Como aumentar a venda de produtos online? 7 dicas e ferramentas essenciais

Ter um negócio virtual e se tornar um empreendedor envolve uma grande quantidade de obrigações, custos, processos e habilidades. Entretanto, é possível alcançar a satisfação pessoal e o sucesso seguindo boas práticas. Pensando nisso, organizamos algumas dicas para você que deseja aprender como aumentar a venda de produtos online e dar mais alguns passos para desenvolver seu negócio.

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Como aumentar a venda de produtos online? 7 dicas fundamentais

Não existe fórmula mágica para aumentar a venda de produtos online. Entretanto, algumas estratégias podem ser usadas para conseguir melhores resultados. 

O marketing para e-commerce, por exemplo, quando bem desenvolvido tem alto potencial e atração de consumidores novos e antigos para sua empresa. 

Mas não só isso.  A seguir, organizam uma lista com 7 dicas sobre como aumentar as vendas de produtos online

  1. Aprimore a experiência do seu usuário
  2. Aposte em CTAs que convertem
  3. Revise seu público-alvo
  4. Busque as primeiras posições do Google
  5. Fique de olho na concorrência
  6. Invista em variedade de meios de pagamento
  7. Fique atento ao abandono de carrinho

1. Aprimore a experiência do seu usuário

O primeiro ponto a ser observado para quem busca aumentar a venda de produtos online é focar na experiência do usuário. Com isso você vai incentivá-lo naturalmente a caminhar pelas etapas do funil de conversão mais rapidamente e em direção a compra. 

É necessário focar em 3 pilares fundamentais: 

  • Utilidade
  • Usabilidade
  • Desejabilidade.

Essa régua serve tanto para quem está navegando no seu site, usando serviço, adquirindo seu produto e por aí vai. 

A ideia é que tudo seja, na ordem da soma, algo útil ao consumidor, depois algo que seja fácil de usar e por último que ele deseje.

2. Aposte em CTAs que convertem

Outro ponto crucial na hora de aumentar a venda de produtos online é saber usar bem o CTA (Call to action) que é o momento em que você convida o usuário a realizar uma ação que pode ser um cadastro, uma venda, uma visita ao site e até mesmo a compra e etc.

Esse ponto é importante e pode ir além do botão de “compre agora” ou “saiba mais”. Na hora de criar seus CTA’s lembre-se de:

  • Demonstrar no CTA os benefícios da compra, por exemplo, “Aproveite essa oferta exclusiva” ou “Compre agora e receba até amanhã”;
  • Utilizar cores de contrastes no botão;
  • Ser bem objetivo e resumir ao máximo o que escrever na CTA.

Por isso, ao criar página de vendas é essencial que se pense em formas de garantir que o visitante saia de lá com o seu produto. Nesse sentido o design e o layout criados influem e muito.

3. Revise seu público-alvo

Outro ponto fundamental para aumentar a venda de produtos online é conhecer a persona do e-commerce, ou seja, o perfil de cliente ideal para quem você está vendendo. 

Nesses casos, é importante observar os comportamentos dos seus clientes ativos, dos usuários que passam pelo seu site e buscar se informar sobre o comportamento e gostos do público que você deseja alcançar.

4. Busque as primeiras posições do Google

Estatisticamente falando, os 3 primeiros resultados de uma pesquisa no Google recebem cerca de 60% dos cliques, ou seja, praticamente dois a cada três cliques orgânicos são neles, por isso, são posições que você deve almejar.

Investir em técnicas de SEO para e-commerce vai te ajudar a alcançar o tão sonhado lugar ao sol. 

Elas são um conjunto de boas práticas que contribuem para que você possa ranquear melhor suas páginas nos resultados das buscas.

Para entender melhor como fazer isso, veja o vídeo abaixo:

5. Fique de olho na concorrência

Outra maneira de aumentar as vendas de produtos online é saber o que os seus concorrentes estão fazendo.

Isso vai te ajudar a não ficar para trás quando eles fizerem algo inovador, mas principalmente contribui para entender o que eles oferecem e permite que você busque formas de ir além, agregando valor ao seus produtos e mostrando ao seu cliente porque deve escolher você e não outra marca.

6. Invista em variedade de meios de pagamento

Um dos pontos que mais brecam as vendas de produtos online é a escassez de opções de pagamento. Por isso, ofereça sempre as opções mais populares como:

  • boleto bancário;
  • cartão de crédito (à vista e parcelado);
  • PIX;
  • transferência bancária;
  • carteiras digitais.

Busque gateways de pagamento que sejam versáteis e confiáveis, desta forma, os seus consumidores não terão receio de informar os dados na hora de concluir uma compra.

7. Fique atento ao abandono de carrinho

Outro ponto que pode aumentar consideravelmente suas vendas é acompanhar a taxa de abandono de carrinho. 

O consumidor que chegou a montar um cesto de compra é alguém que achou o seu site, escolheu um produto, adicione no carrinho, mas não comprou, não dá para ignorá-lo, certo? 

A ideia aqui é usar ferramentas de automação para lembrá-lo para concluir a compra por e-mail, por exemplo. Além disso, você pode usar programas, por exemplo, para recuperar boletos. 

3 ferramentas para alavancar a venda de produtos online

Muitas dessas dicas podem ser melhor aplicadas com algumas ferramentas úteis. Três delas se destacam pela versatilidade e pela quantidade de funcionalidades que ajudam nos resultados de venda de produtos online, veja quais são.

1. CRM

Essencial para manter o relacionamento com o cliente, o CRM ou Customer Relationship Management é uma ferramenta fundamental para qualquer site que busca aumentar a venda de produtos online.

Quando você integra o CRM ao seu e-commerce consegue registrar todas as interações de seus clientes nos diversos canais da sua marca como: site, e-mail, chat, redes sociais e etc.

Através dele é possível acompanhar toda a jornada do cliente e passar a ter dados importantes na hora de abordar aquele consumidor em potencial.

2. Sistema ERP

O sistema ERP ou Enterprise Resource Planning é uma ferramenta de gestão usada para integrar e gerenciar processos de diversas áreas do seu negócio como:

  • vendas; 
  • logística; 
  • marketing; 
  • financeiro.

A ideia é reunir os pontos fundamentais para a empresa funcionar em um único sistema, isso faz com que a produtividade seja maior e a tomada de decisões seja mais assertiva, o que vai gerar um aumento de vendas de produtos online.

3. Ferramenta de automação de marketing

Por fim, as ferramentas de automação de marketing, como o próprio nome já diz, buscam automatizar algumas ações, ou seja, reduzir drasticamente o trabalho manual e aumentar o alcance da efetividade das estratégias de marketing.

Este tipo de ferramenta irá aprimorar a prospecção e qualificação dos seus leads através de disparo de campanhas de e-mail marketing, publicações em redes sociais, envio de landing pages para leads do CRM entre outros processos automatizados que visam aproximar seu cliente do momento de compra.

Seguindo nossas dicas e implementando algumas das ferramentas acima, você tem um grande potencial de aumentar as vendas de produtos online da sua loja. Tenha foco e não desista!
Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Como aumentar a venda de produtos online? 7 dicas e ferramentas essenciais
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Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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