
Como criar um plano de marketing do zero? [GUIA PRÁTICO]

Investir em marketing é essencial, mas para que estratégias desta natureza tenham sucesso é preciso planejamento. Por isso, neste post, iremos mostrar a você como criar um plano de marketing passo a passo.
Afinal, o que é um plano de marketing?
Um plano de marketing é um documento que reúne todas as informações necessárias para dar andamento a uma estratégia, entre elas:
- tipos de marketing que serão aplicados,
- ações que devem ser executadas,
- plataformas e canais,
- tipos de conteúdo,
- orçamento disponível.
O objetivo de criar um plano de marketing é contribuir com a empresa para que a comunicação com seu público-alvo esteja bem alinhada.
Além disso, ele é o alicerce que dá sustentação para que as ações sejam tomadas de maneira eficiente e que busquem construir um relacionamento entre a marca e seus consumidores.
Como criar um plano de marketing que dê resultados?
Uma vez que você entendeu os conceitos vamos ao que interessa: como criar um plano de marketing? A resposta para isso irá passar por alguns pontos fundamentais, veja quais são.
Conheça mais sobre seu negócio
O primeiro passo de como criar um plano de marketing vem antes mesmo de prever qualquer ação.
A primeira coisa a se fazer antes de planejar é conhecer bem o seu negócio, isso porque esta informação será crucial em várias decisões do planejamento.
Busque compreender todos os detalhes da sua empresa, estude sobre o segmento em que atua, procure se informar sobre a situação econômica bem como ações políticas que podem influenciar o seu nicho de mercado.
Estude seu público-alvo
Um plano de marketing tem como base o conhecimento do seu público, o que inclui:
- localização,
- idade,
- gênero,
- interesses,
- comportamentos e mais.
É essencial que você pesquise bem sobre o perfil de cliente ideal. Tenha essas informações de fácil acessos e elabore ações em cima desses dados.
Defina objetivos e metas
Qualquer plano que se preze precisa ter pelo menos um objetivo central, nem que o objetivo seja “lucrar mais", o que é meio óbvio, mas é preciso ser dito.
Afinal, todo o planejamento será construído para buscar o que foi colocado como objetivo.
Procure utilizar os novos parâmetros e resultados como estatísticas que podem te orientar na hora de criar metas mais realistas, o que vai naturalmente também motivar seus colaboradores.
Lembre-se também de tornar a descrição da meta mais clara possível, colocando números para que o resultado possa ser avaliado.
Logo, ao invés de dizer “lucrar mais", tente algo como "lucrar 10% a mais todos os meses até o final do ano”.
Elabore um plano de ações para atingir seus objetivos
Depois de definir objetivos, conhecer melhor seu mercado e seu público é chegado o momento de elaborar as ações que serão executadas para que esses objetivos sejam alcançados.
É aqui que também é definido o orçamento disponível para cada etapa, por isso, cada ponto do plano de ação deve ser justificado para que toda a verba seja bem investida.
Crie um cronograma com as atividades
É hora de fazer um cronograma e colocar prazo em todas as atividades a serem executadas.
Neste cronograma todas as tarefas devem ser previstas, com data e responsável pela execução.
Revise, avalie e faça os ajustes necessários
Por fim, nenhum plano de marketing é perfeito, por isso, defina ciclos e reuniões para que o plano seja avaliado e revisões possam ser aplicadas, caso identifique essa necessidade.
Quais estratégias interessantes para um bom plano de marketing?
Agora que você já sabe o básico de como criar um plano de marketing, vamos trazer algumas estratégias bem interessantes que devem integrar este plano, de modo que ele fique bem completo e seja mais eficaz.
Inbound Marketing
O Inbound é focado em atrair o cliente através da produção de conteúdo de qualidade e, sobretudo, relevante ao consumidor.
Além disso, as estratégias de nutrição de leads ao longo do funil de compras é o parâmetro usado.
Uma boa estratégia de Inbound tem como objetivo prever as etapas do funil de vendas e antecipar conteúdos que podem ser interessantes ao consumidor e que tenha capacidade de envolvê-los.
Marketing de Conteúdo
Aliado do Inbound, o Marketing de Conteúdo se baseia na produção de conteúdos relevantes para os consumidores a fim de gerar valor para eles.
A ideia é usar técnicas de SEO para aprimorar a indexação dos buscadores, fazendo com que os conteúdos fiquem bem ranqueados.
No geral, os melhores canais para isso são os blogs, canais no Youtube, redes sociais, e-mail marketing e em várias outras.
Entenda melhor como ele funciona, a seguir.
Marketing de influência
Ação que tem crescido bastante nos últimos anos, o chamado Marketing de Influência nada mais é que a parceria entre marcas e influenciadores digitais.
É uma forma de usar uma pessoa popular no seu segmento para atingir o público que segue ele e que te interessa.
Marketing em redes sociais
Por fim, outro tipo de estratégia fundamental no seu plano de marketing é o uso das redes sociais para o marketing de relacionamento.
Facebook e Instagram, por exemplo, já se tornaram tão versáteis que hoje oferecem espaços comerciais para venda como Facebook Shopping. Além claro de área para a publicação de conteúdo e anúncios.
Agora você pode criar seu plano de marketing com maiores chances de alcançar o sucesso na atração de consumidores em potencial.
Tudo isso terá um ótimo resultado em suas vendas e no crescimento da empresa. Então, bom trabalho!
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