Como fortalecer sua marca dentro do mercado industrial?

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No setor industrial, fortalecer o marketing empresarial é um desafio que precisa ser assumido o mais rápido possível.

Atualmente, a indústria não é mais vista apenas como um processo extremamente manual e árduo, que exige pouca capacitação e sendo considerado como um trabalho de alto risco.

A realidade atual é outra, é perceptível a evolução tecnológica e com adaptação a diversas novidades que surgem para o setor do marketing empresarial. 

Essas evoluções podem ser vistas desde o melhoramento de matérias-primas, como o que ocorre com a cantoneira aço abas iguais, por exemplo, que se tornou ainda mais resistente, indo até a forma que as essas empresas industriais se posicionam no mercado.

É com esse aumento de posicionamento das marcas da indústria que o marketing empresarial neste setor vem ganhando força. Cada vez mais as empresas passam a investir na formação de times especializados para lidar com as questões de mercado.

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Importância de fortalecer a Marca no Mercado

A expansão e surgimento de novas empresas no mercado industrial exige uma adequação muito maior de cada uma das marcas já existentes.

Para que uma empresa de nobreak, por exemplo, se destaque dentro desse espaço de competitividade do marketing empresarial, ela precisa reforçar a diferença que ela pode fazer pelo seu cliente, seja a parte B2B, de empresa para empresa, ou B2C, de empresa para cliente.

Essa relação de para quem a empresa está produzindo evolui junto com o mercado, a companhia precisa ser conhecida além do rótulo de apenas um produtor, o cliente precisa criar o desejo de se relacionar em algum nível com a organização. 

E esse relacionamento é resultado justamente da forma como a empresa se posiciona e apresenta seu produto ao mercado do marketing empresarial. 

Uma empresa que produz coxim de borracha, por exemplo, que fabrica o melhor produto entre todos os outros fabricantes, só terá acesso ao público ideal que consome seus produtos se ela adequar a mensagem da marca a ele. 

O ditado “quem não é visto não é lembrado” se aplica muito bem, quando a questão é a importância do posicionamento da marca.

Para que a realização do fechamento de contrato ou venda seja concluída é preciso ajustar a forma como a marca é observada no mercado e isso está diretamente ligado à forma como funciona o Funil de Vendas. 

Investimento na parte superior do Funil de Vendas

Uma das técnicas mais conhecidas para o aumento das vendas de uma empresa é a divisão da estratégia, considerando o Funil de Vendas, para o setor industrial, não seria diferente. 

Nessa técnica a jornada complexa do cliente, desde o momento em que ele tem o primeiro contato com a marca até o ponto em que ele realiza a conversão, é o que define a atuação. 

Basicamente, a parte superior desse funil seria a fase em que é feita a atração do cliente, apresentando para ele o que é e os benefícios da marca e produto que estão sendo apresentados, portanto esse é o momento de fortalecer a marca no mercado.

Já o fundo do funil, a parte menor e mais distante do topo, é onde se encontram as vendas, no momento em que o cliente finalmente completa uma transação com a marca.

Para que uma empresa fabricante de geradores, por exemplo, consiga uma contratação do seu produto, ela primeiro precisa passar pelo topo do funil. Sem isso, as chances de realizar essa venda do produto reduzirá.

Quando essa estratégia é aplicada, fortalecendo a fase de atração, estará criando um Branding poderoso e, portanto, impulsionando ainda mais a marca no mercado.

O que é o Branding e seus benefícios

Branding é o conjunto de práticas que fazem referência à gestão de marca. É a estratégia onde a marca e o negócio são o foco da operação. 

Quando uma distribuidora de tubos galvanizados, por exemplo, define seu logo, o nome da empresa, desenha seus valores, missões e visões, assim como o objetivo do negócio ela tem o seu Branding definido.

No momento em que a empresa tem esses pontos bem definidos e começa a investir para fazer o mercado lembrar da marca, considerando cada um deles é quando ela constrói seu fortalecimento e crescimento. 

Aplicando essa técnica, além de conseguir o fortalecimento da marca no mercado, também será possível atingir alguns outros benefícios que fazem todo sentido para o setor, como:

  • Reconhecimento da marca junto aos clientes;
  • A marca se torna atrativa;
  • Imprime valor ao produto;
  • Confiança do mercado na marca;
  • Melhorias na gestão do negócio.

