Principais tendências de marketing para empresas de peças automotivas

marketing

O marketing é essencial para qualquer negócio, afinal é através das suas práticas que as empresas conseguem ganhar visibilidade e com isso atrair os seus clientes, ainda mais para as empresas de peças automotivas.

É importante lembrar que o Brasil vem de um período de recessão econômica devido a várias coisas que aconteceram no país graças a pandemia, isso fez com que a venda de modelos zero quilômetro diminuísse e as pessoas já não trocassem de carro tanto assim.

Essa mudança de consumo fez com que as pessoas permanecessem mais tempo com os seus veículos, o que acaba gerando manutenção e a troca de peças, aumentando assim a procura por bomba de vácuo comprar entre outras peças.

Com isso o segmento de autopeças vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, não só em lojas físicas, mas principalmente na internet, com isso essas empresas encontraram a oportunidade ideal para expandir os seus negócios.

Se você tem uma empresa que vende peças para veículos e não sabe como usar o marketing a seu favor, continue lendo este texto, pois separamos as melhores dicas para te ajudar a trabalhar melhor essa estratégia e se destacar da concorrência. Confira!

Clique e saiba mais +

Afinal, o que é marketing?

Antes de conhecer mais sobre as estratégias de marketing, é importante que você entenda o conceito por trás dessa prática, ainda mais se você não está familiarizado com o tema. Bom, essa é uma área focada na geração de valor sobre o produto, serviço ou marca.

O objetivo principal das estratégias de marketing é conquistar a fidelização dos clientes, ou seja, fazer com que a pessoa compre molde de injeção sempre da mesma marca, afinal ele já conhece a empresa e confia nos produtos e serviços prestados.

É importante que você entenda que o marketing não está focado apenas em vender os produtos para os clientes, como muitas pessoas pensam, ele trabalha na geração de valor, mostrando por que o seu produto é melhor que o da concorrência, o seu diferencial.

Além disso, é muito importante que você leve em consideração as necessidades dos clientes, percebendo assim as carências das pessoas e despertando o desejo para conseguir supri-las.

Podemos dizer que o marketing:

  • Identifica necessidades e desejos não preenchidos;
  • Define, mede e quantifica o tamanho do mercado;
  • Define e quantifica o potencial de lucro;
  • Aponta quais segmentos da empresa são capazes de servir melhor;
  • Cria e promove os produtos e serviços mais apropriados.

Sendo assim, o marketing supre as necessidades dos clientes, com isso gera lucro para as empresas que sabem utilizar essas estratégias.

Dicas de marketing para autopeças

O sucesso do crescimento nas empresas de autopeças estão associadas diretamente ao investimento em novos serviços, além de outras vantagens competitivas, principalmente o planejamento estratégico em marketing.

Essa estratégia permite uma relação melhor entre a empresa e o consumidor, que sabe que, ao comprar o seu cinto retrátil para Fusca, por exemplo, estará seguro que fez a escolha certa.

Mas para que isso aconteça, em um mercado cada vez mais amplo e de grande competitividade, os varejos precisam desenvolver ações para colocar os seus produtos em papel de destaque, para que assim consiga fidelizar seus clientes.

É importante ressaltar que os clientes estão cada vez mais exigentes, com isso eles estão sempre atrás de buscar informações sobre as empresas e os produtos que adquirirem para saber que estão fazendo a escolha certa.

Para que isso seja possível, as empresas de autopeças precisam investir nas estratégias de marketing. Veja a seguir algumas dicas que vão ajudar o seu negócio a ter mais visibilidade e conseguir mais clientes.

Conheça o perfil do seu cliente

O passo principal para que uma estratégia de marketing funcione é entender o perfil do seu cliente, sem esse conhecimento prévio você não irá saber como agir ou se comunicar para conquistá-lo.

Lembre-se que a definição de marketing é atender as necessidades dos clientes, e para conseguir traçar o perfil dos seus clientes você pode investir em um bom projeto Microsoft Office 365 e utilizar um sistema de banco de dados.

Através desse sistema você irá entender as principais características dos seus clientes, como:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Classe social;
  • Hobbies;
  • Modelos de carros;
  • Principais serviços buscados;
  • Principais produtos requisitados.

