Marketing de Relacionamento: aprenda mais sobre a estratégia

O marketing de relacionamento é muito mais do que uma estratégia nos dias de hoje, ela é uma necessidade dentro de qualquer empresa que sabe que o relacionamento é o que sustenta qualquer comunicação.

Quando falamos de relacionamento, nos referimos a duas partes que entendem o seu papel, se comunicam e deixam bem claro quais são os seus desejos, suas dores, necessidades e características para que o outro saiba lidar com isso.

E mesmo que esse assunto pareça ser algo voltado para relacionamentos amorosos, o foco aqui é falar sobre a relação da sua marca com seus clientes, afinal de contas, isso também é um tipo de relacionamento.

Muitas marcas ainda caem no mito de achar que não existe relação entre marca e consumidor, e pode não existir, mas as empresas perdem muito mais, pois construir uma relação com seus clientes só traz benefícios para as empresas.

Relacionamentos sustentam o mundo em que vivemos, seja para saber uma informação como o cesto de lixo inox preço ou para conhecer pessoas novas que podem mudar a nossa vida por completo.

Nos relacionamos com a nossa família, amigos, colegas de trabalho, pessoas na rua e também com os clientes, que são parte essencial de qualquer marca nos dias de hoje, afinal de contas, sem clientes nenhuma marca se manteria de pé.

Antigamente era normal ver marcas que vendiam um produto ou oferecia um serviço e nunca mais se comunicavam com aquele cliente e até mesmo o processo de venda parecia ser metódico e padrão.

Isso acabou fazendo com que aquele cliente procurasse pela concorrência quando precisasse do mesmo produto ou serviço, isso porque o relacionamento é algo que, quando construído, gera intimidade e confiança entre ambas as partes.

Por exemplo, ao comprar uma capa térmica para piscina sob medida de uma marca que presta um ótimo atendimento, dificilmente você irá comprar da concorrência quando precisar novamente do produto ou indicar para alguém.

Essa é uma prova de como a construção do relacionamento com o cliente é essencial para qualquer empresa que queira clientes fiéis e uma boa reputação dentro do mercado, ainda mais vivendo no mercado competitivo que vivemos nos dias de hoje.

Por isso, hoje você conhecerá mais sobre o marketing de relacionamento, esse conceito que está mudando por completo a relação entre marca e consumidor e ajudar milhares de pessoas a terem mais confiança em relação às empresas que conhece.

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Conceito e importância do marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento pode ser entendido como um conjunto de estratégias que tem como objetivo principal ajudar empresas a construírem, manterem e cuidarem de seus relacionamentos, sejam internos ou externos.

Afinal de contas, uma marca que vende a melhor capa coladinha para sofa retratil, por exemplo, conta com as pessoas que trabalham dentro da empresa, assim como os fornecedores e clientes da marca, que são as pessoas externas.

E todas elas precisam de um tratamento especial e da construção de um relacionamento que seja benéfico para ambas as partes, ou seja, onde todas conseguem expor o que pensam e o que desejam.

Um relacionamento é formado a dois, isso significa que para que ele seja saudável, ambas as partes precisam se sentir confortáveis e felizes, sabendo que estão sendo ouvidas e entendidas para que suas dores sejam tratadas e suas necessidades atendidas.

Quando um relacionamento não é saudável, apenas uma pessoa é feliz, apenas as dores e necessidades de uma pessoas são atendidas, assim como só ela é ouvida, ou seja, isso está longe de ser um relacionamento, muitos menos saudável.

Ao procurar por um porta paletes convencional e encontrar um atendente que se preocupa em ouvir tudo o que você deseja no produto, é normal e esperado que você, como consumidor, se sinta feliz e confortável naquele processo.

Isso é prova da construção de um relacionamento onde você tem espaço e liberdade de expor o que deseja ou não para que a outra parte faça o possível para te atender, o que não for possível é justificado de maneira calma e coerente.

Com isso, entendemos que o relacionamento é algo essencial para o bom funcionamento de uma empresa, que cada dia mais precisa aprender a construir e cuidar do relacionamento que possui com os seus clientes.

