O que é o índice de lucratividade?
Não importa o setor em que atua, pode ser no automotivo, em uma empresa de demolição ou qualquer outro, gerar lucro e aumentar essa margem é a diferença entre manter suas portas abertas ou fechadas.
Mas como garantir e medir isso? Você precisa considerar o investimento inicial, a taxa de retorno e os fluxos de caixa futuros. O índice de lucratividade mede se um projeto ou investimento beneficiará ou não o seu negócio. Quer entender melhor sobre o tema. Então, vem com a gente.
O que é o índice de lucratividade?
O índice de lucratividade também pode ser chamado de índice de investimento de lucro ou índice de investimento de valor. Representa a relação que existe entre os custos e os benefícios de um projeto e é a razão entre o valor inicial investido e os fluxos de caixa futuros.
Ou seja, ele é tão fundamental quanto os equipamentos de combate a incêndio para o corpo de bombeiros. Além disso, pode ser muito útil classificá-los para permitir que os investidores quantifiquem seu valor.
Ter um índice de rentabilidade de 1,0 é ruim e qualquer coisa abaixo disso indicará que, atualmente, ele está muito menor do que o investimento inicial. Assim, à medida que o Índice de lucratividade aumenta, também aumentam os benefícios financeiros dessa estratégia.
É possível aplicá-lo a despesas de capital, pois divide-se as entradas de caixa de capital do com base na saída projetada. Isso ajuda a determinar o quão lucrativo tudo isso será a curto e médio prazo.
Como calcular o índice de lucratividade
Pode ser útil colocar uma espécie de lacre de segurança para gerir com total disciplina e calcular o valor líquido antes de calcular o índice de lucratividade. Insira a(s) seguinte(s) fórmula(s):
- Valor presente dos fluxos de caixa futuros / investimento inicial = índice de rentabilidade, ou;
- (Valor presente líquido + investimento inicial) / investimento inicial - índice de rentabilidade
- Se o índice de rentabilidade for maior que 1, isso mostra que o projeto gerará valor para sua empresa de coleta de lixo e você pode querer prosseguir;
- Se o índice de lucratividade for menor que 1, isso mostra que melhor não prosseguir com o projeto;
- Se o índice de lucratividade for igual a 1, isso mostra que ele irá empatar com os dados iniciais. Seguir em frente dependerá de você e seu sócios. o
Para encontrar investimentos mais atrativos, procure um índice de lucratividade que seja o mais alto. Isso mostra que o projeto vai gerar valor para o seu negócio e pode ser um bom investimento.
Além do mais, também pode estar atrelado ao custo-benefício. Mesmo que alguns projetos tenham valores presentes líquidos mais altos, não é sempre que o índice de lucratividade será equivalente. Isso significa que pode não ser a melhor maneira de usar os ativos da sua empresa.
Com tudo isso comentado, é correto afirmar que o índice de lucratividade é imprescindível para todas as marcas.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais
Espero que tenha gostado do artigo sobre O que é o índice de lucratividade?
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Vendas separados exclusivamente para você
Deixe um comentário
Separamos especialmente para você