O que é um marketplace? - Definição, principais tipos e benefícios!

O que é um marketplace? Essa é uma das perguntas mais populares da internet. Hoje esse termo está muito na moda e é constantemente procurado. Se você vende online, ou seja, tem um e-commerce, talvez esteja interessado no assunto também.

Neste artigo, vamos explicar de uma vez por todas o que é um marketplace, quais são os melhores e quais vantagens eles têm para quem vende na web. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!

Clique e saiba mais +

Qual a definição de marketplace?

Afinal, o que é um marketplace em definição teórica? O termo "marketplace" foi originalmente usado em inglês para indicar os mercados que são realizados no centro de um local. No entanto, hoje é usado em um contexto diferente e remete a outra realidade, muito mais tecnológica.

O que é um marketplace?

Afinal, o que é um marketplace na prática? Um marketplace é uma plataforma virtual que facilita as transações na internet entre compradores e empreendedores especializados na venda de produtos online.

Seu objetivo é replicar a estrutura dos mercados físicos, que geralmente são organizados por uma autoridade ou organização para fornecer aos comerciantes um local para vender seus produtos. Um marketplace, portanto, é uma plataforma criada por um intermediário para permitir que compradores e vendedores se encontrem e façam negócios.

A tarefa de quem cria o marketplace é aumentar o tráfego da web para a plataforma e gerar um número de visitas alto o suficiente para permitir que todos os vendedores tenham uma boa taxa de conversão.

Para poder atrair usuários (por exemplo, devido à variedade e amplitude do catálogo), também deve convencer um número suficiente de vendedores a usar a plataforma. Afinal, ao procurar um produto em um marketplace, queremos poder escolher entre várias opções.

É graças a esta saudável concorrência que normalmente conseguimos condições de venda e preços vantajosos sem ter que pesquisar na internet para encontrar a melhor oferta.

Principais tipos de marketplaces

Tipos de e-marketplaces divididos por categorias de produtos

A primeira classificação que podemos fazer é baseada nos produtos ou serviços que encontramos no mercado. Neste caso, teremos dois tipos diferentes de plataformas:

  1. Marketplace generalista: oferece uma grande variedade de produtos pertencentes às categorias mais díspares. Um exemplo é o AliExpress, onde podemos realmente comprar de tudo. Se você está procurando ideias sobre o que vender online, o AliExpress é um ótimo lugar para começar;
  2. Marketplace vertical: são plataformas especializadas em um nicho de mercado ou categoria de produto específica, como agregadores de diferentes vendedores que lidam com a mesma área.

Tipos de e-marketplaces divididos por produtos vendidos

  1. Marketplace de produtos: este é um mercado digital onde são vendidos produtos físicos de todos os tipos. Amazon e eBay, por exemplo, são dois dos mercados mais populares;
  2. Service Marketplace: também existem plataformas onde você pode contratar serviços freelancer. Exemplo são o Fiverr, 99freelas ou Workana: aqui você encontrará muitos profissionais, desde designers gráficos especializados em design de logotipos até criadores de vídeos que fazem apresentações para vídeos no YouTube;
  3. Marketplace de empregos: outra área em que os mercados são populares é a procura de emprego. Alguns sites especializados, como o LinkedIn, ajudam os trabalhadores a entrar em contato com as empresas. Se você não sabe como encontrar trabalho, esses marketplaces são definitivamente para você.

Quais os benefícios de comprar em um marketplace?

Acesso a toneladas de produtos em uma única plataforma

Já vimos que uma das razões pelas quais a Amazon tem uma grande participação de mercado é a variedade quase infinita de itens que oferece. Isso é muito conveniente para o comprador, pois ele não precisa mudar de site para comprar produtos diferentes.

Pagamentos centralizados

Em um marketplace podemos comprar tudo o que precisamos de uma só vez e fazer um único pagamento no final, sem ter que usar diferentes gateways de pagamento (muitas vezes complicados e pouco fáceis de usar).

Máximo acesso à informação

Os marketplaces oferecem muita informação ao consumidor e costumam ser bastante transparentes quanto ao estoque disponível, prazos de entrega, melhores ofertas, etc. O usuário pode fazer melhores escolhas na hora de comprar.

Preços mais competitivos

Muitas vezes, conseguimos melhores ofertas em um mercado porque as estratégias de preços levam os vendedores a vender e dar descontos devido à alta concorrência. Portanto, economize comprando em um eBay, Amazon ou AliExpress da vida.

Avaliações mais objetivas

As avaliações dos clientes tendem a ser mais confiáveis. Dado o grande número de vendedores, o usuário pode comparar as melhores e as piores classificações com alguns cliques. Esse tipo de informação, entre outras coisas, muitas vezes é crucial para aumentar a confiança dos compradores no fornecedor e fidelizar o cliente.

Melhores condições de envio

Muitas plataformas também cuidam da logística e são capazes de oferecer envios mais rápidos e baratos. Isso, obviamente, aumenta a satisfação do cliente. O AliExpress, um dos melhores marketplaces, oferece aos seus vendedores ePacket o envio para acelerar as entregas.

Este foi o nosso guia sobre o que é um marketplace. Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto. Caso ainda possua alguma, comente abaixo que vamos respondê-lo. Até a próxima!

Espero que tenha gostado do artigo sobre O que é um marketplace? - Definição, principais tipos e benefícios!
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre E-commerce separados exclusivamente para você

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Separamos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =

Go up