Quando uma marca se preocupa na manutenção do bom relacionamento, ela também prova que está preocupada em oferecer o melhor para ele, e isso não apenas em seu produto ou serviço, mas em seu atendimento e na experiência oferecida a ele dentro da marca.

Seja para saber sobre uma chapa perfurada onde comprar ou até mesmo realizar um serviço de depilação a laser, por exemplo, a construção de um relacionamento com o seu cliente gera frutos a longo prazo para a sua empresa.

Sendo assim, entendemos que o marketing de relacionamento é extremamente importante justamente por construir algo que irá durar muito tempo e trará ótimos resultados para ambos os lados de um negócio.

Benefícios do marketing de relacionamento

O conceito de marketing de relacionamento tem ganhado cada vez mais destaque no mercado, e grande parte disso são os incríveis benefícios que ele traz para as marcas que nele resolvem apostar. E alguns deles são:

Melhor reputação no mercado

A reputação é tudo o que uma empresa tem no mercado, isso porque a sua empresa pode até faturar milhões, mas se ela perder a reputação, perde tudo o que construiu até aqui, pois ninguém mais irá querer consumidor de você.

Para que os melhores distribuidores de correias transportadoras continuassem com esse título no mercado, foi preciso construir um bom relacionamento com os seus clientes para garantir que eles continuassem bem vistos no mercado.

Sendo assim, o marketing de relacionamento é ideal para ajudar as empresas a manterem sua boa imagem no mercado e até mesmo aumentarem sua boa reputação, pois quanto mais clientes satisfeitos, mais resultados positivos sua marca terá.

Melhora na gestão de crise

Em um momento ou em outro, toda empresa acaba passando por uma situação onde a gestão de crise será necessária, ou seja, os profissionais da área precisarão entrar em circuito para lidar com o problema.

Isso normalmente acontece quando a empresa se envolve em algum problema ou polêmica que pode colocar os seus resultados, imagem ou reputação em risco, e a gestão de crise surge justamente para encontrar a melhor saída para a marca.

Quando uma empresa de brasagem de metal duro, por exemplo, conta com um bom marketing de relacionamento, fica ainda mais simples passar por esse momento de forma tranquila, pois sabe que seus clientes conhecem a qualidade do que a marca oferece e confiam em seu trabalho.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios do marketing de relacionamento para as empresas que entendem a importância desse conceito e não deixam de lado o processo da construção de uma comunicação assertiva e saudável com seus clientes.

Como implementar o marketing de relacionamento?

Agora que você já conhece bem o conceito do marketing de relacionamento, a sua importância e alguns dos seus principais benefícios, chegou o momento de conferir algumas dicas práticas para aplicá-lo.

Isso porque muitas pessoas ainda pensam que o marketing de relacionamento é muito difícil de ser aplicado nas empresas, mas pelo contrário, se trata de uma estratégia simples.

O importante é entender que estamos falando de algo comum em nosso dia a dia, relacionamentos, ou seja, comunicação com o próximo, é isso que você irá defender e aplicar em sua marca através de atitudes como:

  • Conhecer bem o seu cliente;
  • Segmentar o seu público;
  • Personalizar o seu atendimento;
  • Criar ações que incentivem o retorno;
  • Ser sistemático;
  • Monitorar seus resultados;
  • Trabalhar com o relacionamento em duas vias.

Seja em uma empresa que ofereça serviços de adequação de máquinas NR12 ou venda produtos físicos para crianças, as dicas podem ser aplicadas em todo e qualquer tipo de negócio.

Afinal de contas, todas as marcas são formadas por pessoas e os seus produtos ou serviços também são destinados a pessoas, e é justamente com elas que você irá se relacionar com o objetivo de melhorar os seus resultados.

Dicas como essas são valiosas para você, como empreendedor, e para pessoas que trabalham diretamente com o cliente ou com pessoas internas da marca, pois ajudam na construção de uma troca saudável entre ambas as partes.

Dessa forma, torna-se ainda mais simples entender o seu lado e o do outro, alinhando expectativas, dores, desejos e necessidades que serão atendidos de maneira personalizada, beneficiando ambas as partes.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Marketing de Relacionamento: aprenda mais sobre a estratégia
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Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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