Como usar os influenciadores digitais em estratégia de marketing

O mercado dos influenciadores digitais cresceu e está crescendo cada dia mais, e grande parte disso se deve aos avanços de comunicação e a grande influência que as redes sociais trouxeram para os usuários. 

Hoje, é quase impossível conhecer uma pessoa que não acompanhe pelo menos um grande nome da internet e que trabalhe justamente como influenciador digital, mesmo que em paralelo com outras profissões. 

Não é atoa que estudiosos e especialistas do ramo de marketing acreditam fielmente que essa é a mais nova profissão do futuro, e que daqui a alguns anos teremos mais influenciadores digitais do que qualquer outra profissão tradicional no mercado. 

Seja o influenciador de uma industria de luminárias em sp ou até mesmo de uma marca de beleza, não há como negar o grande potencial que esses profissionais possuem quando o assunto é vender bem um produto ou serviço. 

Os influenciadores sabem como criar uma boa relação com o seu público e cuidam da manutenção da comunicação entre eles, o que gera intimidade e confiança entre ambos os lados, trazendo benefícios para todos. 

Sendo assim, entender mais sobre esse mercado e investir nos influenciadores digitais pode mudar por completo os resultados e a imagem do seu negócio, deixando de lado a ideia de empresa tradicional e abraçando as inovações do mercado. 

Por isso, hoje você irá conhecer a fundo o conceito de influenciador digital, as vantagens que eles podem trazer para a sua empresa, assim como os tipos que existem e como encontrar o ideal para divulgar o seu produto ou serviço. 

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Conheça o conceito de influenciadores digitais  

Seja para divulgar uma empresa de levantamento topográfico ou qualquer outro tipo de negócio, os influenciadores digitais sabem qual caminho tomar e o que fazer para atrair novos clientes para a sua marca. 

E essa profissão surgiu a partir do marketing de influência, um conceito dentro do universo do marketing que defende a propaganda e divulgação de produtos ou serviços por pessoas famosas ou referências daquele mercado. 

Nós, quanto seres humanos, tendemos a confiar mais na opinião de alguém que conhecemos na hora de comprar um produto ou serviço, não é à toa que sempre entramos em contato com amigos e familiares para saber mais sobre aquela marca antes da compra. 

Sendo assim, os influenciadores digitais possuem essa mesma missão, eles te convencem da qualidade de um produto ou serviço através das redes sociais e os seus seguidores, que já o conhecem e confiam em seu trabalho, se sentirão mais tranquilos para fazer a compra. 

Quando um influenciador digital que você acompanha te indica uma rede de fabricantes de elevadores monta carga, as chances de você acreditar mais na indicação dele do que na pessoa que você acabou de conhecer é ainda maior. 

Isso porque o influenciador digital sabe que possui uma relação de amizade e sinceridade com o seu público, mesmo que seja apenas através da tela de um celular, isso já é o suficiente para criar um vínculo de intimidade entre ambas as partes. 

Sendo assim, os influenciadores digitais são profissionais que utilizam as redes sociais e os meios de comunicação online para divulgar produtos e serviços de marcas que pagam para esse trabalho. 

Muitos empreendedores e donos de empresas ainda não gostam da ideia de ter que pagar uma figura pública para isso, pois não acreditam que essa estratégia trará bons resultados. Por isso, vamos te provar o grande potencial dessa estratégia para o seu negócio. 

Vantagens do marketing de influência  

Seja para divulgar um serviço de alongamento de chassi ou qualquer outro produto físico, o marketing de influência é uma estratégia versátil, ou seja, todo e qualquer tipo de negócio consegue encontrar influenciadores digitais para divulgar sua marca nas redes sociais. 

Vivemos em uma geração onde metade de toda a população mundial possui acesso à internet. sendo assim, investir em influenciadores digitais para o seu negócio traz inúmeras vantagens para a sua marca como um todo, confira abaixo algumas delas:

  • Maior alcance;
  • Mais vendas e faturamento;
  • Inovação de estratégia;
  • Modernidade no mercado;
  • Melhor relacionamento;
  • Qualificação do público;
  • Segmentação de clientes, entre outros. 

Isso significa que a sua empresa tem muito mais a ganhar do que perder ao investir em influenciadores digitais, que como mencionamos anteriormente, é a profissão que chegou para ficar e quanto antes a sua marca aprender a usá-la ao seu favor, melhor será. 

Tipos de influenciadores digitais 

Seja para divulgar uma empresa de jardinagem ribeirao preto ou até mesmo uma clínica odontológica, existem diversos tipos de influenciadores digitais que podem te ajudar nessa missão, e é preciso escolher o ideal para a sua marca e seu objetivo. 

