11 maneiras simples de aumentar a motivação no local de trabalho

Todo mundo tem semanas em que eles terminam alegremente todas as suas tarefas, e há semanas em que eles realmente preferem estar em qualquer lugar, menos no trabalho. Um pequeno devaneio nunca fez mal a ninguém. 

É totalmente normal que os funcionários enfrentem quedas de motivação, mas isso se torna um problema quando seus colegas estão constantemente desengajados. É por isso que compilamos alguns ótimos conselhos de especialistas para ajudar você e sua equipe a se manterem motivados, dia após dia.

Essas dicas não são específicas para nenhum setor e a maioria delas é barata ou gratuita. Eles podem ser aplicados em pequenos estabelecimentos, franquias, startups e empresas.

Vamos começar com um que tem o potencial de mudar tudo: o reconhecimento.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

    1. Reconheça o bom trabalho

    Um dos maiores fatores que contribuem para a motivação dos funcionários é a frequência com que seu trabalho árduo é reconhecido. 70% dos funcionários dizem que a motivação e o moral melhoraram muito com mais reconhecimento dos gestores.

    Afinal, se um funcionário trabalha duro em um projeto para produzir resultados excepcionais, mas seu trabalho duro não é reconhecido, por que ele ainda teria um alto desempenho? 

    Não é importante apenas reconhecer um grande trabalho. A forma como você reconhece as contribuições de sua equipe tem um impacto significativo. O reconhecimento dos funcionários  não deve ser apenas um bônus anual no final do ano, deve ser dado de forma significativa e frequente.

    O dinheiro é apropriado na maioria das vezes, mas não é o único, nem mesmo o mais eficaz, motivador. Trate os funcionários como membros valiosos da equipe, não como números.

    2. Defina metas pequenas e mensuráveis

    Todos nós já tivemos projetos que se arrastam e parecem nunca ter fim. Pode ser realmente desmoralizante ficar preso em uma rotina, e é por isso que ver como você fez um progresso visível é tão bom. É também um indicador claro de que nosso trabalho está fazendo a diferença.

    Conversamos com Walter Antunes, cofundador do beeworkrp.com.br, que compartilhou ótimas ideias sobre a importância de definir metas claras e acompanhar o progresso. 

    Definir metas claras e alcançáveis ​​fornece um verdadeiro impulso de motivação sempre que uma é alcançada e mantém a equipe no caminho certo. Você pode ampliar esses efeitos dando o próximo passo e celebrando essas conquistas.

    3. Comemore os resultados

    Parte do que torna a definição de metas pequenas e mensuráveis ​​tão importante é que ela oferece muitas oportunidades para celebrar o trabalho árduo de sua equipe.

    Isso não significa que você deva aplaudir de pé todos os funcionários que chegam pontualmente ao trabalho, mas é crucial que todos saibam exatamente como (e quanto) cada uma de suas contribuições faz a organização avançar.

    Seja específico  em seus elogios. Não diga apenas bom trabalho a Maria. Nem pare em um bom trabalho na nova campanha de e-mail. Aplauda seu sucesso e, quando o fizer, dê a ele uma visão geral.

    Por exemplo: Bom trabalho nessa nova campanha de e-mail; Isso realmente aumentará nossa comunidade e nutrirá nossa base de clientes.

    4. Mantenha-se positivo

    Convenhamos: desconfiamos um pouco das pessoas que são felizes o tempo todo. 🤖

    Emoções negativas acontecem e alguns processos realmente bons ou mudanças culturais podem vir de conversas difíceis. No entanto, é importante encontrar maneiras de injetar experiências positivas nas interações de sua equipe para criar um  ambiente de trabalho verdadeiramente positivo .

    Por quê? Porque na verdade é uma  vantagem competitiva  ter funcionários felizes. Pesquisas  mostram  que a felicidade aumenta a produtividade dos negócios em 31% e as vendas em 37%.

    Acontece que a felicidade e a positividade desempenham um papel maior no sucesso do seu negócio do que você jamais imaginou. Se você ainda não está completamente convencido, reserve um momento para assistir a esta divertida e fascinante apresentação do psicólogo Shawn Achor, que explica o porquê:

    Uma simples mudança no viés em direção à positividade e felicidade pode ter um impacto imediato em sua experiência de trabalho e relacionamentos, que são fatores importantes para o sucesso, motivação, engajamento e produtividade .

    Uma simples mudança na tendência de positividade e felicidade pode ter um impacto imediato em sua experiência de trabalho e relacionamentos, que são fatores importantes para o sucesso, motivação, engajamento e produtividade.

