Como abrir um ecommerce na prática? Passo a passo

Empreender na internet tem se tornado cada vez mais comum, no entanto a praticidade de vender online tem seus desafios sejam eles de concorrência e até alguns de ordem técnica. Por isso neste post iremos explorar os detalhes de como abrir um ecommerce na prática.

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Quais os principais tipos de e-commerce?

Antes de vermos os caminhos de como abrir um ecommerce na prática, primeiro é preciso conhecer os tipos de negócios virtuais. Isso fará toda a diferença no tipo de plataforma de ecommerce que você precisará procurar.

B2C - Business to Consumer

Modelo mais comum atualmente, o B2C é o tipo de e-commerce onde os lojistas vendem diretamente para o consumidor final. 

Aqui encontramos a maioria das lojas virtuais e marketplaces que fazem vendas sem intermediários, tanto varejistas quanto prestadores de serviço.

D2C - Direct to Consumer

Outra modalidade bem comum, o D2C acontece quando o fabricante vende diretamente para o consumidor final, também sem intermediários. Por exemplo, ao invés de entrar na Netshoes e comprar um tênis da Nike, você compra diretamente da fábrica da Nike.

Neste caso, o lojista não precisa de um varejista para chegar até ao comprador final, o que gera economia ao fabricante que “elimina” o intermediário. Em alguns casos o sistema pode ser híbrido.

B2B - Business to Business

O chamado e-commerce B2B acontece quando uma empresa compra de outra empresa. 

Neste caso podem ser atacadistas e fabricantes que vendem para varejistas ou para empresas menores.

C2B - Consumer to Business

Um modelo um pouco menos recorrente, o C2B é quando pessoas físicas vendem diretamente para as empresas, portanto o contrário do B2C. Um bom exemplo são as fotos em bancos de imagens que são vendidas por fotógrafos.

C2C - Consumer to Consumer

Este modelo tem ganhado força com espaços de venda como OLX e Enjoei que não são nem e-commerces e nem marketplace, logo não precisa ter um CNPJ. A venda é feita diretamente de um consumidor para outro.

Dropshipping

Por fim, outra modalidade que vem ganhando espaço é o dropshipping, trata-se de uma forma de venda de produtos sem estoque. 

Funciona assim, você cria um e-commerce tradicional, mas ao invés de produzir ou comprar os produtos os vende por demanda.

No geral, os fornecedores usados para esse tipo de negócio são internacionais, como os vendedores do Aliexpress, isso porque os valores das mercadorias são menores e é possível uma margem maior de lucro.

Basicamente, o produto que você anuncia você não tem em estoque, quem tem é seu fornecedor e a cada compra confirmada você o aciona, paga o valor, tira sua comissão e é o fornecedor quem tem o trabalho de separar e enviar o produto ao cliente final.

Entenda como abrir uma loja nesse modelo, assistindo ao vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=2WY9lEr-NU0

Como abrir um ecommerce na prática? Guia prático

Agora que você já conhece e sabe qual a natureza das suas relações de venda, vamos ao que importa: como abrir um ecommerce na prática? Veja os pontos mais importantes neste processo.

Estabeleça objetivos e metas palpáveis

Primeiro passo de como abrir um ecommerce na prática é, sem dúvida, ter em mente quais objetivos você pretende alcançar e quais metas você irá traçar dentro do seu negócio. 

No final tudo passa por entender qual será o porte e o potencial da sua empresa.

Lembre-se que um negócio online muitas vezes demora até que tenha uma boa quantidade de visitas e vendas, principalmente, se o capital para investir em tráfego pago for curto, por isso, seja realista neste momento.

Elabore um plano de ação

Ainda na fase de planejamento, outro ponto importante é elencar todas as pendências que precisam ser resolvidas antes e depois que o negócio estiver online. Por isso, crie uma lista com todas as ações que você quer implementar na sua loja.

Depois, pegue essa lista e vá definindo níveis de prioridade de cada um de acordo com a necessidade e estabeleça um caminho bem amarrado, desta forma todos terão noção do que fazer em seguida.

Defina quais os produtos serão vendidos

Muitas vezes essa parte será a primeira coisa que você irá pensar, no entanto é sempre interessante observar a economia e procurar oportunidades comerciais que podem ser interessantes.

Depois que os produtos forem escolhidos lembre-se de caprichar nas fotos, vídeos e na descrição do produto, ela precisa ser completa e usar técnicas de SEO para se destacar nos motores de busca.

Selecione uma plataforma de ecommerce

Uma escolha muito importante é a respeito da plataforma para criar seu site, se você não tiver conhecimento de programação, vale a pena optar por uma plataforma específica de e-commerce como Shopify ou NuvemShop, por exemplo.

Plataformas especializadas em e-commerce possuem uma interface bem intuitiva, simples de mexer e que permite que mesmo alguém mais leigo possa criar um belo site sem problemas.

Defina os meios de pagamento e frete

Por fim, dois pontos essenciais de como abrir um ecommerce na prática são os gateways de pagamento e a configuração de frete

Não existe uma regra, mas o indicado é oferecer o máximo de formas de pagamento e tipos de frete possível.

Para saber como configurar formas de pagamento no e commerce veja o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=BjOlN0BMBoA&t=

Para saber como configurar frete no e commerce veja o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=KiPjB8li8r4

E aí, entendeu como abrir um ecommerce na prática? Ficou alguma dúvida? Então é hora de colocar a mão na massa e iniciar seu negócio! Boas vendas.
Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Como abrir um ecommerce na prática? Passo a passo
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Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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