Dentre os diversos tipos que existem, selecionamos três que são considerados os principais e mais utilizados pela maioria das empresas, pois sempre trazem ótimos resultados para ambos os lados. Conheça eles: 

Celebridades 

As celebridades nada mais são do que os famosos, que possuem milhares e milhares de seguidores em suas redes sociais e são conhecidos nacionalmente, como é o caso de grandes nomes como Whindersson Nunes, Virginia Fonseca, Rodrigo Faro e muitos outros. 

Essas celebridades possuem muito engajamento do seu público e apenas uma publicação deles indicando o seu produto ou serviço pode alavancar os resultados da sua marca, o investimento neles é alto, mas o resultado vale a pena. 

Autoridades 

Os influenciadores tidos como autoridades são aqueles que possuem experiência no assunto e são vistos como referências dentro daquele segmento, ou seja, as pessoas confiam no que ele diz e indica pois sabem que ele possui autoridade no assunto. 

Por exemplo, empresas de içamento de cargas podem contratar um influenciador que já trabalhou com cargas e que compartilha sobre isso nas redes sociais, os seguidores se sentirão bem mais tranquilos ao adquirir algo de uma empresa que aquele influenciador indicou.

Jornalistas  

Por fim, mas não menos importante, os jornalistas também são ótimas opções para quem deseja contratar pessoas que irão ser imparciais e sinceras com o seu público antes de qualquer coisa, além de transmitirem bastante credibilidade. 

Contratar jornalistas que estão dentro do perfil da sua marca e que demonstram interesse pelo produto ou serviço que você oferece é uma ótima maneira de influenciar, gerar mais resultados e não perder a credibilidade tanto do profissional quanto da empresa. 

Esses são apenas alguns dos diversos tipos de influenciadores que existem, mas é preciso saber qual deles melhor se encaixa dentro da sua empresa, pois a escolha de um influenciador errado pode colocar todo o seu planejamento em risco. 

Dicas de como encontrar o influenciador ideal   

Seja para indicar uma auxiliar de limpeza terceirizada ou até mesmo uma empresa que realiza consultoria de empreendedorismo, é preciso saber o que fazer para encontrar a pessoa ideal e que realmente irá influenciar seus seguidores.

Por isso, é essencial que você conheça e absorva as dicas abaixo antes de tomar qualquer decisão, pois elas te ajudarão a encontrar justamente a pessoa que trará ótimos benefícios para a sua marca. Confira: 

Conheça a fundo o seu público alvo 

O público-alvo do seu negócio são as pessoas que possuem as características de clientes ideais da marca, ou seja, aqueles com mais chances de adquirir o seu produto ou serviço, conhecê-los a fundo é uma prova de cuidado e amor para com seus futuros clientes. 

Por isso, é essencial que você conheça muito bem o seu público-alvo, saiba quais são as suas dores, desejos e preferências e até mesmo quem eles mais gostam de acompanhar nas redes sociais, pois isso te ajudará a escolher o influenciador que mais os agrada e influencia. 

Entenda o perfil e público do influenciador 

Não basta apenas contratar um influenciador digital que tenha milhares de seguidores e fama no mercado, é preciso conhecer o perfil dele e qual o tipo de público que costuma acompanhá-lo, pois isso será fundamental para os seus resultados. 

Nem sempre o público-alvo de uma empresa de paisagismo para empresa acompanha as celebridades, por isso, é importante entender qual o público-alvo dessa influência e o perfil dele no mercado para saber se ele conseguirá realmente influenciar as pessoas do seu segmento.

Formalize e oficializa a parceria 

Por fim, mas longe de ser manos importante, lembre-se sempre de formalizar e oficializar todas as parcerias com influenciadores digitais através de contratos assinados e reuniões gravadas com as presenças de pessoas importantes de ambas as partes. 

Assim como a sua empresa, o influenciador digital é um profissional que precisa de respeito e processos bem definidos para que tudo saia como o planejado e ambas as partes saiam ganhando o que desejam, faturamento e visibilidade. 

Com essas dicas é mais do que possível encontrar o influenciador ideal e até mesmo mais de um para divulgar a sua marca através das redes sociais com muito profissionalismo e naturalidade. 

Considerações finais 

Dessa maneira, você verá como as redes sociais e novas profissões como a dos influenciadores digitais surgiram para mudar e inovar o mercado, trazendo mais resultados e satisfação para as empresas e seus clientes. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Como usar os influenciadores digitais em estratégia de marketing
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Redes Sociais separados exclusivamente para você

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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