Você conhece o marketing verde? Conheça algumas estratégias
A preocupação atual em praticar o desenvolvimento sustentável proporciona o crescimento do chamado marketing verde.
As diversas estratégias de marketing adotadas para auxiliar as marcas com o crescimento do negócio surtem efeito em todas as áreas da empresa, podendo ser úteis desde o engajamento dos funcionários até o aumento de vendas.
Quando o marketing verde é colocado em prática, ele segue essa mesma linha de utilização.
Setores diversos conseguem utilizar essa estratégia, um distribuidor de tubos galvanizados, que faz parte da indústria, pode disseminar a mensagem a respeito de práticas sustentáveis que estão utilizando na operação, por exemplo.
Essas empresas usam termos específicos como “eco-friendly”, “amigos da natureza” ou até “eco-produção”. Todos fazem referência à comunicação dessa forma sustentável de produzir.
Para a marca alcançar sucesso com essa estratégia, é preciso conhecê-la e entender as formas de colocá-la em prática. Conheça esses pontos abaixo.
O que é o marketing verde?
Quando uma empresa de fabricação de materiais metálicos, como um tubo oblongo, por exemplo, começa a utilizar formas de produção que colocam a preservação ambiental como prioridade, ela poderá começar a comunicar ao público geral essas ações.
Isso porque o marketing verde é um conjunto de atitudes sociais, econômicas e ambientais que abandonam as práticas que prejudicam o meio ambiente e começam a assumir uma responsabilidade real sobre o impacto ambiental de suas ações.
Nesse sentido, mesmo produtos menores e de uso comum para toda a população, como um anel oring preço, por exemplo, poderá se beneficiar com a comunicação do marketing verde, pois essa é uma estratégia que, no geral, é apenas benéfica para o negócio.
Como surgiu o marketing verde?
A cobrança por maiores responsabilidades ambientais não é algo atual. As primeiras conversas sobre isso já implodiram ainda nos anos 1960, mas a força sobre isso veio, ainda na Europa e Estados Unidos, a partir de 1990.
Essa discussão chegou ao Brasil com a vinda de grandes multinacionais produtoras para o país, como fábricas de terminais para mangueiras, por exemplo. Junto com essa vinda, surgiu a preocupação de como seria a exploração de matéria-prima para a operação.
Com a evolução das conversas a respeito da responsabilidade ambiental, o marketing verde ganhou força entre as empresas e consumidores.
Junto a essa evolução, surge também a fixação dos princípios do marketing verde, que são:
- Ser ecologicamente correto;
- Ser socialmente justo;
- Ser culturalmente aceito;
- Ser economicamente viável.
Para garantir uma atuação que considere todos esses fatores, é preciso que a atuação da marca seja condizente com a estratégia de marketing que está seguindo, por isso é preciso evitar o greenwashing.
Se um fabricante de feixe tubular, por exemplo, indica em sua comunicação que seus processos de obtenção de matéria-prima e até de produção seguem os princípios de um desenvolvimento sustentável, ele precisa realmente ter isso acontecendo na realidade.
Empresas que afirmam ter práticas ambientalmente corretas praticam o greenwashing, ou lavagem verde na tradução, onde a marca cria uma falsa comunicação a respeito de suas práticas de produção para aproveitar-se dos benefícios que o marketing verde pode trazer.
Benefícios do marketing verde
Considerando o crescimento que essa estratégia vem tendo nos últimos anos e a quantidade de pessoas que buscam opções de marcas cada vez mais sustentáveis e com propostas que vão além apenas do ato de comprar, entende-se sua importância.
Uma empresa que realiza os ensaios elétricos em epis, por exemplo, e que aplicou a estratégia do marketing verde, não busca apenas encaixar-se em uma tendência de mercado, ela conhece todos os benefícios que podem vir do seu uso.
Estão listados abaixo algumas das principais vantagens que vêm junto com a aplicação do marketing verde.
Agrega valor à marca
A procura dos clientes por marcas que realmente aplicam em suas produções os princípios do marketing verde vem crescendo.
Com a implementação dessa estratégia, será possível dar um diferencial marcante à marca, afinal esses clientes ambientalmente conscientes irão priorizar a marca sustentável em detrimento de outras em sua jornada de compra.
Se isso ocorrer, por exemplo, com uma empresa que faz a manutenção de uma rede estabilizada, ela poderá até mesmo aumentar o valor do seu serviço, afinal ela oferece agora algo que as demais empresas ainda não adicionam em seus portfólios.
