Como aplicar os 4P’s no seu consultório

Se apesar dos estudos relacionados ao sucesso empresarial, você ainda acha que investir em marketing é perda de tempo, precisa conhecer os 4P’s do marketing definitivamente. 

O conceito foi criado por Neil Borden, na década de 50, mas só foi publicado no livro de 1960, intitulado como Basic Marketing: A Managerial, do autor e professor norte americano Jerome McCarthy.

Porém quem dissipou a ideia de forma mais impactante foi o homem considerado pai do marketing moderno, Philip Kotler, que é a referência na aplicação do assunto.

Se você possui um negócio do ramo odonto empresarial não pode perder a oportunidade de aprender como alavancá-lo com essa premissa.

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O que são os 4P’s do marketing?

Os 4P’s do marketing são o conjunto de conceitos conhecidos como pilares do marketing, são eles:

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

Veja bem, o Produto não precisa ser algo físico ou palpável, se uma empresa vende, por exemplo, plano odontológico para empresas, isso se torna o produto dela.

Entender que o produto precisa sanar uma deficiência na vida de seu cliente de forma eficaz é o primeiro conceito, defini-lo é importante para oferecer este produto com clareza, quais são os prós que ele oferece.

Seguindo a mesma linha de pensamento usada acima, que oferece às outras empresas convênio odontológico empresarial, tem que definir o que isso agrega ao cliente que decide fechar o negócio, seja na área financeira ou de cultura da empresa.

Depois de definido um bom produto, chegou a hora de precificá-lo. Entenda que o Preço está ligado ao valor que você definiu no produto, quanto maior o valor, maior o preço. 

É interessante fazer uma pesquisa de mercado antes de definir o preço, pois nas regras dos 4P’s não se pode estar nem muito acima nem muito abaixo do preço de mercado, pois isso afasta os clientes do seu produto no início da negociação.

A Praça é o conceito que define o melhor lugar ou lugares para realizar a venda do seu produto a um preço justo. Onde um cliente que deseja se informar sobre como funciona plano odontológico empresarial encontraria seu produto?

Atualmente a resposta mais óbvia é pela internet, mas é importante estudar se o seu público alvo tem preferências sobre o modelo de praça. Ter um espaço físico ou ir até seus clientes também são tipos de praça.

Mas, claro, você não precisa definir apenas um para o seu negócio, pode escolher a importância dele dentro do seu nicho para efetuar a venda de seu produto.

Por exemplo, a pessoa pode te achar pela internet, em um website por exemplo, mas para apresentação dos serviços e ou produtos você indica para que marquem uma reunião presencial para que conheçam e estreitem os laços comerciais.

Por último e não mesmo importante temos a Promoção, que aqui não está necessariamente ligada a desconto e sim em como fazer seu produto se sobressair aos outros, gerando preferência e fidelidade da freguesia.

Como aplicar essa estratégia em seu consultório e quais benefícios?

Trazendo os pontos para um consultório dentário, vamos dizer que seu produto atende um plano odontologico pme, ou seja você presta serviço para um rol de empresas.

Porque essas empresas escolhem você e não concorrentes? Você investiu numa boa localização nos quais os colaboradores não precisem se deslocar demais para os atendimento de rotina, você incluiu na sua agenda horários estratégicos para atender a essa demanda, por exemplo.

Isso agregou valor ao seu serviço, logo você pode cobrar um preço um pouco maior que seus concorrentes, mas que se justifica, então o seu preço está fechado.

Sua praça é física mas como já dito bem localizada, o que também gerou valor ao seu produto, veja que os 4P’s são ligados e um interfere no outro, tudo o que já foi dito conseguiu promover o seu negócio, chamando a atenção dos seus clientes.

Você decidiu investir em publicidade e oferecer bons valores em pacotes com mais de certa quantidade de funcionários, tudo isso faz parte do P da promoção, que faz que o conjunto da obra tenha como resultado mais vendas.

Montamos aqui uma estratégia simples, porém eficaz e funcional, é importante que você desenhe a estratégia dos 4P’s simultaneamente e de forma estruturada, lembre-se desta estratégias pois mesmo com poucas definições já se conseguem resultados impressionantes.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Como aplicar os 4P’s no seu consultório
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