Qual a importância do storytelling para o seu negócio?

Você já ouviu falar no storytelling? Esse nada mais é do que um tipo de técnica muito usada em produções audiovisuais. 

O seu principal objetivo é ajudar o produtor a narrar uma história de maneira estratégica para criar um impacto de forma profunda e emocional nos clientes.

Dessa forma, ao usar essa ferramenta, a companhia consegue captar a atenção de seu público-alvo e assim, provocar neles certas sensações de maneira intensa, como alegria, prazer e surpresa. 

Uma vez que essas emoções conseguem vir à tona, a empresa consegue então estabelecer conexões mais próximas para conseguir a fidelização.

Portanto, confira a seguir mais informações a respeito dessa estratégia e entenda a importância de aprender não só montar uma narrativa, como também ver a importância de saber contar essa história. 

Para assim, garantir diversos benefícios para sua companhia, mesmo que sua equipe de colaboradores não tenha uma formação em gestão comercial curso.

Clique e saiba mais +

O que  é storytelling e qual a sua importância para o seu negócio?

Assim como já mencionado anteriormente, o storytelling nada mais é do que uma ferramenta muito utilizada no marketing que vai ajudar a companhia a contar uma história de uma maneira interessante e envolvente para seus clientes e público-alvo. 

Dessa forma, o principal objetivo é buscar aflorar sentimento nessas pessoas de uma maneira impactante. 

Um exemplo disso é pensar que sua companhia vende carros. Ao invés de promover propagandas em que é listado as qualidades e detalhes técnicos deste carro ou o seu design. 

Isso tudo de acordo com o curso online design de interiores, optar por usar o storytelling é escolher promover uma ação mais complexa. 

Sendo assim, através dessa ferramenta, a companhia pode montar um comercial ou propagando em que um personagem dirige um carro de norte a sul do país, mostrando várias culturas e transitando por vários territórios, mesmo os mais inóspitos para quem ama viver sobre rodas. 

Dessa forma, o consumidor será capaz de se imaginar dirigindo o carro, questão que pode provocar sentimentos como o desejo. 

Além disso, através dessa narrativa, é possível produzir uma experiência para o consumidor, o que vai fazer com que ele se lembre com mais facilidade de sua marca. 

Em suma, o uso do storytelling é uma ferramenta poderosa e pode trazer benefícios eficientes para qualquer companhia, principalmente quando o objetivo é promover algum produto ou serviço. 

Isso porque, essa ferramenta conta com a capacidade de se conectar com os consumidores em um nível elevado. 

Como usar o storytelling para negócios?

Assim como qualquer outra técnica e ferramenta estratégica, o storytelling deve ser montado e planejado com cuidado, sempre levando em consideração o seu consumidor como referência. 

Ou seja, é preciso buscar conhecer quem é seu público e as coisas que o interessam de maneira profunda, para que assim, seja possível ter resultados efetivos. 

Além disso, na hora de produzir esse storytelling na prática, mesmo que seja para promover instituições, como a ouvidoria hospitalar, tenha certeza de que levou em consideração os pontos abaixo:

  • Tenha informações relevantes sobre sua marca e segmento;
  • Foque nas partes mais relevantes;
  • Transmita a mensagem através de uma história que faça sentido;
  • Transforme o leitor em protagonista;
  • Aplique a técnica.

Dessa forma, é uma boa maneira de usar a técnica do storytelling para negócios, de uma maneira geral. 

Como fidelizar clientes através do storytelling?

Além de conquistar o consumidor, o storytelling também pode te ajudar a fidelizar a sua clientela. 

Isso porque, quando essa técnica é realizada de maneira correta, seja para promover um produto ou serviço, como um curso gestão de relacionamento com o cliente

Um exemplo disso é preciso instigar sentimentos e reações intensas em seu consumidor, através da narrativa.

Sendo assim, ao ter essa experiência marcante e ao se identificar com a narrativa, o consumidor também criará com a sua marca uma relação ligada a suas emoções. 

Isso vai fazer com que ele prefira consumir, ao invés de procurar os concorrentes, mesmo que em outras companhias ele encontre preços menores, por exemplo. 

Sendo assim, para garantir que sua companhia irá conquistar esse tipo de benefício, é preciso identificar a respeito do que seu consumidor se interessa de maneira profunda. 

Assim, poderá identificar quais são suas principais questões e pesquisas, como buscar por curso de oratória o que e

Além disso, algumas outras coisas são precisas, como definir e contar uma história não só convincente, mas devidamente encaixada e que possa chamar a atenção. 

Dessa forma, seu storytelling estará pronto para trazer bons resultados para a imagem e relação com clientes de sua marca. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Qual a importância do storytelling para o seu negócio?
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Dicas separados exclusivamente para você

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Separamos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + catorze =

Go up