    5. Mantenha-se estimulado

    É difícil manter o foco e a motivação quando você está com fome. É por isso que é tão importante que todos se mantenham abastecidos, hidratados e, em alguns casos, com cafeína. ☕️

    Infelizmente, é comum que os funcionários estejam tão ocupados e absortos em seu trabalho que mal conseguem ter tempo para o almoço. Isso não é bom para sua saúde e ainda pior para sua produtividade. 

    Manter lanches saudáveis ​​no local de trabalho é uma maneira fácil de ajudar sua equipe a manter os níveis de energia ao longo do dia. O custo de fornecê-los provavelmente será compensado pelo aumento da produtividade de sua equipe.

    Se você não tiver tempo ou recursos para lidar com isso sozinho, existem ótimos serviços que podem ajudá-lo a manter seu escritório abastecido com lanches saudáveis. 

    6. Tome descansos regulares

    Rasgar a cabeça sobre um problema por três horas seguidas raramente é produtivo. Dar um passo para trás e tirar um momento para recarregar não é apenas útil para se manter motivado, mas também é importante para sua saúde.

    Recuar e tirar um momento para se atualizar e recalibrar não é apenas útil para se manter motivado, mas também é importante para sua saúde.

    Ficar sentado o dia todo não é bom para você, nem trabalhar sem parar. Fazer uma pequena pausa a cada uma ou duas horas pode ter um efeito positivo na mente e no corpo, especialmente para trabalhadores remotos. Não se esqueça de levantar da sua mesa e tomar um ar fresco! Estique as pernas, descanse os olhos e volte ao trabalho com a mente e o corpo revigorados.

    7. Mantenha-se saudável

    O que nos leva ao nosso próximo tópico: manter-se saudável. 

    Quando estiver doente, fique em casa! É improvável que você consiga fazer o seu melhor trabalho se não puder ficar de pé, e não tirar um tempo para descansar, apenas prolongará sua doença e impedirá que seu corpo se recupere.

    Certifique-se de que as políticas que você está definindo não impeçam as pessoas de dedicar o tempo necessário para se manterem saudáveis. Pense em como você aproveita as folgas, os benefícios médicos e o bem-estar dos funcionários.

    O estresse e a frustração de se preocupar em tirar licença médica levam ao desengajamento e custam às empresas em todo o mundo bilhões de dólares a cada ano.

    Uma política de folga generosa ou opções para  horários mais flexíveis ou trabalho remoto podem parecer caras à primeira vista, mas podem economizar muito dinheiro para sua empresa em perda de produtividade, baixa frequência e engajamento abaixo do ideal.

    8. Veja e compartilhe o panorama geral

    Uma grande parte da compreensão do propósito por trás do seu trabalho é ver como ele se encaixa no quadro geral. Você pode ajudar a aumentar a motivação no local de trabalho certificando-se de que sua equipe entenda como cada um de seus esforços afeta a organização, os clientes e a comunidade.

    A conclusão de uma tarefa geralmente proporciona uma pequena sensação de realização, mas saber como esse trabalho ajudou os outros é o verdadeiro antídoto para o desengajamento.

    9. Seja transparente

    Todos os relacionamentos, incluindo os de emprego, são baseados na confiança. Adotar a transparência é uma das melhores formas de fomentar um clima de confiança entre você e sua equipe, e uma equipe que confia em você estará mais motivada e comprometida com o seu trabalho.

    A transparência também ajuda a garantir que todos estejam trabalhando com as mesmas informações. Isso pode beneficiar a equipe.

    10. Fornecer clareza

    Para ser motivado pelo seu trabalho, é crucial que você realmente entenda quais são suas metas e objetivos. Para muitos funcionários, esse entendimento começa com transparência e termina com clareza. Sem clareza, a transparência começa a perder sua eficácia e poder motivacional.

    Certifique-se de dar a todos uma missão muito clara e concisa para se motivar em primeiro lugar, porque é quase impossível investir motivação genuína em algo que você não conhece ou está confuso.

    11. Visualize e compartilhe resultados positivos

    É mais fácil alcançar o sucesso quando você pode imaginá-lo. Profissionais de todos os tipos, de atletas a músicos e CEOs, todos praticam essa técnica para melhorar sua motivação. Felizmente, se você está fornecendo um objetivo claro, já está na metade do caminho.

    Ajude a equipe a entender o que significaria atingir esse objetivo. Quando alguém fizer um progresso real em direção a esse objetivo ou resultado, compartilhe esse progresso como fonte de motivação para todos.Visite também: Endereço Fiscal Ribeirão Preto.

    Separamos especialmente para você

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Go up