Entenda os principais Indicadores de desempenho para E-commerce

Os indicadores de desempenho para e-commerce são elementos fundamentais quando pensamos no possível sucesso de uma loja virtual.

Isso porque eles permitem medir e avaliar a eficiência do negócio como um todo, identificando pontos fortes e fracos de todo o funcionamento dos sites, assim, auxiliando os administradores a tomar decisões estratégicas e orientar ações variadas.

Neste artigo, vamos explorar os principais indicadores de desempenho para e-commerce, explicando sua importância e como eles podem ser utilizados para maximizar os resultados da sua loja virtual.

Entenda como você pode medir o desempenho do seu comércio digital, melhorar o seu retorno sobre investimentos e aprimorar seus indicadores. Além disso, conheça alguns dos principais indicadores e o que você precisa para acompanhá-los.

Dessa forma, você deve ter os melhores resultados possíveis na sua loja virtual, seja ela de uma empresa de instalação de energia solar, de itens tecnológicos, de produtos de vestuário ou de qualquer outra área do mercado.

Clique e saiba mais +

O que são os indicadores de desempenho  

Antes de mais nada, precisamos definir o conceito principal que iremos desenvolver, afinal, o que são os tais indicadores de desempenho?

Podemos afirmar que eles são medidas quantitativas que ajudam a avaliar o desempenho de uma empresa ou negócio em diversos aspectos diferentes.

Os indicadores de desempenho são utilizados para acompanhar a evolução de uma organização e identificar pontos fortes e fracos, permitindo assim, a tomada de decisões estratégicas para melhorar a performance em vários âmbitos da empresa.

No e-commerce, isto é, em lojas virtuais dispostas em ambientes online, os indicadores de desempenho são ainda mais importantes, pois é necessário ter uma visão clara e precisa do desempenho das vendas.

Isso porque temos cada vez mais lojas virtuais que surgem em vários setores do mercado, desde lojas de roupas, itens tecnológicos, até mesmo empresas que fazem projeto arquitetônico 3D.

Portanto, acompanhe para saber tudo o que você precisa sobre os principais indicadores de desempenho para e-commerce e como eles podem ser utilizados para maximizar os resultados de seu comércio digital.

Como medir o desempenho da sua loja virtual  

Confira agora as principais maneiras disponíveis hoje para avaliar o desempenho de uma loja virtual.

Conheça indicadores de desempenho específicos  

A primeira maneira de medir o desempenho de sua loja virtual é exatamente a que será focada mais adiante e diz respeito aos indicadores de desempenho. Aqui, você deve conhecer especificamente os que são focados em e-commerces.

É importante conhecer quais são os principais e como eles funcionam, para poder avaliar a eficiência e o sucesso da sua loja virtual e adaptar tudo o que for necessário, alterando medidas avaliadas como ineficientes e aprimorando o que está funcionando.

Alguns exemplos de indicadores utilizados em lojas virtuais são:

  • Ticket médio;
  • Taxa de abandono de carrinho;
  • Taxa de conversão de vendas;
  • Custo de aquisição de clientes;
  • Tempo de permanência no site.

Em breve, veremos melhor sobre cada um dos tópicos. Por hora, tenha em mente que é essencial saber tudo sobre os indicadores específicos, desenvolvidos e utilizados em comércios virtuais, seja em um negócio de instalação de fibra óptica ou em qualquer outro.

Analise as métricas com frequência e eficiência 

Para acompanhar os indicadores de desempenho da sua loja virtual, é preciso ter acesso a dados precisos e confiáveis. Isso pode ser feito com a utilização de ferramentas de análise e um sistema de gerenciamento de e-commerce eficiente.

Além disso, é importante estabelecer uma rotina de monitoramento dos indicadores de desempenho para entender a evolução do desempenho da loja virtual e como você pode adaptar o procedimento, bem como tomar decisões.

Também lembramos que a análise de algumas métricas específicas é fundamental para entender o desempenho da sua loja virtual. Algumas das principais são:

  • Tráfego orgânico;
  • Tempo médio de permanência no site;
  • Origem dos visitantes;
  • Interação entre consumidores e loja.

Seja a sua loja virtual de roupas e acessórios ou de serviços, como avaliações ambientais, por exemplo, seja eficiente na hora de analisar as métricas necessárias e mantenha-se sempre atualizado, fazendo o processo constantemente e adaptando o que for preciso.

Utilizando ferramentas de análise para avaliar o desempenho da sua loja virtual 

É impossível falar em medir o desempenho de uma loja virtual sem falar das ferramentas disponíveis para realizar as análises. Aqui, os recursos valem para ambos os tópicos citados anteriormente.

Existem várias ferramentas de análise disponíveis no mercado que permitem medir e avaliar os indicadores de desempenho em seu e-commerce, como por exemplo o Google Analytics. Você também pode usar recursos disponíveis em redes sociais, que irão mensurar o engajamento de sua marca em tais plataformas.

É importante escolher a ferramenta adequada de acordo com as necessidades da sua loja virtual para ter uma visão clara e precisa do desempenho do negócio.

Uma empresa que vende equipamentos contra incêndio, por exemplo, deve focar em dados diferentes do que uma que disponibiliza cursos online. Enquanto uma foca em vendas diretas, outra precisa medir frequências de matrículas e assinaturas.

