5 gatilhos mentais bons para vender mais

Os gatilhos mentais são estímulos que agem diretamente no cérebro e despertam alguma sensação ou sentimentos nas pessoas, tirando elas da zona de conforto, mas calma, isso não é nenhuma técnica hipnótica, esses gatilhos são questões psicológicas, que fazem determinadas regiões do cérebro reagirem a uma situação seja ela positiva ou negativa. 

Quando falamos em gatilhos mentais de vendas, significa que é possível usar algumas palavras e técnicas que despertam determinados sentimentos e fazem uma pessoa executar uma determinada ação, mesmo que de forma quase que involuntária. 

Assim como um datador automático é muito útil dentro de supermercados, os gatilhos mentais podem ser cruciais para qualquer vendedor, podendo ser uma estratégia eficaz de aumentar o número de vendas e converter mais clientes. 

No texto de hoje, separamos 5 gatilhos mentais bons para que você consiga vender mais e ser muito mais eficiente dentro das suas estratégias, bora conferir? Então vamos lá!

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 Gatilho mental 1: Urgência

Provavelmente o gatilho mental mais utilizado nas estratégias de vendas, a urgência tem como principal ideia, despertar o sentimento de que uma ação deve ser tomada da forma mais rápida possível, como por exemplo, oferecer uma promoção por tempo limitado.

Gere um senso de que aquilo vai acabar em pouco tempo, que as pessoas tem um limite para efetivar a compra, trabalhe nesse caminho para despertar esse senso de urgência, e fazer com que a atitude seja tomada de forma mais rápida e emocional. 

Gatilho mental 2: Escassez

A escassez possui um sentido próximo da urgência, mas, de maneira diferente, ao invés de oferecer um produto por tempo limitado, esse gatilho emocional desperta a sensação de que determinado produto está acabando ou restam poucas unidades, e que a pessoa precisa correr para garantir a sua. 

Isso vai criar um senso de necessidade nela, assim como uma empresa quando vai trocar seus aparelhos eletrônicos e precisa realizar o descarte de lixo eletrônico, o consumidor fica aflito e quer garantir o produto de forma rápida antes que acabe, também gerando uma venda mais rápida e eficaz. 

Gatilho mental 3: Prova social

Cada um possui sua própria opinião, mas é inegável que as pessoas acabam sendo influenciadas por outras, e muitas vezes, um “empurrãozinho”, pode ser determinante para a execução de determinadas atitudes. 

O gatilho de prova social, se baseia em usar alguns dados para comprovar a eficácia do seu produto, como “mais de 100 clientes usaram e recomendam” ou “produto vendido para mais de mil cento e cinquenta pessoas”. Essas informações despertam uma sensação de confiança e segurança, passando credibilidade para o seu negócio. 

Você também pode adicionar depoimentos e comentários reais do seu público, o que aumenta a veracidade e ajuda ainda mais a transmitir segurança. 

Gatilho mental 4: Autoridade

O gatilho mental de autoridade busca, assim como a prova social, passar credibilidade sobre suas vendas e mostrar que você é um expert no assunto, para isso, são usados alguns fatores que demonstram o seu impacto dentro do mercado. 

Você pode usar elogios recebidos, números de faturamento ou resultados eficientes que você conquistou ao longo da sua carreira.

Gatilho mental 5: Reciprocidade

Se você quer vender seu produto, o gatilho mental de reciprocidade aparece como uma ótima opção, ele se trata de oferecer algo gratuito, como um chocolate em uma embalagem plástica, isso gera uma certa gratidão, e faz com que a pessoa se sinta no dever de retribuir esse gesto. 

Essa retribuição, se encaixa como a reciprocidade, que visa agradecer e faz com que o consumidor busque um método de recompensa por aquilo que ele ganhou, sendo extremamente eficiente nas suas vendas. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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