Backlink audit: Melhores ferramentas gratuitas

Nem todo mundo considera uma boa estratégia de link building importante. Entretanto, ela é essencial em qualquer modelo de comércio na internet. Algumas pessoas nem mesmo se preocupam em ter uma estratégia.

Isso porque o público acaba esquecendo completamente a qualidade do conteúdo com relação ao SEO. Há pouca familiaridade até bom o termo “link building”. Com isso, poucas pesquisas podem ser realizadas antes de começar a utilizar essa ferramenta.

O que muitos não sabem é que com links de má qualidade é possível até mesmo que tenha penalidades!

Existem muitos sites perigosos na web e, se há uma relação entre você e eles, algo pode complicar muito.

Muitas pessoas realizam troca e venda de guest post, se você é uma dessas, precisa aprender a analisar a qualidade dos sites da troca usando as melhores ferramentas de análise de backlinks.

Com isso se torna fundamental realizar uma auditoria de link. A backlink audit, é uma forma de avaliar a qualidade de seus backlinks, gerando para você um tráfego com maior qualidade, por exemplo.

Clique e saiba mais +

Mas o que exatamente é uma auditoria de links?

Em suma, pode-se dizer que quando o assunto é backlinks, essa auditoria irá avaliar o perfil dos sites que fizeram ligação com o seu.

Com isso poderá apontar os benefícios deles para sua estratégia. Em certos casos, é possível até mesmo criar planejamentos a partir das informações oferecidas.

Além disso, ela irá avaliar aqueles links que são mais perigosos. Assim, sua estratégia não terá apenas mais qualidade, como também apresentará mais segurança.

Tanto quem chega até o seu site como aqueles que trabalham com links para o mesmo podem se beneficiar.

Geralmente, esse tipo de serviço é demorado. É analisado tudo com muito cuidado e, com os dados obtidos, é necessário traçar ações que a empresa deve tomar para melhorar a situação. 

Em todo caso, algumas ferramentas podem ajudar bastante nesse processo. Falaremos mais sobre elas agora mesmo!

Antes de auditoria de links…

Pense… você pode começar a criar sua estratégia, mas sabe o que dá certo? Nem a gente tem o conhecimento necessário para se sair bem em todas as áreas. 

Por outro lado, podemos contar sempre com o conhecimento de outras pessoas que já realizaram o mesmo processo, e para adiantar buscar recomendação sobre como comprar links dofollow.

Nesse caso, seus concorrentes são a melhor maneira para ter uma noção. Dito isso, algo que pode lhe ajudar é utilizar uma ferramenta como a Majestic. Ela fará o papel de mostrar informações importantes sobre o site de qualquer um.

Apenas é necessário copiar e colar a URL. Assim conseguirá ter uma noção de muitos pontos, como os tipos de links, IPs de referência e muito mais.

Ferramentas para realizar você mesmo uma auditoria

Geralmente é necessário algum processo para obter um resultado interessante. No entanto, sabemos que nem todo mundo tem tempo para isso. Há muitas outras áreas para administrar dentro de um negócio. Sendo assim, você pode diminuir o tempo da auditoria com algumas ferramentas.

Vamos passar, a seguir, não apenas as ferramentas, mas alguns dos seus maiores serviços. Lembrando que algumas oferecem análises grátis, mas possuem planos pagos caso deseje algo mais completo!

Você pode apostar na Sem rush para realizar um trabalho incrível. Pode-se dizer que ela é extremamente precisa em apresentar fatores tóxicos para os backlinks. Assim sendo, se analisar algum problema com eles em seu site, será notificado. 

É um trabalho um pouco longo, mas é automatizado. Em suma, irá procurar problemas nos backlinks apresentados no seu site. Com isso, a ferramenta não apenas mostrará os piores links, como também aqueles que se destacam. 

É outra ferramenta que pode ser utilizada gratuitamente. Seu funcionamento também é muito simples, a plataforma é bem intuitiva e oferece uma opção direta para realizar uma backlink audit!

