Marketing sensorial: o que é e como aplicar

marketing sensorial

O marketing sensorial é uma das estratégias mais eficazes para trazer emoções aos clientes, trazendo sucesso em suas ações comerciais.

Para que uma empresa tenha sucesso em suas ações comerciais é preciso contar com o auxílio das principais estratégias disponíveis, sendo inclusive esse o papel do marketing, dividindo-se entre diferentes nichos, como é o caso do marketing sensorial.

Inclusive, a pluralidade de versões que encontramos ao falar do marketing é algo que existe para acompanhar todas as oportunidades que podem estar disponíveis dentro dos mais diversos segmentos que existem, tanto em relação às empresas como ao público.

Logo, é essencial para quem gerencia um negócio estar atento a todas essas possibilidades existentes, de forma a encaminhar o seu projeto para o melhor desempenho possível, ampliando assim o sucesso não apenas no presente, mas também à longo prazo.

É por isso que grande parte das empresas atualmente buscam trabalhar de alguma forma através da internet, reconhecendo que é justamente nesse espaço onde é possível encontrar o seu público, seja uma empresa de licença ambiental ou de outro perfil.

Esse movimento do marketing sensorial acompanha inclusive a necessidade que existe das empresas em sempre estarem alinhadas ao seu público, inclusive em questão de espaço físico, o que faz com que o marketing se adapte frequentemente, seguindo tanto o mercado como a sociedade.

Ou seja, se o público de uma empresa passa a consumir mais a internet do que a TV, talvez seja interessante modificar  sua estratégia de comunicação, passando a focar nos canais digitais, reconhecendo o interesse que existe do público em cima dessas plataformas.

Diante disso, da mesma forma em que uma empresa precisa estar atenta às novidades que surgem em seu mercado, como um novo sistema de controle e automação de processos industriais para uma fábrica, o mesmo vale para as estratégias comerciais a se adotar.

O importante em relação a isso é estar sempre atento às novas aplicações que podem surgir, tratando-se de algo que vem ocorrendo em um ritmo cada vez mais dinâmico, onde ficar para trás nesse sentido pode fazer um negócio perder seu valor frente à concorrência.

O positivo é que o marketing também se adapta nesse sentido, trazendo diferentes aplicações que podem fazer com que uma companhia consiga melhor se conectar ao seu público, ampliando assim o seu desempenho. Algo que o marketing sensorial pode trazer.

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Como funciona esse estilo de marketing sensorial?

O marketing sensorial se trata de uma aplicação específica na qual uma empresa pode criar ações em cima dos elementos sensoriais para melhor se conectar com o seu público de interesse, oferecendo assim uma experiência diferenciada a essa audiência.

Pode parecer um pouco estranho pensar em como os sentidos humanos podem ser usados para conquistar o interesse de um cliente, mas se trata de algo que já vem sendo bastante usado por parte das empresas, conquistando o público sem ao menos ele perceber.

Sabe aquela vontade que dá de comer pipoca no cinema, bastando apenas sentir o cheiro dela, assim como a visão da manteria derretendo, que de propósito fica bastante exposto ao público? Bem, esse é um exemplo simples do marketing sensorial sendo aplicado.

Ou seja, esse tipo de estratégia do marketing sensorial está atento às reações humanas em frente aos mais diversos tipos de situações e sobre como isso pode influenciar em suas atividades comerciais de alguma maneira, com as empresas buscando se aproveitar disso.

Isso tudo por causa da complexidade que está associada ao ser humano, onde por mais que um vazamento incomode, o que mais pode fazer alguém procurar por um serviço de tratamento de efluentes domésticos pode ser o mau-cheiro que começa a apresentar.

Levando então em conta que muitas das decisões tomadas por um indivíduo podem estar associados à sua relação com suas sensações, cabe então às empresas saberem como se aproveitar disso para conquistar uma melhor performance junto dessa sua audiência.

O positivo por parte das empresas é que muitos são os sentidos que podem ser usados como base para suas estratégias, sendo eles:

  • Tato;
  • Olfato;
  • Paladar;
  • Visão;
  • Audição.

Tudo isso servindo como base para as mais diferentes estratégias que podem ser colocadas em prática por parte do marketing sensorial, com ele podendo então ampliar os resultados de quem comanda uma padaria ou fornece máquina de policorte à indústria.