Melhorando seu ROI: Como aprimorar os indicadores de desempenho  

Por fim, ainda falando em medir o desempenho de sua loja virtual, é essencial aprimorar seus indicadores de desempenho, a fim de melhorar o seu ROI, o retorno sobre investimentos.

Isso por ser feito a partir da análise dos indicadores e da identificação de pontos fracos e oportunidades de melhoria no site do e-commerce.

Por exemplo, a alta taxa de abandono de carrinho pode indicar que o processo de compra precisa ser otimizado, enquanto a baixa taxa de conversão de vendas pode ser indicativo de um problema na apresentação dos produtos ou na efetividade das ofertas.

Após identificar as oportunidades de melhoria, é necessário implementar estratégias para aumentar a conversão de vendas. Dentre as principais medidas, lembramos de:

  • Otimização do processo de compras;
  • Promoções e descontos especiais;
  • Programas de fidelidade;
  • Melhor apresentação dos produtos.

Por fim, é fundamental acompanhar os resultados das estratégias implementadas e ajustá-las de acordo com os indicadores. Isso permite entender se as ações estão produzindo os resultados desejados e fazer ajustes para maximizar seu ROI.

Potencialize os ganhos no seu comércio virtual, seja em uma empresa que fornece certificado de conformidade INMETRO ou em qualquer outra, de ramos variados.

Principais indicadores de desempenho  

Agora, precisamos falar um pouco sobre cada um dos principais indicadores de desempenho utilizados em e-commerces, incluindo os que listamos anteriormente.

Ticket médio 

O ticket médio, como o nome sugere, mede o valor médio dos pedidos realizados em sua loja virtual.

Ele é importante porque ajuda a entender se a estratégia de preços está funcionando e se os clientes estão dispostos a gastar mais dinheiro em sua empresa.

Muitas vezes, esse indicador é orientado por outras empresas do mesmo setor. Se a sua loja tiver um ticket médio muito maior do que as concorrentes que vendem produtos similares, suas vendas podem ser prejudicadas.

Da mesma forma, um ticket médio extremamente baixo pode indicar baixo potencial de lucro. Por isso, esse indicador é tão importante e deve ser analisado e adaptado constantemente, de acordo com cada área de atuação.

Taxa de abandono de carrinho 

A taxa de abandono de carrinho mede a porcentagem de visitantes que adicionam itens ao carrinho, mas não concluem a compra.

Este indicador é importante porque ajuda a identificar pontos de melhoria nos processos de venda, como a simplificação do checkout ou a disponibilidade de opções de pagamento mais convenientes.

Taxa de conversão de vendas 

A taxa de conversão de vendas também segue o que seu nome indica e mede a porcentagem de visitantes que realizam uma compra em sua loja virtual.

Este indicador é importante porque ajuda a entender a efetividade das estratégias de marketing e vendas e quanto maior, melhor.

Em uma empresa de assistência técnica iphone São Paulo, por exemplo, a taxa de conversão de vendas será alterada quando a pessoa que acessar o site contratar algum dos serviços disponibilizados, fechando a compra.

Custo de aquisição de clientes 

O custo de aquisição de clientes, normalmente indicado pela sua sigla “CAC”, mede o quanto você está gastando para adquirir um novo cliente em sua loja virtual. Ou seja, quanto cada novo comprador custa para a sua marca.

Tal indicação é fundamental uma vez que ajuda a entender o retorno sobre o investimento em marketing e vendas. Quanto menor o custo de aquisição de um cliente, melhor, pois maior será o lucro de suas vendas.

Aumentar o CAC é desejado por toda empresa e, normalmente, é feito através de excelentes campanhas de marketing e da conquista dos atuais compradores.

Tempo de permanência no site 

Para finalizar os principais indicadores, temos o tempo de permanência no site, que mostra exatamente o tempo que os visitantes passam na página de seu e-commerce.

Este indicador é importante porque ajuda a entender a experiência do usuário e identificar pontos de melhoria. Quanto maior o tempo de permanência, melhor, pois há mais chances das compras serem efetivadas.

Ademais, um alto tempo de permanência indica que seu site tem um conteúdo de qualidade, interessante e chamativo, capaz de engajar os consumidores.

O que é preciso para acompanhar indicadores  

Para finalizar, devemos pensar no que é necessário fazer para acompanhar tais indicadores, dentre outros que você possa querer utilizar, em sua empresa administradora de condomínio, por exemplo.

Primeiramente, tenha em mente que você precisa obter dados confiáveis, com a maior precisão possível. Para isso, resgatamos algo citado anteriormente, que é o uso das ferramentas adequadas, conceituadas no mercado.

Além disso, é importante ter um sistema de gerenciamento de e-commerce eficiente que permita a coleta e análise de dados em tempo real. Logo, você também deve designar profissionais capacitados, com treinamento e experiência, para gerenciar seu comércio virtual.

Por fim, lembre-se sempre de estabelecer uma rotina de monitoramento dos indicadores de desempenho para entender a sua evolução e implementar ações estratégicas, baseadas em dados e informações obtidas com qualidade.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Entenda os principais Indicadores de desempenho para E-commerce
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre E-commerce separados exclusivamente para você

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Separamos especialmente para você

Go up