Conversão nos e-commerces: 3 motivos que fazem o consumidor abandonar o carrinho de compras e como evitá-los

Especialista sugere estratégias que previnem boa parte das desistências, um hábito para 78% dos consumidores

O comércio eletrônico brasileiro teve uma alta de 5,29% no mês de julho, na comparação com o mês anterior, segundo relatório da Conversion. No varejo, a alta foi ainda maior que a média nacional – 6,3%. À medida que o e-commerce cresce, a necessidade de oferecer uma experiência de compra positiva também aumenta. É preciso se manter competitivo no mercado e garantir boas taxas de conversão. Uma pesquisa da Opinion Box aponta que 78% das pessoas têm o hábito de desistir da compra na reta final da operação, o famoso “abandono de carrinho”, e 15% fazem isso com frequência.

“Uma alta taxa de abandono de carrinho sinaliza que alguma das etapas do processo de compra está com problemas e desmotiva os consumidores. Isso impede que a loja alavanque as vendas e, mais importante, fidelize os clientes. O lojista precisa identificar os principais gargalos que levam a essas desistências e prevenir que elas ocorram”, orienta Felipe Trudes, sócio fundador da we.digi, consultoria de tecnologia para e-commerce.

O especialista lista quatro problemas comuns que estimulam o abandono de carrinho e traz dicas para solucioná-los. Confira:

Valor do frete

A pesquisa da Opinion Box revela que 66% dos abandonos de carrinho estão relacionados a um frete mais caro do que o consumidor esperava. Além de buscar transportadoras com custos mais atrativos, é possível contornar essa situação oferecendo ao consumidor outras opções de entrega e cupons de desconto para a primeira compra ou em datas promocionais.

Formas de pagamento limitadas

Com tantas opções de pagamento disponíveis no mercado, a limitação desses meios em uma plataforma de compra pode desmotivar o cliente. Investir em diversificar as formas de pagamento amplia o público em potencial do seu e-commerce. Além de trabalhar com diferentes bandeiras de cartão, ofereça pagamento em pix, boleto e também facilidades de parcelamento.

Problemas de usabilidade

É preciso ter um olhar mais cuidadoso para o UX Design e UX Writing da sua plataforma. Esses conceitos focam na experiência do usuário durante a jornada de compra e prezam por uma navegação facilitada e agradável. “Categorias de produtos não visíveis, fontes complicadas de ler, falta de descrição dos produtos, carregamento lento e botões com problema são alguns obstáculos que dificultam a navegação e motivam os consumidores a abandonarem o carrinho”, alerta Trudes.

Sobre a we.digi

A we.digi é uma consultoria de tecnologia de e-commerce, com mais de 20 anos de experiência no mercado, que nasceu como uma software house. Especializada na resolução de projetos complexos através de sua metodologia ágil e exclusiva, a empresa se destaca por possuir um olhar consultivo estratégico e técnico, além de estarem sempre atualizados sobre novas tecnologias, o que possibilita a entrega de projetos customizados.

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