Buyer Persona, Como construir um cliente perfeito?

Como os consumidores esperam produtos e serviços cada vez mais personalizados, saber exatamente para quem você está vendendo é mais importante do que nunca. A persona do comprador ajuda você a entender as preocupações, os motivadores e a mentalidade de seus clientes-alvo. É aqui que o bom marketing de conteúdo começa.

Se você trabalha com marketing, sabe o quanto é importante entender seus clientes, seu mercado-alvo, seu público… Pode parecer estranho para muitos clientes, mas sabemos que o desenvolvimento de personas é um ótimo ponto de partida.

Clique e saiba mais +

O que é uma Buyer Persona e por que ela funciona?

Buyer Personas são descrições detalhadas das pessoas com quem você deseja fazer negócios. Um dos benefícios da criação de personas é que o processo permite restringir seu público aos três ou quatro segmentos-chave que provavelmente lhe trarão mais negócios / lucro.

Claro, você pode criar quantos precisar, mas três ou quatro são realmente suficientes. Com apenas mais alguns, você provavelmente começará a se perder.

Ao tomar decisões sobre sua persona, pense em seus melhores clientes existentes - aqueles que você deseja mais - e agrupe-os por tipo. Em seguida, pense nas pessoas com quem você gostaria de trabalhar, mas ainda não são seus clientes

Nome 

Esta é a parte em que os clientes olham como se fôssemos um pouco loucos. Este é também o ponto onde eles começam a entender e se envolver. Sim, dê um nome às suas personas. Parece bobo, mas realmente ajuda a trazê-los à vida.

Buyer Persona - Como criá-la?

Abaixo, você encontrará um modelo de persona de amostra que permitirá criar uma imagem do cliente perfeito. 

Aqui está:

  • Carreira - cargo, setor, tipo de empresa, linha de subordinação, habilidades e ferramentas.
  • Pessoal - idade, educação, localização, família, hobbies.
  • Comportamento - como aprendem, usam a web, pesquisa, internet e mídias sociais.
  • Objetivos no trabalho.
  • Desafios no trabalho.
  • Como podemos ajudá-los a alcançar seus objetivos/superar seus desafios?
  • Citações e perguntas comuns - o que eles diriam durante o primeiro contato? O que eles querem saber? Em que eles precisam de ajuda?
  • Advertências e comentários comuns.
  • Por que essa persona escolheu você? Por que ele está voltando?

Você deve ser capaz de responder a muitas dessas perguntas imediatamente, especialmente se você trabalha diretamente com os clientes.

Caso contrário, peça à sua equipe de vendas para se envolver - eles não apenas poderão fornecer informações sobre sua personalidade perfeita, mas provavelmente também se divertirão muito fazendo isso.

Se houver informações que você não consiga preencher, converse com alguns clientes ou envie uma pesquisa. Quanto mais você souber, mais eficaz será sua comunicação.

Exemplos de persona

Depois de ter suas personas com nomes, você pode começar a personalizar as mensagens, conteúdo e materiais de marketing para cada uma. Você também pode decidir sobre os canais de comunicação que melhor os alcançarão.

Ana e Márcio:

Você descobre que Ana, médica, passa muito tempo viajando, lê muitos blogs em seu celular e tablet, está interessada principalmente em estratégia e melhoria de processos de gestão. Em seu tempo livre, ela gosta de ioga e comprar saltos fechados.

Por outro lado, Márcio, o gerente da instalação… trabalhava demais e se preocupava com o orçamento. Ele gosta de aprender assistindo a vídeos e, em seu tempo livre, participa de triatlos.

Então você decide segmentar Ana por meio de blogs, com a mensagem de que seu produto ajuda a melhorar os negócios a longo prazo. O design sugere paz e tranquilidade.

E você está fazendo um vídeo para Márcio, mostrando a ele como seu produto pode economizar dinheiro e tempo usando imagens dinâmicas.

Conclusão

Por que você não deveria segmentar todos que você oferece? Isso definitivamente lhe daria mais clientes em potencial. Então, por que você deveria se limitar?

Os consumidores esperam produtos e serviços cada vez mais personalizados, portanto, saber exatamente para quem você está vendendo é mais importante do que nunca. Antes de iniciar a introdução de qualquer produto ou serviço no mercado, você deve responder à pergunta mais importante: quem é o destinatário?

Essa persona do comprador ajuda você a entender as preocupações, os motivadores e a mentalidade de seus clientes-alvo. É também aqui que o bom marketing de conteúdo começa.

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Separamos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 − três =

Go up