É importante notar que os benefícios do Branding vão além do posicionamento externo. Mesmo uma empresa altamente de produção, como uma caldeiraria pesada, por exemplo, conseguirá extrair o benefício de evoluir o seu time de operações.

Por possuir uma vasta possibilidade de crescimento para a marca, é importante aplicar as técnicas da maneira. Conheça abaixo algumas dicas para fortalecer a marca no mercado.

5 dicas para fortalecer a marca no mercado 

Popularidade entre clientes ser vista como autoridade pelos concorrentes e como estratégico pelos parceiros são alguns resultados claros de um fortalecimento de marca bem aplicado. 

Muitas empresas possuem facilidade de se posicionar no mercado industrial devido ao seu produto, que pode ser de uso mais comum nesse setor, como as fabricantes de terminais para mangueiras de alta pressão, por exemplo.

Porém, mesmo não estando enquadrado aqui, diversas outras fabricantes poderão alcançar esses benefícios, seguem algumas dicas que podem ajudar a marca nesse processo.

  1. Conheça a sua Empresa

Entender o que define a empresa e quais os diferenciais dela é um ponto indispensável para conseguir alcançar o posicionamento desejado no mercado. 

Quando são identificados esses pontos fortes e fracos a melhoria no impulsionamento da marca começa a ser mais evidente e constante. Afinal, as ações dos times responsáveis poderão ser baseadas nesse autoconhecimento da marca.

  1. Estude o Mercado

Esse conhecimento da marca resulta diretamente em um conhecimento também do mercado, pois para entender onde ela se enquadra, é preciso observar o quadro geral do mercado, pensando onde as demais empresas também enquadram-se.

Nessa fase de estudo, é preciso entender quem são os principais concorrentes e quais são os benefícios do produto.

Uma empresa que fabrica loadbuster 15kv, por exemplo, e precisa que naquela localização escolhida para a atuação, tenha uma forte presença de manutenções elétricas ou de telefonia, conseguirá descobrir esse ponto através do estudo de mercado.

Compreender o mercado vai além de saber o que está sendo oferecido naquela região ou no segmento de produção, é preciso que a marca tenha um olhar sempre atento para as mudanças que vão ocorrer constantemente. 

Inserir-se nas tendências que nascerão a cada instante é uma forma de adequar a marca a atualidade, fazendo com que ela possa ser sempre citada entre as melhores empresas, aumentando assim, o seu reconhecimento.

  1. Adeque a Mensagem e Identidade Visual

Localizar quando, onde e como o cliente conhecerá a marca ainda não é algo 100% previsível. Entretanto, é possível controlar o conteúdo que será apresentado a ele nesse primeiro contato. 

Definir a mensagem que será passada é um ponto de partida para definir o tom da conversa com o mercado. Aqui, serão inseridos os artigos produzidos, legendas de redes sociais e até o e-mail marketing empresarial que serão enviados. 

Definir a mensagem não é necessariamente produzir todos os conteúdos que serão usados, mas é pensar no que haverá de comum em todos eles.

Do mesmo modo, para a construção da identidade visual, ela precisa definir o que é a empresa, com as cores e imagens que conversem entre si.

Mesmo as marcas industriais não tendo um apelo direto ao público final, elas precisam possuir uma identidade bem definida. Afinal, é através dela que todo o mercado a reconhecerá.

  1. Utilize plataformas de divulgação

As redes sociais são uma das formas mais simples das marcas criarem uma relação com seus clientes. 

Nessas plataformas, as equipes de marketing empresarial das indústrias vão conseguir localizar o público que mais faz sentido para os negócios, mesmo que seja um segmento mais nichado, conseguindo assim, entregar a mensagem às pessoas certas.

No caso das empresas industriais não se colocarem onde o público e parceiros estão, elas serão engolidas por aquelas que possuem estratégias robustas e que consideram todas as possibilidades de disseminação da mensagem.

  1. Invista no time interno

Toda essa estratégia para alavancar a marca dentro do mercado da indústria pode envolver muitos detalhes e termos técnicos. Nesse cenário, as equipes de marketing empresarial ganham uma importância fundamental.

São esses profissionais que irão localizar as melhores oportunidades, tendências e caminhos para que a empresa siga.

Valorizar esse time significa potencializar o engajamento deles com o propósito da empresa, proporcionando um time cada vez mais curioso e disposto a fazer a marca ser a maior dentro do mercado em que está inserida

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