O que é o índice de lucratividade? 

Não importa o setor em que atua, pode ser no automotivo, em uma empresa de demolição ou qualquer outro, gerar lucro e aumentar essa margem é a diferença entre manter suas portas abertas ou fechadas.

Mas como garantir e medir isso? Você precisa considerar o investimento inicial, a taxa de retorno e os fluxos de caixa futuros. O índice de lucratividade mede se um projeto ou investimento beneficiará ou não o seu negócio. Quer entender melhor sobre o tema. Então, vem com a gente.

Clique e saiba mais +

O que é o índice de lucratividade? 

O índice de lucratividade também pode ser chamado de índice de investimento de lucro ou índice de investimento de valor. Representa a relação que existe entre os custos e os benefícios de um projeto e é a razão entre o valor inicial investido e os fluxos de caixa futuros.

Ou seja, ele é tão fundamental quanto os equipamentos de combate a incêndio para o corpo de bombeiros. Além disso, pode ser muito útil classificá-los para permitir que os investidores quantifiquem seu valor.

Ter um índice de rentabilidade de 1,0 é ruim e qualquer coisa abaixo disso indicará que, atualmente, ele está muito menor do que o investimento inicial. Assim, à medida que o Índice de lucratividade aumenta, também aumentam os benefícios financeiros dessa estratégia.

É possível aplicá-lo a despesas de capital, pois divide-se as entradas de caixa de capital do com base na saída projetada. Isso ajuda a determinar o quão lucrativo tudo isso será a curto e médio prazo.

Como calcular o índice de lucratividade

Pode ser útil colocar uma espécie de lacre de segurança para gerir com total disciplina e calcular o valor líquido antes de calcular o índice de lucratividade. Insira a(s) seguinte(s) fórmula(s):

  • Valor presente dos fluxos de caixa futuros / investimento inicial = índice de rentabilidade, ou;
  • (Valor presente líquido + investimento inicial) / investimento inicial - índice de rentabilidade
  • Se o índice de rentabilidade for maior que 1, isso mostra que o projeto gerará valor para sua empresa de coleta de lixo e você pode querer prosseguir;
  • Se o índice de lucratividade for menor que 1, isso mostra que melhor não prosseguir com o projeto;
  • Se o índice de lucratividade for igual a 1, isso mostra que ele irá empatar com os dados iniciais. Seguir em frente dependerá de você e seu sócios. o

 Para encontrar investimentos mais atrativos, procure um índice de lucratividade que seja o mais alto. Isso mostra que o projeto vai gerar valor para o seu negócio e pode ser um bom investimento.

Além do mais, também pode estar atrelado ao custo-benefício. Mesmo que alguns projetos tenham valores presentes líquidos mais altos, não é sempre que o índice de lucratividade será equivalente. Isso significa que pode não ser a melhor maneira de usar os ativos da sua empresa.

Com tudo isso comentado, é correto afirmar que o índice de lucratividade é imprescindível para todas as marcas. 

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Espero que tenha gostado do artigo sobre O que é o índice de lucratividade? 
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Vendas separados exclusivamente para você

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Separamos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 6 =

Go up