Esses dados são importantes para entender as expectativas desse cliente e saber o que a sua empresa pode oferecer para ele, e a partir dessa informação você será capaz de traçar as estratégias perfeitas.

Conheça bem a concorrência

Para se destacar da concorrência você precisa entendê-la, saber quais são seus processos e como ela se comporta no mercado, isso fará com que você veja quais lacunas precisam ser preenchidas.

Por exemplo, no site da concorrência consta informações suficientes para comprar uma capa de retrovisor Gol G5 como na sua loja ou o cliente fica perdido, sem saber ao certo as especificações do produtos? Além disso, eles prestam um bom serviço?

Toda essa pesquisa de campo fará com que você explore os gaps a seu favor e mostre o que a sua empresa tem de diferente das outras, é justamente isso que consegue captar o cliente.

Faça marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento diz respeito ao conjunto de ações tomadas pela empresa, o seu objetivo é criar e manter um relacionamento positivo entre o clientes, com isso a relação de proximidade é reforçada, o que garante a fidelização do cliente.

Dessa forma, quando o cliente for perguntado sobre onde comprar uma faixa refletiva 3m, por exemplo, irá falar sobre a sua loja de forma positiva, atraindo assim mais consumidores para o seu negócio.

Com isso os clientes se tornam divulgadores do seu serviço, fazendo uma espécie de propaganda gratuita, tendo como base a sua experiência, por isso é fundamental oferecer bons produtos e um excelente atendimento.

Invista em conteúdos para as redes sociais

É importante que você entenda que a logística promocional de uma empresa de autopeças, principalmente no ambiente online, precisa estar inserida no contexto das redes sociais.

Desse modo você precisa criar conteúdos para essas plataformas, como a elaboração de textos, fotos, mas principalmente vídeos, afinal nos últimos anos vimos uma explosão desse formato em diversas redes sociais.

Para se destacar no meio de tantos conteúdos, é fundamental que você use a sua criatividade, investindo em vídeos personalizados para o seu público. Viu como é importante conhecê-lo? Assim você saberá exatamente como se comunicar com eles.

Uma dica é aproveitar as trends como músicas, desafios, criar roteiros criativos, além disso você pode fazer lives e mostrar as peças e promoções que estão em sua loja, isso fará com que o público esteja por dentro de todas as novidades.

Tenha suporte tecnológico

Para que a sua empresa consiga vender mais autopeças, seja para uma mini Kombi ou um Corsa, e com isso ganhar escala, ela precisa contar com o suporte tecnológico adequado, por isso é essencial que você utilize a tecnologia a favor e otimize os processos.

Contando com um bom sistema integrado de gestão, você consegue acelerar os processos, além de conseguir tomar decisões rápidas baseadas em análises confiáveis, afinal todos os dados ficam armazenados em único lugar.

Isso garante com que você consiga registrar todas as informações do seu público para que seja possível traçar o perfil ideal, além de conseguir analisar o seu negócio, pois sempre que acontecer qualquer queda nas vendas, você irá identificar e tomar as decisões certas.

Armazenamentos e análise de dados são essenciais nas estratégias de marketing, pois só com essas informações você consegue traçar as práticas ideais e conseguir entender os resultados que surgiram com os investimentos.

Desenvolva um programa de fidelidade

Saiba que os programas de fidelidade são ótimas estratégias para o marketing, com isso você consegue agradar e surpreender o seu consumidor. Essas ações podem ser realizadas através de campanhas direcionadas de acordo com o perfil do seu cliente.

Existem inúmeras formas de oferecer esses programas, como:

  • Oferecer bonificações;
  • Garantia estendida para alguns produtos;
  • Brindes aos clientes.

Não existe fórmula mágica, o importante é você entender o que o seu cliente deseja e com isso atender às suas necessidades. Veja qual o produto que mais tem saída na sua loja e tente criar bonificações com ele.

Isso fará com que os clientes consumam mais da sua loja, além disso, esses programas de fidelidade incentivam as vendas como um todo, afinal o seu cliente já irá ganhar alguma vantagem, por que não comprar mais produtos?

Isso aumenta sua vendas e visibilidade no mercado, aumentando suas vantagens diante da sua concorrência, afinal você oferece um diferencial.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Principais tendências de marketing para empresas de peças automotivas
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Marketing separados exclusivamente para você

Separamos especialmente para você

Go up