A importância de otimizar as imagens de seu site para SEO

Hoje, mais e mais atenção é dada às imagens. É por isso que não é apenas o texto que nos faz clicar em um ou outro artigo, mas também nas imagens. O conteúdo visual lida com mensagens expressas em gráficos projetados ou experimentais.

Para que seu público tenha uma melhor experiência ao acessar seu portal ou redes sociais, você deve entender a importância de um conteúdo visual com respostas mais claras ao interagir com seu público.

Neste artigo, explicaremos a importância de usar conteúdo visual em suas campanhas e otimização de páginas.

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A importância de otimizar o conteúdo visual

Imagens e infográficos são muito importantes no web design porque são uma ferramenta de visualização muito poderosa. A maioria dos usuários usa o mecanismo de busca de imagens do Google regularmente, daí a importância da otimização do conteúdo visual.

É uma ferramenta que permitirá aumentar significativamente o tráfego e as vendas. A chave para o crescimento do SEO não é apenas focar em fazer com que suas imagens sejam encontradas por usuários e mecanismos de busca, mas também focar em como abordamos essas imagens e os processos para classificar nosso site da melhor maneira possível.

O conteúdo visual faz parte do mundo digital 

O design gráfico é uma tendência na nova era digital porque o público prefere procurar uma imagem gráfica ou ilustrativa, ao invés de perder tempo lidando com conteúdo escrito longo e tedioso. 

As empresas estão procurando as melhores estratégias para criar conteúdo atraente e incluí-lo em campanhas de marketing, o que ajudará você a obter uma taxa de conversão mais alta. 40% das pessoas respondem melhor ao conteúdo visual do que à informação textual. O objetivo é que o post esteja entre os posts do dia. 

Por que o conteúdo visual deve ser aplicado ao meu plano de negócios?

As pessoas sempre respondem à comunicação não verbal e o conteúdo visual é capturado e processado pelo cérebro 60.000 vezes mais rápido que o texto, e 50% das pessoas dizem que o design do site é o fator decisivo número um na continuidade da página. Quando você tem um blog e quer se divulgar, você precisa fazer uma pose sozinha para divulgação de seus conteúdos.

Para que seu conteúdo visual funcione, certifique-se de que ele seja impactante em 3 segundos. Simplesmente adicionar uma imagem ao texto não funciona se não estiver relacionado ao conteúdo.

Quais são os benefícios de adotar conteúdo visual?

Você ganhará seguidores leais à marca:

Por meio do conteúdo visual, o público ficará mais identificado com o conteúdo publicado e, portanto, se traduzirá em mais seguidores da marca.

As palavras têm poder, mas sabemos que fotos e vídeos são um fator essencial como já mencionamos. Por exemplo, se você tiver um texto longo sobre receitas, isso é bom para SEO, mas não negligencie o conteúdo visual, pois ele focará em melhorar a experiência do usuário e manter o usuário no site.

Você não precisa de um grande investimento 

Com o avanço da tecnologia, você pode criar conteúdos atraentes a partir do seu smartphone, pois existem muitos aplicativos que fornecem as facilidades, gráficos e modelos para isso.

Fortaleça o vínculo com seus seguidores, oferecendo a eles conteúdo de alta qualidade. Ao fornecer informações de forma abrangente e envolvente, isso desencadeia uma reflexão emocional, que levará a um vínculo inegavelmente forte que você apreciará por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Dicas importantes para posicionar suas imagens na web

Use nomes claros e descritivos para os arquivos

Tente dar à imagem nomes de arquivo simples para que o Google possa ler e extrair as informações. Imagine que o Google ou qualquer outro mecanismo de busca encontrou uma imagem intitulada “Image01.jpg”. Nesse caso, o mecanismo de pesquisa não conseguirá entender o que a imagem indica.

Em vez disso, nomear o arquivo de imagem com um título mais longo e completo relacionado ao que a imagem está exibindo, como "Image-SEO-Optimized.jpg", fornece pistas adicionais sobre o assunto da imagem para que o Google possa entender, o conteúdo da a imagem e colocá-lo.

Tenha cuidado para não cometer erros ao inserir nomes de arquivo muito longos ou cheios de palavras-chave.

Otimização do peso da imagem

É possível reduzir o peso de uma imagem sem perder qualidade? É possível usar ferramentas como WP Smush, Photoshop, JPEGmini ou ImageOptim. Você deve levar isso em consideração, pois quanto mais pesada a imagem, mais tempo levará para o navegador exibir sua página e isso afetará diretamente o SEO. 

Você deve ter um conhecimento profundo sobre como melhorar a velocidade de carregamento de sua página ou site, pois é um fator essencial que o Google valoriza muito ao colocar um site. 

O Google é muito claro sobre isso, eles sabem que se algo incomoda o usuário, eles o penalizam. Por esse motivo, você deve ter cuidado e tornar suas fotos o mais leves possível com qualidade aceitável.

Use palavras-chave no título e atributos alternativos

Conhecido como “texto alternativo” ou texto alternativo, é um passo essencial a ter em conta na hora de posicionar a sua imagem. O Google precisa ser capaz de interpretar as informações fornecidas pela imagem, portanto, deve ser gerado um texto para exibição na web caso o navegador não exiba a imagem. 

As palavras-chave também são importantes nesta seção porque definem a imagem e a descrevem.

O título deve ser descritivo e conter pelo menos a palavra-chave principal à qual a imagem se refere. Claro, esse título corresponde ao nome do arquivo para o qual otimizamos, mas desta vez vamos escrevê-lo em texto simples como “ Otimização de imagem SEO ”.

Escolha um bom formato

Você está familiarizado com os formatos JPEG ou PNG? Definitivamente sim, porque é muito popular nos dias de hoje. Recomendamos usar o formato JPEG,  pois você terá imagens com peso menor e certifique-se de que isso não afetará seu SEO.

Como segunda opção você tem o formato PNG, que é ideal para imagens com transparência, como logotipos.

Forneça arquivos de imagem em seu mapa do site

Considere agrupar suas imagens em uma pasta em vez de espalhar arquivos de imagem em várias pastas e subpastas em seu domínio. O arquivo de imagem simplifica o caminho do mecanismo de pesquisa para as imagens. Além disso, ajuda os webmasters a manter seus espaços de trabalho organizados.

É importante lembrar que a experiência do usuário sempre vem em primeiro lugar. Um bom conteúdo visual é uma ótima maneira de direcionar o tráfego para seu site, no entanto, os usuários devem primeiro encontrá-lo nos mecanismos de pesquisa. 

Ao seguir esses métodos, você aumentará as chances de suas imagens aparecerem em resultados de pesquisa relevantes. 

Como podemos ver, a otimização de imagem é muito importante para o nosso site ao incluir a velocidade como fator de classificação do Google.

Espero que tenha gostado do artigo sobre A importância de otimizar as imagens de seu site para SEO
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Especialista em Marketing Digital

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