Majestic

Como dito, essa é uma ferramenta que pode ser útil para que você investigue seus concorrentes. A maior vantagem dessa plataforma é que ela é utilizada de forma prática. Além disso, oferece agilidade e facilidade no manuseio dos dados. Por fim, é uma opção gratuita.

O Majestic já é uma grande base de links, importantes para diferentes ações na web. Graças a ela, é possível encontrar diversas métricas que podem ser úteis na hora de trabalhar o SEO a partir do link building. 

Vale lembrar também que possui informações importantes para sua backlink audit.

Ahrefs

A mais usada por grandes agências e profissionais  é o Ahrefs, algo que chama atenção nessa ferramenta é que suas opções são bem diretas. Acaba sendo uma das melhores formas de criar um backlink checker. Realiza diversas funções, como, por exemplo:

  • Analisa os concorrentes;
  • Monitoramento dos links pela web;
  • Realiza pesquisas de conteúdo;
  • Pesquisas de backlinks e mais.

Utilize a ferramenta para melhorar ainda mais sua estratégia. É possível conseguir uma boa auditoria de links unindo diferentes ações. Cada serviço dito aqui pode gerar ainda mais facilidades.

Moz Open Site Explorer

Já está no mercado há algum tempo e por conta disso consegue oferecer um dos melhores serviços de auditoria. Graças a grande quantidade de ações que podem ser tomadas no local, ele se torna a solução perfeita para alguns serviços de SEO.

Em todo caso, o que você precisa saber é que as informações obtidas nele são bem importantes. É possível aplicá-las em diferentes situações, tornando a ferramenta bem completa.

Em somatória com as ferramentas mais comuns, o Moz Open Site Explorer também oferece métricas relacionadas a autoridade do domínio e autoridade da página. Poder ser muito útil para avaliar seus concorrentes também!

Sobre as penalidades

Bem, agora que já sabe as principais ferramentas, precisa entender alguns pontos. Primeiramente, vale ressaltar a importância de lidar com links penalizados. O Google mesmo realiza a análise referente a essa parte. 

Nesse ponto, precisa entender que existem dois tipos. O primeiro deles é a penalidade manual. Nesse caso, o Google encontrará algum problema em seu link. São os problemas mais comuns. 

Por outro lado, pode acontecer também às penalidades de algoritmo. Não são tão perigosas, mas podem exigir mais tempo para tratar. 

Saiba que ambas podem prejudicar o SEO da sua página, prejudicando e muito a posição do site no mecanismo.

Faça seus planejamentos para melhorar

Bem, agora que já sabe o problema, basta realizar um planejamento para melhorar. É possível até mesmo que utilize as estratégias básicas para chegar a algo melhor. Uma das mais utilizadas é contratar uma boa agência de SEO.

Isso porque nem sempre você terá tempo para realizar uma auditoria. Na maioria das vezes ela demora horas. Apesar das ferramentas ajudarem bastante, o trabalho a ser realizado com as informações oferecidas pode ser grande!

Em todo caso, quanto melhor a sua backlink audit for, menos problemas terá em lidar com essa parte. Saiba que essa é uma parte muito importante.

Conclusão

Agora chegamos ao fim. Você já sabe bastante sobre as ferramentas de backlink audit, basta aplicar. Em todo caso, terá a oportunidade de lidar com todas as possibilidades e gerar algo maior para você.

Não esqueça da importância desse tipo de serviço, pois somente ele poderá ser útil para melhorar seu SEO. É fundamental checar e melhorar seus links para evitar problemas com o Google.

Além disso, para uma boa estratégia de link builder, é sempre importante continuar estudando as possibilidades. Há sempre maneiras interessantes para trabalhar com essa ferramenta!

Espero que tenha gostado do artigo sobre Backlink audit: Melhores ferramentas gratuitas
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Seo separados exclusivamente para você

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Separamos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 − dois =

Go up