Nesse caso, a marca também ganhará um poder de competitividade altíssimo, podendo ser considerada pioneira se usar dessa tecnologia em seu segmento, mesmo ignorando o atraso de seus concorrentes com relação ao assunto.
Estreita relações com o cliente
Quando uma marca opta por adequar sua produção aos ideais de sustentabilidade e responsabilidade social, ela consegue, além de valorizar a marca no mercado, atrair um número maior de clientes.
Afinal, segundo uma pesquisa de uma plataforma de mercado online, 57% dos brasileiros tomam a decisão de comprar com uma marca por ela possuir esse compromisso com o meio ambiente.
Quando essa relação é iniciada dessa forma saudável, ela tende a ser mantida e prolongada por um tempo muito maior, gerando então a fidelização do cliente com a marca, possibilitando uma nova conversão futuramente.
É durante essa relação que a marca também conseguirá educar o cliente com a sua mensagem, afinal agora existe uma relação de confiança e o receptor tende a ficar mais propício a acreditar nas propostas da marca.
Adequação às inovações
A partir do momento em que a marca se abre para melhorar sua relação com o meio ambiente, ela também explora as formas em que absorve novas tendências de mercado.
Se um fabricante de um exaustor para espaço confinado já está realizando a produção e marketing verde, ele conhecerá então novas tecnologias que vão reduzir o impacto no consumo de energia, por exemplo.
São essas pequenas evoluções que fazem a diferença no produto final, proporcionando à marca um novo selo, além da produção verde, o selo de inovador tecnológico.
Diferencial competitivo
Esse benefício é basicamente uma junção de todos os outros pontos, pois quando a marca incorpora as ações necessárias para alcançar os objetivos, ela terá o suporte necessário para crescer o negócio e ganhar destaque entre as outras marcas do setor.
A iniciativa do marketing verde reforça esse entendimento, fazendo com que se fortaleçam cada uma das práticas que se enquadram no princípio de produção sustentável.
Como colocar o marketing verde em prática?
Conhecendo todos os benefícios que podem vir do uso dessa estratégia, é preciso então iniciar o mais rápido possível a sua aplicação.
É preciso ter em mente que o objetivo da marca a partir de agora será minimizar os impactos ambientais o máximo possível dentro das possibilidades de atuação da empresa.
Antes de pensar nas estratégias que serão colocadas em prática, é necessário levar em conta os pontos citados abaixo:
Comunique as ações ao público
O principal interessado nas ações sustentáveis realizadas pela empresa são os clientes e o público em geral.
Por esse motivo é importante utilizar meios que favoreçam a difusão da mensagem do que está sendo feito e planejado na empresa voltadas para a questão do marketing verde.
Usar as redes sociais é uma forma inteligente de passar essa mensagem, além de todos os consumidores em potencial estarem nessas redes, as possibilidades de segmentação proporcionarão a entrega às pessoas certas, que possuem interesse em sustentabilidade.
Engaje os funcionários com a causa
Os principais responsáveis pelas mudanças provocadas na empresa são resultado do trabalho de diversos times, desde o planejamento de negócios até os times de marketing que comunicarão as novidades.
Portanto é necessário que cada um deles acredite no novo objetivo da marca para que as ações sejam feitas com segurança e total confiança.
Pensando nesse engajamento na prática, é necessário criar ações de reeducação, aproximando os trabalhadores e dando importância à função de cada um. A reeducação deve ser feita de forma realista com exemplos práticos e que façam sentido.
Aplique o discurso na prática
Como falamos acima, é preciso que a marca não só divulgue que está realizando as ações referentes ao marketing verde, mas também que atue e desenvolva ações focadas nessa estratégia.
Um exemplo disso seriam as embalagens, apostar em caixas e canudos de papel ou com uma grande redução de plástico. Pode parecer uma opção simples, mas a médio e longo prazo, o impacto delas é visível.
Criar estratégias com o consumidor
Reforçar junto ao cliente os ideais que a empresa vem defendendo é essencial para a chamada educação do cliente, onde ele será lembrado e incentivado constantemente a consumir cada vez mais opções verdes.
Essas estratégias podem ser, por exemplo, a criação de cupons de desconto na compra de produtos com o selo de produção verde. Essa é uma prática comum que também auxiliará o cliente a enxergar a produção como algo sempre viável.
O investimento no marketing verde precisa começar hoje mesmo, as demandas para o desenvolvimento sustentável vêm crescendo e as empresas precisam se adequar às novas exigências do mercado.
Espero que tenha gostado do artigo sobre Você conhece o marketing verde? Conheça algumas estratégias
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