Como criar um plano de marketing do zero? [GUIA PRÁTICO]

Investir em marketing é essencial, mas para que estratégias desta natureza tenham sucesso é preciso planejamento. Por isso, neste post, iremos mostrar a você como criar um plano de marketing passo a passo.

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Afinal, o que é um plano de marketing?

Um plano de marketing é um documento que reúne todas as informações necessárias para dar andamento a uma estratégia, entre elas:

  • tipos de marketing que serão aplicados,
  • ações que devem ser executadas,
  • plataformas e canais,
  • tipos de conteúdo,
  • orçamento disponível.

O objetivo de criar um plano de marketing é contribuir com a empresa para que a comunicação com seu público-alvo esteja bem alinhada.

Além disso, ele é o alicerce que dá sustentação para que as ações sejam tomadas de maneira eficiente e que busquem construir um relacionamento entre a marca e seus consumidores.

Como criar um plano de marketing que dê resultados?

Uma vez que você entendeu os conceitos vamos ao que interessa: como criar um plano de marketing? A resposta para isso irá passar por alguns pontos fundamentais, veja quais são.

Conheça mais sobre seu negócio

O primeiro passo de como criar um plano de marketing vem antes mesmo de prever qualquer ação.

A primeira coisa a se fazer antes de planejar é conhecer bem o seu negócio, isso porque esta informação será crucial em várias decisões do planejamento.

Busque compreender todos os detalhes da sua empresa, estude sobre o segmento em que atua, procure se informar sobre a situação econômica bem como ações políticas que podem influenciar o seu nicho de mercado.

Estude seu público-alvo

Um plano de marketing tem como base o conhecimento do seu público, o que inclui:

  • localização, 
  • idade,
  • gênero, 
  • interesses, 
  • comportamentos e mais. 

É essencial que você pesquise bem sobre o perfil de cliente ideal. Tenha essas informações de fácil acessos e elabore ações em cima desses dados.

Defina objetivos e metas

Qualquer plano que se preze precisa ter pelo menos um objetivo central, nem que o objetivo seja “lucrar mais", o que é meio óbvio, mas é preciso ser dito. 

Afinal, todo o planejamento será construído para buscar o que foi colocado como objetivo.

Procure utilizar os novos parâmetros e resultados como estatísticas que podem te orientar na hora de criar metas mais realistas, o que vai naturalmente também motivar seus colaboradores.

Lembre-se também de tornar a descrição da meta mais clara possível, colocando números para que o resultado possa ser avaliado. 

Logo, ao invés de dizer “lucrar mais", tente algo como "lucrar 10% a mais todos os meses até o final do ano”. 

Elabore um plano de ações para atingir seus objetivos

Depois de definir objetivos, conhecer melhor seu mercado e seu público é chegado o momento de elaborar as ações que serão executadas para que esses objetivos sejam alcançados.

É aqui que também é definido o orçamento disponível para cada etapa, por isso, cada ponto do plano de ação deve ser justificado para que toda a verba seja bem investida.

Crie um cronograma com as atividades

É hora de fazer um cronograma e colocar prazo em todas as atividades a serem executadas. 

Neste cronograma todas as tarefas devem ser previstas, com data e responsável pela execução. 

Revise, avalie e faça os ajustes necessários

Por fim, nenhum plano de marketing é perfeito, por isso, defina ciclos e reuniões para que o plano seja avaliado e revisões possam ser aplicadas, caso identifique essa necessidade. 

Quais estratégias interessantes para um bom plano de marketing?

Agora que você já sabe o básico de como criar um plano de marketing, vamos trazer algumas estratégias bem interessantes que devem integrar este plano, de modo que ele fique bem completo e seja mais eficaz.

Inbound Marketing

O Inbound é focado em atrair o cliente através da produção de conteúdo de qualidade e, sobretudo, relevante ao consumidor. 

Além disso, as estratégias de nutrição de leads ao longo do funil de compras é o parâmetro usado.

Uma boa estratégia de Inbound tem como objetivo prever as etapas do funil de vendas e antecipar conteúdos que podem ser interessantes ao consumidor e que tenha capacidade de envolvê-los.

Marketing de Conteúdo

Aliado do Inbound, o Marketing de Conteúdo se baseia na produção de conteúdos relevantes para os consumidores a fim de gerar valor para eles.

A ideia é usar técnicas de SEO para aprimorar a indexação dos buscadores, fazendo com que os conteúdos fiquem bem ranqueados.

No geral, os melhores canais para isso são os blogs, canais no Youtube, redes sociais, e-mail marketing e em várias outras.

Entenda melhor como ele funciona, a seguir.

Marketing de influência

Ação que tem crescido bastante nos últimos anos, o chamado Marketing de Influência nada mais é que a parceria entre marcas e influenciadores digitais.

É uma forma de usar uma pessoa popular no seu segmento para atingir o público que segue ele e que te interessa.

Marketing em redes sociais

Por fim, outro tipo de estratégia fundamental no seu plano de marketing é o uso das redes sociais para o marketing de relacionamento.

Facebook e Instagram, por exemplo, já se tornaram tão versáteis que hoje oferecem espaços comerciais para venda como Facebook Shopping. Além claro de área para a publicação de conteúdo e anúncios.

Agora você pode criar seu plano de marketing com maiores chances de alcançar o sucesso na atração de consumidores em potencial. 

Tudo isso terá um ótimo resultado em suas vendas e no crescimento da empresa. Então, bom trabalho! 
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Espero que tenha gostado do artigo sobre Como criar um plano de marketing do zero? [GUIA PRÁTICO]
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