3 formas de empreender em 2023!

Quer ideias para empreender em 2023? Confira 3 sugestões de negócio com base nas tendências do mercado e como abrir um MEI.

Fazendo planos para empreender em 2023? Então, este texto é para você! Preparamos 3 ideias de negócio para começar, levando em conta as tendências para o novo ano e as mudanças de comportamento dos consumidores.

Acontecimentos recentes, como a Covid-19, a crise econômica e o aumento dos problemas de saúde física e mental, podem gerar oportunidades de novos negócios para satisfazer às necessidades das pessoas.

Com as sugestões que apresentamos a seguir, será possível levantar uma renda extra ou até mesmo fazer do novo empreendimento a sua ocupação principal.

Confira as 3 melhores tendências para quem busca empreender em 2023 e ter um futuro promissor.

Clique e saiba mais +

3 áreas para empreender em 2023

Em um mercado que muda constantemente, é importante ficar atento às tendências e às melhores oportunidades de negócios para empreender em 2023.

Por isso, listamos 3 áreas para iniciar ou expandir um empreendimento promissor:

1. E-commerce

O e-commerce não é novidade, mas segue em alta e com muito fôlego para seguir aumentando.

Para se ter ideia, o Brasil registrou o segundo maior crescimento em vendas online no ano passado, conforme dados da empresa de pesquisa de mercado eMarketer.

Nesta modalidade, você pode atuar com uma loja virtual particular ou apostar nas vendas em grandes marketplaces. No país, temos várias plataformas que funcionam neste modelo de negócio:

  • Shopee
  • Extra
  • Casas Bahia
  • Amazon
  • Magalu
  • Samsung.

Nesse tipo de comércio, você pode oferecer seus produtos dentro das plataformas já conhecidas pelo público.

Deste modo, fica mais fácil aumentar suas vendas, já que os marketplaces são confiáveis e as pessoas preferem comprar em sites já conhecidos.

2. Clubes de assinatura

Os clubes de assinaturas funcionam como um tipo de economia circular, isto é, comercializam produtos variados como vinhos, livros, alimentos, produtos de beleza ou itens para pets, de maneira recorrente.

Para empreendedores que já possuem um negócio, esta pode ser uma oportunidade de garantir uma receita mensal recorrente. Afinal, até mesmo serviços podem ser comercializados por meio de clubes de assinatura.

O principal objetivo dessa estratégia é a fidelização de clientes por conta de suas vantagens como previsão de gastos, conveniência e curiosidade do consumidor. A dica é encontrar mercados que ainda não foram tão explorados e investir na criação de um clube.

3. Delivery

Por fim, outro setor que apresenta potencial de crescimento por conta da mudança do comportamento do consumidor é o delivery para tudo que você possa imaginar.

Isso porque, atualmente, é quase impossível imaginar qualquer negócio que não tenha um serviço de entregas.

Este conceito foi citado no Guia de tendências 2022\2023 — Consumo e mercado no pós-pandemia, publicado pelo Sebrae do Paraná. Segundo o estudo, existe uma necessidade das empresas investirem em boas experiências de entrega que sejam ágeis, transparentes e personalizadas.

Nesse contexto, o empreendedor deve encontrar um nicho de investimento para empreender em 2023 e iniciar seu negócio de entregas na área.

O ramo de alimentos se encontra em alta, e possibilidades são variadas, como marmitas veganas, por exemplo.

Vantagens do MEI para empreender em 2023

Atualmente, é possível começar um negócio como MEI (Microempreendedor Individual), o que possibilita uma série de vantagens para quem fatura até R$ 81 mil por ano (valores de 2022).

Trata-se da maneira mais simples para quem deseja empreender formalmente.

Isso porque a categoria foi criada pela Lei Complementar n.º 128/2088 para diminuir as questões burocráticas de quem está começando a empreender. Atualmente, existem mais de 14 milhões de MEIs.

Todo profissional autônomo como artesão, cabeleireiro, pintor, vendedor, doceiro ou dono de um pequeno negócio pode se formalizar como MEI e garantir várias vantagens, como os exemplos a seguir:

  • Benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte para família
  • Acesso a produtos e serviços bancários com condições especiais
  • Modelo simplificado de tributação, com valor mensal baixo
  • Possibilidade de emitir nota fiscal
  • Oportunidade de comercializar para o governo e outras empresas.

Como abrir MEI?

Como você viu, são vários os benefícios de ser MEI para quem deseja empreender em 2023. Além disso, abrir um é simples.

Veja como fazer no passo a passo a seguir:

  1. Crie uma conta no site Gov.br
  2. Cadastre-se no Portal do Empreendedor
  3. Defina um nome fantasia para sua empresa e as atividades que ela vai exercer
  4. Adicione o endereço do seu negócio, pode ser o mesmo da sua residência
  5. Emita o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).

Pronto! Viu só como é simples?

Para começar seu negócio de maneira certa, sem dúvidas, ter o MEI é o primeiro passo. A partir daí, vale investir na gestão, profissionalizar sua empresa, buscar serviços para MEI e construir um futuro lucrativo ao empreender em 2023!

Espero que tenha gostado do artigo sobre 3 formas de empreender em 2023!
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Dicas separados exclusivamente para você

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Separamos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 18 =

Go up