Como gerar conteúdo de qualidade em redes sociais?

Não é novidade para ninguém que as redes sociais mudaram por completo a maneira como as pessoas trabalham, produzem, consomem e se comunicam. Elas mudaram não apenas a vida das pessoas, mas também das empresas.

Hoje, as redes sociais possuem um alcance gigantesco, são bilhões e bilhões de usuários ativos diariamente. Isso mostra como elas mudaram por completo a maneira como as pessoas produzem e consomem seus conteúdos.

Além de serem de fácil acesso, as redes sociais proporcionam a construção de um melhor relacionamento entre os perfis e usuários, perfis esses que podem ser tanto de pessoas físicas quanto de empresas.

É normal encontrarmos diversos perfis nas redes sociais de empresas que a usam para divulgar mais o seu produto ou serviço, assim como milhares de pessoas também usam isso para encontrar o que precisam por lá.

Por exemplo, ao precisar de um serviço como a elaboração de projeto de terraplenagem, é comum que a pessoa procure nas redes sociais o perfil de uma empresa que o realiza, pois sabe que lá encontrará diversos resultados.

Isso só mostra como as redes sociais se tornaram uma potência nos dias de hoje e mais importantes do que poderíamos imaginar, e grande parte disso diz respeito aos inúmeros benefícios que elas trazem, como:

  • Maior alcance;
  • Acessibilidade;
  • Otimização de processos;
  • Melhor relacionamento;
  • Economia e praticidade;
  • Mais vendas e visibilidade.

Com isso, podemos ver que as redes sociais são mais do que apenas uma inovação no mercado, mas plataformas que agem diretamente no que diz respeito ao comportamento do usuário e as ações de uma empresa.

Se antes era complicado encontrar uma empresa que realizasse um bom licenciamento ambiental simplificado, com a internet e as redes sociais isso nunca foi tão rápido e acessível.

No lugar de consumidores, nossa rotina é simples, já que conseguimos consumir diversos tipos de conteúdos, em vários formatos e em qualquer momento do dia, mas a vida de quem produz eles não é tão simples assim.

Isso porque as redes sociais também possuem o seu lado profissional e que precisa de atenção e estratégias bem definidas para quem deseja usá-las de maneira assertiva para trabalhar e divulgar mais a sua marca.

É preciso estar atento a muitas coisas para produzir conteúdos de qualidade, ou seja, aqueles que realmente irão ajudar as pessoas em algo, e hoje iremos te ajudar a fazer isso com dicas simples e fáceis de aplicar.

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6 dicas para produzir conteúdo de qualidade 

Para quem procura por um serviço de manutenção elétrica em condomínios nas redes sociais, o processo de encontrar uma empresa que o realiza é fácil e rápido, mas para a marca que produz conteúdos o processo já não é tão simples assim.

Entretanto, ele também não é complicado como muitos pensam, afinal de contas, as redes sociais surgiram para ajudar as pessoas a entenderem mais sobre o comportamento do usuário e divulgarem os seus produtos ou serviços para mais pessoas.

E isso é feito a partir da produção de conteúdo, que nada mais é do que a criação de materiais que são publicados nas redes sociais dentro dos mais variados formatos que elas oferecem, desde os textos até as fotos e vídeos.

São esses conteúdos que irão chegar às pessoas que podem conhecer o seu trabalho e adquirir o que você oferece, entretanto é preciso que esses conteúdos sejam de qualidade, o que é diferente de um conteúdo comum.

A qualidade é uma característica dos produtos ou serviços que são bons, assim como uma cesto de lixo inox preço que cabe no seu bolso é de uma marca confiável e de um material bom, ou seja, é um produto que irá lhe servir muito.

Sendo assim, o conteúdo de qualidade é aquele que irá ajudar a pessoa a resolver um problema ou esclarecer alguma dúvida, o que gera mais alegria em consumir aquele conteúdo e confiança perante a sua marca.

Isso significa que a produção de conteúdos de qualidade dentro das redes sociais só tem benefícios para a sua marca, independentemente do tamanho ou segmento dela.

Mas para isso é preciso realizar a produção da maneira adequada e seguindo alguns passos importantes, como:

  1. Entenda a sua persona

Persona é um conceito do marketing que se refere ao perfil de um cliente ideal para o seu negócio, perfil de pessoa que tem características personalizadas de pessoas que têm mais chances de comprar o que você oferece.

