Como realizar um planejamento estratégico para sua empresa

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O planejamento estratégico consiste em um plano bem definido para as empresas em geral atingirem seus objetivos. 

Quando usado corretamente, traz benefícios importantes para o crescimento e continuidade do negócio no mercado. Isso é verdade, até mesmo para o setor de TI da empresa.

No entanto, uma atenção especial deve ser dada à sua elaboração de forma a possibilitar o alcance dos objetivos almejados. 

Caso o planejamento não seja feito de forma adequada, os resultados serão contrários às expectativas, gerando prejuízos e problemas para as empresas.

Porém, obviamente, empresas de ensaios elétricos que sabem a importância do planejamento estratégico não deixam essa etapa tão importante de fora.

Pensando nisso, reunimos neste post as principais informações sobre esse processo, como fazer um planejamento estratégico eficaz em todas as áreas da sua empresa e quais ferramentas facilitam essa atividade. Confira!

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O que é planejamento estratégico?

A palavra estratégia vem do grego "stratēgia", que significa arte de liderar, direcionar, gerir comandar. 

Sob esse ponto de vista, decisões tomadas em um contexto desfavorável à empresa, independente de ser uma distribuidora de filtros donaldson ou uma loja de móveis planejados, podem ser um tiro no pé, por isso existe o planejamento estratégico.

De forma bem resumida, ele tem como objetivo: 

  • Estruturar um plano para atingir metas e objetivos claros;
  • Fornecer uma visão de médio e longo prazo;
  • Aplicar métodos e estratégias personalizadas;
  • Analisar resultados e tentar reformular o que dá certo.

Pode até ser aplicado em toda a empresa que vende resina epóxi, ou em áreas específicas.

Esse processo também possibilita a adaptação durante a execução do plano por meio do monitoramento, gerando crescimento do negócio e mostrando a melhor linha de ação diante de oportunidades e desafios, além de despertar vantagens competitivas.

Qual a importância do planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é de suma importância, pois consiste em um processo que ajuda a organizar e gerenciar as ações necessárias para cumprir as metas e objetivos da organização. Sem contar que também é útil para garantir uma solidez maior do negócio. 

Com tudo pensado e analisado previamente, qualquer empresa, desde uma de serviço de lavador de gases para galvanoplastia, até uma companhia distribuidora de carvão, por exemplo, podem se desenvolver melhor. 

O processo de tomada de decisão é outro benefício do planejamento estratégico, pois além de se tornar mais rápido e fácil, ele se torna mais assertivo. 

Um histórico de ações realizadas e resultados alcançados torna essa atividade mais assertiva e melhora os lucros dos negócios.

Afinal, não se deve limitar o planejamento estratégico a simplesmente atingir metas e objetivos predefinidos, é muito mais do que isso. 

Também pode ser usado em configurações menores, como tecnologia, marketing, vendas e todas as outras áreas de negócios.

No caso de TI, uma das frentes mais importantes do cenário atual, é que é possível reconhecer as necessidades de TI da empresa, planejar aquisições e contratações e estabelecer estratégias para gerenciamento de mudanças mais eficazes.

Por outro lado, o uso de tecnologia realmente relevante auxilia na documentação e análise de dados, o que beneficia ainda mais o planejamento estratégico da empresa.

Como criar um planejamento estratégico eficaz?

Para aproveitar esse processo, é necessário desenvolver um plano estratégico adequado. Aqui vão algumas dicas importantes:

Especifique o contexto do seu negócio

O primeiro passo para realizar um planejamento estratégico eficaz é uma análise completa do ambiente interno da empresa, como funcionários, estrutura e recursos; e no ambiente externo, como consumidores, economia e concorrentes.

Os pontos fortes e fracos da empresa fazem parte do ambiente interno e representam aspectos positivos e negativos dentro da empresa. 

Esses fatores são controláveis, ou seja, conhecê-los com antecedência facilita a decisão de prevenir ou corrigir os fatores negativos da empresa.

Embora não sejam controladas diretamente, é possível atuar e obter vantagens sobre elas, como aproveitar oportunidades de mercado e se proteger de possíveis ameaças.

E isso serve para todos os tipos de empresas, desde companhias distribuidoras de barra quadrada de aço, até lojas comerciais de calçados, por exemplo. 

Afinal, por meio dessa análise, a corporação controla os fatores importantes que precisam ser levados em consideração ao realizar as próximas etapas do planejamento estratégico.

Entenda a situação financeira atual

No caso do planejamento diz respeito, por exemplo, aos objetivos de curto, médio e/ou longo prazo do negócio, é preciso entender a situação financeira atual da empresa.

