhá-lo para um canal de remarketing no Facebook.

Os e-mails vão ajudar a destacar o relacionamento contínuo entre a marca e o consumidor, assim como as ofertas especiais que essas pessoas podem aproveitar sendo clientes em longo prazo.

Se um fabricante de martelete demolidor cr fizer isso, seus clientes se sentirão únicos e muitos vão optar por permanecer com a companhia.

Outra estratégia que vale a pena é tentar registrar os usuários novos e recorrentes para que permaneçam no site. Uma nova loja virtual está lançando o seu site e procurando maneiras de atrair visitantes para impulsionar as vendas.

Sabendo que o varejo eletrônico é um mercado extremamente competitivo e que a organização não quer perder os consumidores que acessam sua página pela primeira vez, pode usar ferramentas de pop-up para detectar usuários prestes a sair da página.

Existem táticas de cupons que fazem parte desses convites para que o cliente permaneça ou retorne.

Se ele acessou a plataforma de uma empresa especializada em laudo spda bombeiros e deixou o e-mail, a corporação pode expandir a base de leads e de e-mail.

Considerações finais

Trabalhar o marketing de segmentação é muito bom para os negócios porque permite que a marca se comunique e ofereça os produtos certos para o público certo.

Ela consegue obter informações valiosas sobre as pessoas para que possa estabelecer uma comunicação realmente interessante para ambos os lados e com ganhos mútuos.

O negócio consegue vender os produtos que precisa e vai oferecê-los para consumidores que realmente vão se interessar e se beneficiar com eles.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre 7 dicas de como usar o Marketing de Segmentação
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