E o que não falta são pontos positivos que justificam o uso desse tipo de estratégia junto ao seu empreendimento.

Os benefícios do marketing sensorial

A função geral do marketing é garantir o alcance aos melhores resultados possíveis. Nesse sentido o marketing sensorial não fica muito longe de suas outras versões, contudo, existem pontos específicos que indicam o seu valor em especial para as empresas, sendo eles:

Melhor atenção do público

Dentro de um mercado competitivo pode ser difícil para uma empresa se destacar, ainda mais diante da internet, onde é possível pesquisar por algo específico, como terminal jic, e dar de cara com um grande número de alternativas.

O positivo desse modelo comercial é que ele pode trabalhar justamente nessa conquista de uma atenção diferenciada por lidar com algo diferente em relação às táticas comerciais a serem aplicadas pelas empresas no mercado.

Experiência diferenciada

Outra atenção que o marketing sensorial garante é por causa da experiência que pode ser despertada em um possível cliente, fazendo com que ele consiga associar um produto ou serviço à uma sensação positiva, aumentando assim o seu percentual de compra.

Relação com o neuromarketing

Mais um destaque do marketing sensorial é como ele se associa ao neuromarketing, uma estratégia voltada a estudar o funcionamento do cérebro de modo a entender o que move alguém a pesquisar por um plano de atendimento a emergencia nr e contratar o serviço.

Agora, para que seja possível ter acesso a todos esses benefícios é importante saber como colocar em prática o marketing desenvolvido em cima dos sentidos, existindo uma aplicação específica para cada um deles.

Colocando em prática o marketing sensorial

Já que esse modelo de marketing funciona em cima do uso dos cinco sentidos humanos, é válido então conhecer a aplicação de cada um deles para saber como melhor otimizar os resultados do seu negócio.

Tato

O sentido voltado ao contato pode ser usado por uma empresa através de experiências físicas com um produto, como a possibilidade de testar o conforto de uma cama ou sofá de comprá-los ou até mesmo as funções de um carro através de um sistema de test-drive.

Olfato

Associado ao cheiro, podemos destacar aqui a forma como uma perfumaria pode espalhar uma fragrância específica no local, aumentando o interesse por um perfume. Podemos voltar também ao exemplo do cinema, o cheiro de pipoca desperta o interesse no alimento.

Paladar

Trabalhar com o paladar é algo bastante comum por parte do ramo alimentício, sendo possível distribuir amostras grátis em um supermercado, de modo a atrair o interesse dos clientes em levarem para casa um tipo de queijo ou uma nova marca de biscoito.

O importante aqui é saber que esse tipo de sentido pode ser colocado em prática também por muitos outros modelos de negócios, inclusive uma barbearia, oferecendo um copo de cerveja aos seus clientes, enquanto esperam por sua vez na cadeira.

Um escritório que oferece café aos seus clientes é outro exemplo da inclusão do paladar como uma estratégia comercial, deixando tais indivíduos mais confortáveis antes de discutirem sobre um relatório de impacto ambiental rodovia ou qualquer outro tema.

Visão

O sentido da visão acaba sendo o que mais recebe atenção por parte do mercado, reconhecendo o interesse que o público dá esse formato, ainda mais com a popularidade cada vez maior que existe dentro das plataformas digitais.

Frente a isso é importante saber como trabalhar com a imagem de uma companhia, criando a anúncios visuais que conquistam tanto o interesse de alguém como uma inclinação comercial, facilitando dessa forma o fechamento de uma possível compra.

Audição

Por último podemos destacar o sentido da audição, ele que por muito tempo foi essencial para as empresas, permitindo a divulgação dos seus produtos e serviços através do rádio, sendo esse um dos principais canais de comunicação entre as companhias e o seu público.

O avanço tecnológico levou a outros canais, mas a audição continua a ter o seu valor, inclusive para a internet ao ser associado ao sentido da visão, permitindo a criação de conteúdos audiovisuais que possam trazer atenção à uma consultoria iso 31000.

Ao pensar em aplicações específicas podemos falar sobre a criação de uma playlist animada a ser compartilhada por uma marca na internet, associando certas faixas aos seus produtos, ou até mesmo uma loja que toque música para animar os seus clientes.

É a partir desse uso dos sentidos que uma melhor performance pode ser conquistada por parte de um negócio, destacando assim o valor que existe junto ao marketing sensorial.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Marketing sensorial: o que é e como aplicar
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