Caso seja baseado em uma série histórica de quedas ou estagnação do crescimento, é necessário desenvolver metas que estejam relacionadas à mudança desse quadro. 

Por outro lado, se ela estiver em pleno crescimento financeiro, é preciso pensar em formas de mantê-la sustentável.

Ao planejar o setor de TI, é importante entender quais recursos e tecnologias a empresa tem hoje e precisa para o presente e para o futuro, independente se é uma companhia fabricante de caixão ou organização de logística, por exemplo. 

Compreender o estado atual dos negócios é também entender quais são seus valores, missão e visão. Saber disso facilita o alinhamento adequado das metas. 

Além disso, é preciso analisar o cenário completo do negócio, avaliar seus concorrentes diretos e indiretos. 

Esse processo, também conhecido como benchmarking, é essencial para identificar quais empresas estão ameaçando o negócio e como traçar metas para superá-las.

Estabeleça metas, objetivos e estratégias

A partir do conhecimento da situação atual, é necessário determinar quais são os objetivos a serem alcançados. Devem ser mais globais e abrangentes, com metas servindo como etapas para atingir objetivos.

Cada objetivo deve ser acompanhado por uma estratégia que funcione como um caminho a seguir para alcançar o sucesso desejado. 

Defina e estabeleça prazos

Dentro do planejamento estratégico, é necessário definir e estabelecer prazos. Os focos devem estar de acordo com o objetivo declarado e a meta deve ser alcançável. 

Por exemplo, automatizar um processo complexo em apenas um mês pode não ser possível em uma empresa de manutenção industrial, afinal são companhias que fazem todos os processos minuciosamente. 

Porém, pode ser viável em um trimestre ou dois meses, por exemplo. O fato é que quanto mais realista, melhor serão os resultados, O que não pode é deixar tudo sem metas e prazos. 

Envolva diferentes setores

Caso o objetivo seja criar um processo altamente eficiente, esforços devem ser feitos para envolver diversos setores em sua elaboração. 

É o caso de envolver o setor de TI para entender quais são as reais necessidades, bem como envolver o segmento financeiro, por exemplo, na elaboração de um orçamento adequado.

Inclusive, até mesmo é possível apoiar TI de forma mais estratégica em diversos setores do mercado, como em uma empresa de cabeamento estruturado industrial, por exemplo. 

Portanto, contar com a participação de outros setores garante que o planejamento seja relevante e tenha mais chances de ser concretizado.

Avalie diferentes cenários

Outra característica de um planejamento estratégico eficaz é a avaliação de diferentes cenários. 

Isso é importante porque, o mercado é muito mais dinâmico do que imaginamos, e com isso, torna-se necessário avaliar diferentes cenários a fim de estruturar previamente estratégias que se adaptam às diferentes realidades que porventura podem ocorrer. 

Assim, é mais fácil absorver várias situações que possam surgir durante a sua implementação.

Selecione métricas

As métricas são utilizadas para acompanhamento detalhado da execução do planejamento, identificação de oportunidades de otimização, estratégias de trabalho e outros problemas desse tipo.

Essa seleção deve ser feita no momento do preparo para melhor identificação dos resultados. 

É o caso da determinação de métricas como o retorno do investimento (ROI) do aluguel de uma determinada tecnologia ou a quantidade de recursos utilizados vs. tempo percorrido.

Faça os ajustes necessários

Uma vez colocado em prática, o planejamento estratégico pode exigir alguns ajustes. Garantir a otimização dinâmica é responsável por torná-la ainda mais eficiente.

Monitore métricas, monitore cenários e identifique oportunidades de otimização. Ao fazer alterações no plano, documente todos os dados para que análises futuras possam se beneficiar dessas informações.

Use ferramentas

Criar e implementar um plano estratégico não é uma tarefa fácil. Em empresas maiores, com muitos produtos e áreas de negócio, é ainda mais complicado.

Nesse sentido, algumas ferramentas e métodos são necessários para simplificar e agilizar esse processo, como modelos de análise competitiva, identificação dos pontos fortes e fracos da empresa, verificação da importância dos produtos e principais clientes, etc.

Estas soluções já foram testadas por outras empresas e sua eficácia é garantida. Assim, a companhia só precisa adequar as ferramentas à realidade do seu negócio e tornar as fases de planejamento mais eficientes e eficazes.​​​

Espero que tenha gostado do artigo sobre Como realizar um planejamento estratégico para sua empresa
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