Por exemplo, a pessoa de uma empresa que produz inventário físico ativo imobilizado pode ser homens e mulheres entre 40 e 60 anos, que estão perto de se aposentar e que desejam proteger seus imóveis.

Entender o perfil da sua persona, quais são suas dores e necessidades é o primeiro passo para que a produção do seu conteúdo seja personalizada e os alcance de forma assertiva, aumentando as vendas e resultados do seu negócio.

  1. Crie pautas relevantes

As pautas nada mais são do que os assuntos dos seus conteúdos, que precisam ser relevantes não para você ou sua marca, mas para a sua persona, afinal de contas, tudo o que se faz em uma marca é para eles.

Quando se produz conteúdos com pautas relevantes para a persona, as chances dela ser atraída para o seu perfil e site de vendas é ainda maior, pois a pauta de seu conteúdo foi algo que chamou sua atenção e irá retê-la em seu negócio.

Por exemplo, um fornecedor de piso de borracha pode produzir um conteúdo com dicas para limpar esse tipo de piso, assim como uma marca de roupas infantis pode produzir um conteúdo com dicas de como fazer combinações entre as peças para as crianças.

  1. Inove em sua produção

Se formos analisar a fundo a produção de conteúdo de diversas marcas nas redes sociais, sejam elas do mesmo segmento ou de nichos diferentes, existe um determinado padrão nesse processo.

A maioria dos conteúdos apresenta algumas dicas, ajuda o usuário a resolver algum problema, esclarecer alguma dúvida e no final chama ele para alguma ação, seja clicar em um link ou enviar uma mensagem para a marca.

Esse padrão é bom e funciona bastante, mas está caindo na mesmice e as pessoas já não estão mais sendo atraídas por isso.

Sendo assim, busque inovar em sua produção e investir em formatos e linguagens diferentes, que chame a atenção da sua persona e faça a sua marca ser um diferencial nesse meio.

  1. Peça a opinião de outras pessoas 

É normal que uma empresa especializada em cftv, por exemplo, peça a opinião de um funcionário da equipe ou até mesmo de alguém que confie para saber se o produto ou serviço oferecido agrada ela.

Isso ajuda o empreendedor a saber o que outra pessoa acha sobre o que está sendo oferecido e absorve opiniões e ideias de mudança antes de lançar algo novo no mercado para os seus clientes, que realmente irão pagar por aqui.

O processo é o mesmo quando falamos da produção de conteúdo. Você pode apresentar o conteúdo que produziu para uma pessoa e entender como ela age com base no conteúdo e a sua opinião, isso irá te ajudar a saber o que mudar antes de colocá-lo no ar.

  1. Jamais copie conteúdos

A cópia de conteúdos nas redes sociais pode ser interpretada como plágio, o que gera graves problemas para o seu perfil e até mesmo para a sua marca, ou seja, jamais copie algum conteúdo na internet.

Se inspirar é uma coisa, esse processo se refere à ação de entender algo e adaptar aquilo que você absorveu para a sua realidade, para o seu negócio e fazer algo que atenda as necessidades do seu público.

Por exemplo, ao se deparar com o conteúdo de uma marca que vende capa térmica para piscina sob medida, você pode usar isso como base para produzir um conteúdo que se adapte ao seu produto ou serviço e, assim, ter até novas ideias de produção.

  1. Contrate uma agência ou profissional

A produção de conteúdo para as redes sociais é uma das partes mais importantes de uma empresa e que requer muito tempo, dedicação, esforço e paciência, e muitas vezes o empreendedor que cuida de diversas áreas da empresa não consegue fazer isso.

Sendo assim, recomenda-se a contratação de uma agência especializada na produção de conteúdo para as redes sociais ou até mesmo de um social media, o profissional que produz esses conteúdos para você.

É um investimento que te trará mais tempo e tranquilidade para cuidar de outras coisas na empresa e saber que a produção de conteúdo está em boas mãos e com a qualidade garantida para o seu público.

Considerações finais

Dessa maneira você conseguirá produzir conteúdos de qualidade para as redes sociais com assertividade e dinamismo, garantindo um ótimo material para o seu público e uma ótima imagem da sua marca dentro do universo digital.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Como gerar conteúdo de qualidade em redes sociais?
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Redes Sociais separados exclusivamente para você

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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